Bem-estar

Meditação do mês: Humming ou respiração Bhramari, para acalmar o cérebro

Esta prática é uma das minhas técnicas de respiração de eleição, pois tem um impacto muito rápido e eficaz a nível mental, permitindo-nos entrar num estado de dormência e esvaziamento poderoso e curativo.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Meditação do mês: Humming ou respiração Bhramari, para acalmar o cérebro
© Getty Images
Rute Caldeira, cronista
Escrito por
Rute Caldeira, cronista
Nov. 14, 2019

*Todos os meses, a professora de meditação Rute Caldeira guia as leitoras da Saber Viver numa meditação exclusiva. É hora de fechar os olhos e deixar-se ir.

Sabemos que conseguimos massajar todo o corpo, excepto o nosso cérebro. Mas esta prática de respiração, que é também uma técnica de meditação, tem esta capacidade através do som que produzimos – igual ao de uma abelha que voa à volta de uma flor. Criamos uma espécie de formigueiro em toda a zona do crânio, permitindo que o nosso cérebro receba uma prazerosa massagem, que ajudará a reduzir as nossas ondas cerebrais e a nossa atividade mental.

É um exercício excelente para acabar com a sensação de cansaço mental e irritabilidade, ajuda-nos a clarificar ideias, aumenta a concentração, ativa o sistema nervoso e tonifica o aparelho respiratório.

O som que irás produzir com esta prática é a de um murmúrio, como se pronunciásses a letra “m” de forma contínua. Primeiro é necessário inspirar, depois durante a exalação vais emitir o som igual ao de um zumbido de uma abelha. Concentra-te nesse som, sentindo como ele vai fazer vibrar o interior da caixa craniana. Durante todo o exercício, vai escutando os sons do teu próprio corpo, sejam os da inspiração, sejam os do chamado humming.

Antes de começar a meditação humming…

Senta-te numa posição confortável e lembra-te de manter a tua coluna ereta e os olhos fechados. Tem atenção para não contraíres a musculatura do rosto, nem deixares as tuas costas, cervical e ombros tensos.

Antes de iniciares o humming, leva os teus polegares aos ouvidos, tapando-os, e os dedos indicador, médio e anelar aos olhos, tapando-os igualmente. Isto vai permitir que tenhas um contacto muito mais profundo com o teu som e a vibração que este exercício traz ao teu corpo.

Após alguns minutos, irás perceber como, naturalmente, os teus pensamentos acabam por se desvanecer, ou perder a força, durante a tua contemplação a este som.
Rute Caldeira Rute Caldeira

Durante 4/5 minutos faz a meditação humming com os ouvidos tapados. Depois podes pousar os braços de forma a não entrares em cansaço, mantendo o exercício de olhos fechados.

Nesta prática, a respiração ocorre sem interrupções e não devem ser feitas retenções. O tempo ideal para esta meditação será entre 15 a 20 minutos.

Fecha os olhos, inicia a meditação, vai através da respiração produzindo a prazerosa vibração que te esvazia a mente – hummmmmmmmmmmmm… hummmmmmmmmmmmmmm….

Faz isto durante vários fôlegos, sem qualquer pausa, durante pelo menos 10 minutos, procurando perceber os sons subtis que ressoam no interior do teu corpo. Após alguns minutos, irás perceber como, naturalmente, os teus pensamentos acabam por se desvanecer, ou perder a força, durante a tua contemplação a este som.

Esta é uma técnica muito simples e muito eficaz, pois, primeiro, começamos por mergulhar o nosso foco na audição, mas depois, rapidamente percebemos como nos voltamos para o nosso interior de forma automática, prestando assim atenção aos sons internos.

Momento de check-up

Esquece agora a respiração, fica apenas…. Deixa-te ficar, sem fazer absolutamente nada. Entrega-te ao silêncio, fica no momento presente sabendo que ele é tudo o que tens e precisas agora.

Depois de te permitires alguns minutos de silêncio, faz um breve check-up – como está agora o teu corpo? A tua mente? As tuas emoções? Observa-te e repara nos resultados.

Quando te sentires preparado vais abrir os olhos. Se sentires necessidade, podes esticar os braços, rodar o pescoço e esticar pernas para dar ao teu corpo a informação de atividade e “despertar”.

Rute Caldeira é professora de meditação e ioga, palestrante, mestre em reiki, facilitadora de retiros espirituais, nacionais e internacionais, PNL practitioner e especialista em desenvolvimento espiritual. É autora dos livros Liberta-te de Pensamentos Tóxicos (2016),  Simplifica a Tua Vida (2017) e O Poder da Meditação (2019). Pode acompanhá-la diariamente no FacebookInstagram e Youtube

Últimos