Bem-estar

Meditação do mês: sentir o coração

Meditar é saber escutar a voz da alma, sentir o coração e tocar na verdade da nossa essência. Procure o ‘seu espaço’ para iniciar a meditação e sente-se confortavelmente.

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Meditação do mês: sentir o coração
© Getty Images
Rute Caldeira, cronista
Escrito por
Jul. 26, 2020

*Todos os meses, a professora de meditação Rute Caldeira guia as leitoras da Saber Viver numa meditação exclusiva. É hora de fechar os olhos e deixar-se ir.

Para o mês de julho escolhi a meditação sentir o coração, que faz parte da rotina diária de meditações (sete meditações para sete dias da semana). Profunda, mas simples, demora apenas cerca de cinco minutos, por isso, não há desculpa para não experimentar.

Ouça o áudio desta meditação, aqui.

Meditação sentir o coração

Com os olhos fechados e numa posição confortável, comece por concentrar a sua atenção na respiração, leve as suas mãos ao ventre… Sinta o ar a entrar e a sair, ao mesmo tempo que o seu ventre se expande e retrai.

Durante os  primeiros 30 segundos, estará completamente focada na respiração, enchendo e esvaziando por completo os seus pulmões de ar. Profundamente sintonizada com o ar que entra e o ar que sai.

Depois de se ter centrado a partir da respiração, leve a sua atenção para o seu peito… Como se de repente tivesse a capacidade de mergulhar para dentro do seu coração. Fique no bater desse coração, sem lhe tocar, sinta a sua vibração, escute o seu som… Observe-se, observe-o, sem julgamento sinta e escute que sensações a invadem.

 

Toda a sua atenção está no seu chacra cardíaco. Para o sentir ainda mais “perto”, leve agora uma das suas mãos ao peito… Deixa-a pousar suavemente, deixe a sua atitude ser a de quem está pela primeira vez a sentir o bater do coração… de quem está pela primeira vez a ouvi-lo, a primeira vez a senti-lo.

Durante os próximos segundos, está só com esse coração que bate… Fique aí, explorando pela primeira vez todas as sensações que este exercício lhe traz.

Retire agora a mão do coração. Descontraia os braços e todo o corpo. Ofereça-se uma respiração mais intensa e profunda, sentindo que o ar entra e sai a partir do coração. Assim, à medida que inspira, esse coração expande-se e vai crescendo, crescendo…

À medida que expira, a energia de amor que brota desse centro vai-se espalhando por todo o seu corpo… Inspire, deixe o coração expandir, expandir… Expire. Deixe essa energia leve e amorosa espalhar-se por cada célula, por cada átomo, por cada molécula…

Inspire e expire profundamente várias vezes seguidas, observando como se sente após este exercício de concentração no seu chacra cardíaco.

Rute Caldeira é professora de meditação e ioga, palestrante, mestre em reiki, facilitadora de retiros espirituais, nacionais e internacionais, PNL practitioner e especialista em desenvolvimento espiritual. É autora dos livros Liberta-te de Pensamentos Tóxicos (2016),  Simplifica a Tua Vida (2017) e O Poder da Meditação (2019). Pode acompanhá-la diariamente no FacebookInstagram e Youtube

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