Frio de manhã, calor à tarde. A meia-estação instalou-se no nosso País e a transição do verão para o outono não podia ser mais animadora.
Está na hora de tirar o cabedal das gavetas, voltar a usar uma ou outra peça de bombazina e começar a calçar um ou outro par de botins. Ainda assim, não arrume já os vestidos leves e compridos, eles ainda podem vir a dar jeito.
Abraçamos esta nova estação com entusiasmo e as peças quentes que estavam no fundo da gaveta voltam a ganhar vida.
A equipa da Saber Viver já escolheu o que quer usar nesta meia-estação. Veja tudo na galeria, em baixo.
O nosso armário cápsula para outubro
Ana Carvas, editora
Ana Carvas, editora
Para o armário cápsula deste mês optei por peças simples e básicas, e outras coloridas e mais irreverente (olá, carteira de pelo rosa choque!). Para dar alguma cor ao guarda-roupa de outono, o roxo, verde lima, rosa vibrante e, claro, o clássico preto são as cores em destaque neste conjunto de peças perfeitas para a mudança de estação. Está frio? Nada como um casaco comprido com cinto (sou genuinamente fã deste modelo). Está calor? Um vestido curto com alças e uns ténis são a escolha ideal. As botas pretas de cano alto estavam na minha bucket list há alguns meses, e se há estação em que posso usar e abusar delas, é definitivamente esta.
Saber o que vestir nos dias de outono pode ser difícil, mas esta é sem dúvida uma das minhas épocas favoritas do ano. Os dias começam a ficar um pouco mais frios, e para estes nada melhor que apostar em acessórios. Escolhi um cachecol em laranja e uns aquecedores de pernas em preto, uma tendência para a estação fria. Um casaco com efeito pele é sempre um clássico pela sua versatilidade, daí não o poder deixar de fora. Uma tote bag em castanho para os dias no escritório e uns sapatos estilo mary jane, também em castanho, para os dias em que quero andar mais arranjada. Os coletes e os conjuntos de malha regressam ao armário e são, sem dúvida, as minhas peças de eleição para a meia-estação.
Se há estação do ano que eu gosto particularmente é o outono. As cores, pisar as folhas no chão, o sol durante o dia, mas o frio já a pedir uma manta durante a noite, tudo coisas presentes nesta altura. Quando se fala de roupa, adoro usar malhas, veludos e tecidos mais pesados. Como tal, escolhi um vestido de veludo com as mangas compridas que grita outubro, porque Halloween. Outro tecido típico de meia-estação é a bombazina, daí incluir o macacão, que ficará bem combinado com o body. Como durante a noite já se começa a sentir frio, uma gabardine sabe sempre bem. Por fim, o conforto das camisolas de malha é sempre bem-vindo.
Os dias quentes já são poucos, e as noites começam a ser mais frias durante este mês, por isso já não conseguimos sair de casa sem um casaco para o final do dia. A minha escolha de eleição para esta altura do ano é sem dúvida um blusão de cabedal, e neste caso, para evitar comprar pele, optei por uma versão em poliéster reciclado. Gosto especialmente de o conjugar com vestidos e saias mais femininos, como este modelo camiseiro ou esta saia plissada. As t-shirts fazem parte dos meus armários cápsulas todo o ano, mas nesta versão já incluí umas botas e um bucket hat para os dias de chuva.