Relações e família

Crónica. Ter tempo para tudo

Todas queremos ter tempo para tudo. Para cuidar da casa, dos filhos, para ter uma carreira de sucesso e para cuidarmos de nós mesmas. No entanto, nem sempre é possível. Mafalda Almeida, coach e cronista da Saber Viver, explica como pode aproveitar todos os segundos da vida.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Crónica. Ter tempo para tudo Crónica. Ter tempo para tudo
© pexels
Mafalda Almeida, coach
Escrito por
Abr. 26, 2023

Tempo… aquele recurso escasso que não é pago por nada. Nada paga o tempo perdido, o que já não volta e a (possível) oportunidade perdida.

Tentamos todos os dias ter tempo para tudo: para trabalhar, para a família, para os amigos, para o exercício, para nós.

Para parecermos bem, porque as pessoas não gostam de quem “parece mal”: não gostam de quem decide passar o seu tempo a honrar as suas verdades e aquilo em que acredita. Isto não é bem aceite, já todos sabemos disto, embora nem muitos de nós o admitam.

Passar o tempo a mostrar a diferença é difícil. Optamos por passar o tempo a querer encaixar no tempo de alguém.
E quem quer ter tempo para tudo, geralmente não consegue ter tempo para nada.

Esta ilusão de que devíamos ter tempo para tudo só nos traz desgaste e revolta
Mafalda Almeida Mafalda Almeida

Isto porque ao querer estar bem em tudo, não se consegue focar em alguma coisa em específico. Ao não focar, não constrói. Ao não construir, entra em frustração com a ausência de resultados.

Esta ilusão de que devíamos ter tempo para tudo só nos traz desgaste e revolta. Mesmo assim insistimos em viver a correr atrás de um tempo que não volta, e a querer gastar o tempo futuro com metas que não são bem nossas. São o suposto normal.

E digo-lhe uma coisa: o que é normal para si pode não ser para mim. Mesmo assim insistimos em correr atrás de uma vida normal e perfeita. É normal ter filhos. É normal casar. É normal ter uma carreira estável. É normal ir ao ginásio todos os dias. É normal ter tempo para isto tudo e para parecer bem. Não, não é normal.

É sim “normal” termos tempo para decidir o que realmente queremos para nós. É normal correr atrás dos nossos sonhos. É normal sermos felizes como somos, e não como outras pessoas gostariam que fossemos.

Ter tempo para tudo não é normal. Porque o “tudo” foge-nos das mãos, na grande maioria das vezes. É normal sim ter a clareza necessária para tomar as decisões certas que nos ajudam a selecionar o tempo a nosso favor, diminuindo assim esta sensação de que devíamos ter tempo para tudo.

Tenha mais tempo para o que interessa realmente. Faça as opções necessárias, mesmo que seja desconfortável numa primeira fase. A certeza é que você merece selecionar o escasso tempo para contruir algo de que realmente se orgulhe.

Até porque o tempo é escasso, e não volta mais.

Mafalda Almeida é a coach pioneira em Desenvolvimento Feminino, afirmando-se assim no mercado do desenvolvimento pessoal. É a autora do livro Veja em si a Melhor Mulher do Mundo (Marcador, 2018) e pode acompanhá-la através do seu siteInstagram e Facebook.

Últimos