Moda

“Em Portugal, a Havaianas sente-se totalmente em casa”

Tem sido uma marca acarinhada e bem recebida pelos portugueses e a sua estratégia não é a abrandar. A Saber Viver falou com Vanessa Sosa, General Manager Iberia & Europe Central, da Havaianas.

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“Em Portugal, a Havaianas sente-se totalmente em casa” “Em Portugal, a Havaianas sente-se totalmente em casa”
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“Em Portugal, a Havaianas sente-se totalmente em casa”
Jul. 27, 2021

A história começou em 1962, no Brasil, altura em que criou o primeiro par de chinelos, e continuou pelo tempo fora a conquistar o mundo.

A Havaianas tem não só uma história rica – com inúmeros lançamentos, colaborações e introdução em novos mercados – como é o exemplo de uma marca de sucesso que tem sempre a inovação como base do seu ADN.

Chegou a Portugal há 12 anos e, a partir daí, sabemos o quanto tem sido recebida de braços abertos pelos portugueses: os chinelos são o seu ponto forte, mas não fica por aqui.

A marca lançou-se no mercado têxtil com propostas para a praia, mas também para o dia a dia. Confortável, jovem e descontraída são apenas alguns dos adjetivos que combinam com o seu nome!

A Saber Viver teve oportunidade de falar com Vanessa Sosa, General Manager Iberia & Europe Central, da Havaianas, que nos contou como tem sido a viagem da marca brasileira no mundo. E o que podemos esperar no futuro? Foi o que tentámos descobrir.

Entrevista a Vanessa Sosa, General Manager Iberia & Europe Central

Como é que tem observado o crescimento da Havaianas desde que entrou no mercado português?

O crescimento desde que a Alpargatas Europe chegou a Portugal, há 12 anos, tem sido constante e sustentável. Não houve um só ano sem crescimentos importantes. Importa destacar que a nossa melhor campanha de vendas está a ser realizada este ano, 2021. Isso demonstra que, mesmo em tempos de crise, as marcas que estão a ter melhor performance são aquelas que estão consolidadas na mente e no armário do consumidor.

Sente que esta foi sempre uma marca bem recebida e acarinhada em Portugal? 

Definitivamente! Em Portugal, a Havaianas sente-se totalmente em casa. Percebemos claramente que para os portugueses a Havaianas é uma autêntica love brand.

Quais são os produtos com maior sucesso em Portugal?

Estamos a perceber uma mudança nas preferências dos portugueses e isso agrada-nos muito. Historicamente, o modelo mais procurado pelos clientes em Portugal tem sido o modelo Top e também modelos com padrões.

Continua a ser assim, mas nestes últimos dois anos pudemos verificar que os portugueses começaram a procurar modelos cada vez mais sofisticados e versáteis da Havaianas. As nossas sandálias Yout Saint Tropez, por exemplo, estão a ser um sucesso.

Estamos certos de que o consumidor português se sentirá orgulhoso de vestir a nossa roupa de praia ou uma das nossas T-shirts, da mesma forma que se sente feliz em calçar os nossos chinelos – Vanessa Sosa, general manager

Depois da coleção dos óculos de sol, em 2017, e do lançamento de outros acessórios, qual o marcado que gostariam ou que falta explorar? 

Em Portugal estamos a ter muito sucesso com os acessórios. É o primeiro mercado da Europa no que diz respeito às vendas desta categoria de produto. O próximo passo será explorar a distribuição da nossa coleção de roupa. Há já alguns anos que o nosso têxtil está disponível em Portugal, em algumas das nossas lojas próprias e também no nosso e-commerce. Mas queremos dar o próximo passo, ou seja, estarmos presentes com o têxtil no canal de distribuição multimarca.

Em relação à coleção de roupa, sente que esta era uma categoria que o consumidor da marca procurava? Qual tem sido o feedback até agora? 

O feedback até agora tem sido muito positivo! Estamos certos de que o consumidor português se sentirá orgulhoso de vestir a nossa roupa de praia ou uma das nossas T-shirts, da mesma forma que se sente feliz em calçar os nossos chinelos. A ideia é dar opções aos portugueses para vestirem Havaianas da cabeça aos pés.

Depois de, em 1990, a Havaianas ter chegado a países como os EUA, Espanha e Portugal, e de já estar presente em mais de 60 países, qual é o próximo passo? Há algum país ou continente em que gostassem de estar presentes e ainda não estejam? 

A verdade é que estamos presentes em praticamente todo o mundo. A nossa ambição é consolidar cada vez mais a presença da Havaianas nos mercados em que estamos.

Hoje já existem pontos de reciclagem nas lojas que dão a possibilidade de dar uma vida nova às Havaianas. Têm outras estratégicas ecológicas que queiram aplicar no futuro?

A sustentabilidade é um ponto vital para a Alpargatas e para a Havaianas. Esse ponto é parte da agenda de Top Management da empresa, estando a ser planeadas várias ações nesse âmbito. Os pontos de reciclagem nas nossas lojas, assim como nossos produtos IPE e Conservação Internacional, são apenas o primeiro passo de uma estratégia a longo prazo que já faz parte da filosofia da empresa.

Como é assumir um cargo de liderança tão importante numa marca global como esta, sendo que as mulheres ainda não ocupam o mesmo número de cargos de topo como os homens? 

Sinto-me muito feliz em poder formar parte deste grande projeto a partir da minha posição e de poder influenciar o presente e o futuro desta marca, que tanto me apaixona. Sou consciente de que sou uma privilegiada por ter este trabalho, mas devo dizer que na Alpargatas a diversidade e a inclusão são valores consolidados na cultura empresarial. Existem muitas mulheres dentro da organização com cargos de liderança e responsabilidade.

Enfrentou obstáculos difíceis de ultrapassar? Acredita que o mercado está a mudar?

Nestes 11 anos de trajetória na Alpargatas enfrentei diversos obstáculos, mas nenhum como a pandemia, desde março de 2020. Sinto-me muito orgulhosa pela forma como a Alpargatas geriu o negócio e de como tratou os seus empregados desde o início da pandemia. A segurança e a saúde de todos os empregados e stakeholders da empresa foram prioridades número um desde o início.

O que é que o público pode encontrar na coleção da Havaianas desta estação?

O público poderá encontrar mais variedade do que nunca. Claro que para os mais clássicos continuamos a  oferecer uma impressionante coleção de chinelos, mas cada vez mais exploraremos modelos mais versáteis, mais focados na cidade, como a nossa linha de city sandals, além de uma grande variedade de chinelos mais sofisticados.

Para nós, a segmentação dos produtos é a chave para podermos oferecer os produtos mais adequados a cada tipo de consumidor: o mais fashionista, o mais básico, o mais desportivo, etc. Considero que na coleção desta temporada cada tipo de consumidor encontrará o seu par perfeito de Havaianas.

Quais são as suas peças favoritas desta coleção? 

Sem dúvida, a minha escolha são os modelos You Saint Tropez e You Trancoso, em todas as suas versões. São versáteis, femininos e simplesmente lindos.

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