Moda

#Como se usa: socas, o calçado de eleição para os dias descontraídos

Se antes eram feitas em madeira, hoje são confeccionadas com camurça, pele sintética ou pelo – estamos, claro, a falar das socas. Descubra como aderir a esta tendência e utilizar este calçado no dia a dia.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
#Como se usa: socas, o calçado de eleição para os dias descontraídos #Como se usa: socas, o calçado de eleição para os dias descontraídos
© Instagram - @olivialczak
Escrito por
Nov. 28, 2023

Originalmente dos Países Baixos, as socas são também chamadas de tamancos por alguns. Começaram por ser usadas como calçado de trabalho, mas hoje em dia são o sapato de eleição de inúmeras fashionistas para os dias mais descontraídos.

Com ou sem meias, com pelo, camurça ou pele sintética, existem tons para todos os gostos e idades. Ora veja.

Dancing queen

Conhecidas também como tamancos, as socas já fazem parte do armário de pessoas por todo o mundo há centenas de anos. Surgiram na Holanda no século XIV, mas foi apenas em 1570 que a primeira fábrica deste calçado abriu as portas.

As socas eram, então, tipicamente utilizadas para trabalhar na agricultura e tornaram-se populares por toda a Europa durante a Revolução Industrial.

Uns anos depois, nos anos 70, passaram de calçado de trabalho para um statement de moda, depois da banda sueca ABBA utilizar os sapatos frequentemente.

Atualmente, as socas são usadas rasas, sem qualquer tipo de salto, em tons neutros ou coloridos, com ou sem pelo. Há quem opte por calçar modelos com fivelas no calcanhar, mas o formato mais popular não tem qualquer tipo de fita.

São unissexo e podem ser utilizadas por todos, independentemente da idade. Descubra como combinar.

Como usar

Na verdade, pode calçar umas socas tanto com peças formais como casuais.

Para o escritório, se o seu emprego o permitir, pode combinar este tipo de calçado com um blazer, calças largas (estampadas ou não) e uma t-shirt ou camisola de malha. Neste caso, esqueça as meias.

Em dias descontraídos, sugerimos que aposte em utilizar umas socas com calças joggers, que pode conjugar com um sobretudo curto ou comprido, ou até um casaco puffer. Saias e calções curtos são também bem-vindos nestes outfits mais casuais.

Nos acessórios, aposte em carteiras de ombro, tote bags, bonés, gorros e óculos de sol. Et voilá!

Inspire-se nestes outfits com socas

  • © Instagram - @amyfuchsia
    1 / 9

  • © Instagram - @smythsisters
    2 / 9

  • © Instagram - @olivialczak
    3 / 9

  • © Instagram - @mydailyfdose
    4 / 9

  • © Instagram - @marlene_rougier
    5 / 9

  • © Instagram - @ines_rcdd
    6 / 9

  • © Instagram - @ines.frassint
    7 / 9

  • © Instagram - @chloeesqs
    8 / 9

  • © Instagram - @brooklynblonde1
    9 / 9

Últimos