Quantas vezes escondeu o seu sorriso durante uma conversa ou ao tirar uma fotografia? Pode fazê-lo até sem consciência e de forma descontraída, mas, muitas vezes, esse ato esconde inseguranças estéticas e até condições físicas. Por isso é tão importante não descuidarmos a saúde oral, para que um gesto tão genuíno não nos afete o dia a dia.
“Atrás de um sorriso pode esconder-se muito mais: sinais de problemas de saúde oral, de fragilidades emocionais e até de questões sistémicas que afetam todo o organismo”, começa por explicar Hugo Madeira, médico dentista, CEO da Clínica Hugo Madeira e mente por trás da GBT Clinic by Hugo Madeira, uma clínica exclusivamente dedicada à prevenção oral.
Porta de entrada para doenças
“Em medicina dentária, sabemos que o sorriso pode disfarçar cáries em fases iniciais, doenças periodontais silenciosas ou o desgaste dos dentes provocado pelo bruxismo. Muitas destas situações evoluem de forma discreta, sem dor imediata, e por isso passam despercebidas até atingirem estados avançados. Um sorriso bonito pode, assim, ocultar necessidades clínicas urgentes”, alerta o dentista.
“É fundamental recordar que a boca é uma porta de entrada para o resto do corpo. A ciência mostra-nos que 70 por cento das doenças crónicas estão associadas a processos inflamatórios, e a boca é um dos maiores focos dessa inflamação”.
Ver esta publicação no Instagram
Processos inflamatórios e infeções orais podem duplicar o risco de enfarte e AVC, dificultar o controlo da diabetes e aumentar a probabilidade de pneumonia devido à migração de bactérias para os pulmões, explica Hugo Madeira. Além disso, “a doença periodontal está associada a infertilidade e partos prematuros, e já se encontraram bactérias orais no cérebro de pacientes com Alzheimer. Também o processo digestivo sofre quando a mastigação é ineficaz, e infeções orais crónicas mantêm o corpo em constante inflamação, comprometendo o sistema imunitário”.
“Não menos relevante, problemas orais afetam diretamente a saúde mental, aumentando ansiedade, stresse e isolamento social. E, num plano mais amplo, uma boca saudável contribui para a longevidade, reduzindo a inflamação crónica que acelera o envelhecimento”.
Como cuidar do seu sorriso
A prevenção é essencial para manter uma boca saudável e passa não só por consultas regulares no dentista, mas também por pequenos gestos diários, como:
- Usar fio dentário diariamente;
- Ter uma alimentação saudável e variada;
- Evitar comer doces;
- Não fumar nem beber álcool.
Neste contexto, a tecnologia GBT, desenvolvida pela EMS Dental, líder no universo da higiene oral, apresenta-se como uma aliada importante. O método GBT, ou Guided Biofilm Therapy (em português, Terapia Guiada por Biofilme), é um procedimento inovador que veio permitir aos profissionais de saúde oral melhorar a experiência em consultório, enquanto elimina eficazmente a placa bacteriana, também conhecida por biofilme.
Ver esta publicação no Instagram
Ao contrários dos métodos convencionais que, normalmente, causam alguma sensibilidade, devido à vibração e ao frio, o método GBT é indolor e confortável. Como funciona? Através de um corante revelador do biofilme, consegue-se visualizar quais as zonas da boca a ser higienizadas com maior cuidado, identificando os pontos mais suscetíveis para cáries e outras infeções.
“O nosso principal objetivo com a GBT Clinic by Hugo Madeira é promover a prevenção como pilar central da saúde oral, através de tratamentos personalizados, com um grande foco na literacia e uma abordagem que une a ciência ao conforto”, conclui Hugo Madeira.