Sociedade

Calendário escolar: tome nota das datas importantes para planear as suas férias

Esta é a cábula perfeita para ter à mão no arranque do ano lectivo (e ao longo de todo o ano). Sim, porque quando o tema é férias e a família inclui crianças, o calendário escolar vale ouro na hora de escolher a melhor data da próxima escapadela. Atenção aos exames!

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Calendário escolar: tome nota das datas importantes para planear as suas férias Calendário escolar: tome nota das datas importantes para planear as suas férias
© Getty Images
Escrito por
Set. 07, 2020

O início do ano letivo é um tempo de sensações mistas para todas as famílias com filhos em idade escolar. Por um lado, vive-se a alegria do reencontro com colegas e amigos, a curiosidade da descoberta de novas aprendizagens e o entusiasmo por uma nova etapa prestes a começar. Por outro lado, não é mentira que a ideia de que chegou ao fim a época mais despreocupada do ano gera uma certa melancolia que, na maioria das vezes, é comum a pais e filhos.

Para que não se deixe levar por esse sentimento, sugerimos-lhe que se foque nas possibilidades que o calendário do presente ano letivo lhe oferece.

Longe vão os tempos em que podíamos marcar férias em qualquer altura do ano. Era só planear e partir. Era fácil. Ainda não tínhamos filhos na escola, nem éramos obrigadas a cumprir horários à risca, nem tínhamos de olhar para o calendário escolar para podermos marcar pausas ou escapadelas.

No entanto, o facto de agora ser diferente não significa que não seja possível ou que deixe de ser igualmente bom. É apenas diferente. Claro que estamos um pouco mais limitadas: as férias e as pausas letivas condicionam-nos um pouco (bastante), a família acaba por “andar a reboque” das datas definidas pelo sistema educativo, mas o calendário escolar está cheio de possibilidades escondidas e, entre fins de semana e feriados, há pausas e pontes para gozar.

Calendário escolar 2020-2021: datas mágicas e proibidas para marcar férias

Aqui ficam as datas importantes do calendário escolar para as escolas públicas do ensino pré-escolar e do ensino básico e secundário.

Na prática, depois do arranque do ano letivo, pode contar com aulas até 18 de dezembro, sendo este o maior período escolar, no entanto, com pouco esforço, conseguirá planear fins-de-semana prolongados.

Nota desagradável: este ano perdemos os feriados de 1 de novembro. Por outro lado, tanto a Implantação da República, como o Natal, calham em dias colados ao fim de semana!

 

O segundo período só termina no final de março, mas pelo meio há uma pausa de três dias, para celebrar o Carnaval.

As férias da Páscoa decorrem até 2 de abril, iniciando-se a seguir o último período do ano lectivo.

As férias grandes de verão começam a 9, 15 ou 30 de junho, conforme o nível.

Com algumas pausas (merecidas) pelo meio. Atenção ao Dia de Portugal e ao Dia do Corpo de Deus que permitem um fim de semana prolongado.

Calendário das provas de aferição ensino básico

2.º ano

5.º ano

8.º ano

Calendário de provas finais (3.º ciclo) e exames nacionais (secundário) 

1.ª fase

9.º ano 

11.º ano – Exames finais nacionais do ensino secundário

12.º ano 

 

2.ª fase

11.º ano 

 

12.º ano 

Para que aproveite o melhor possível as pausas que o ano lhe oferece, sugerimos-lhe que comece já a planeá-las (esta lista de destinos pode ajudar). Afinal, também gozamos por antecipação e, parecendo que não, se estabelecermos metas, o tempo menos fácil parece não ser tão difícil.

Este artigo foi originalmente publicado em setembro de 2018 e atualizado. 

Últimos