Findas as férias voltamos a entrar na rotina do trabalho e da escola, sobrando os finais do dia e os fins de semana para o lazer. Porém, não se deixe ficar em casa só porque os dias quentes terminaram! No outono também há muitas atividades que valem a pena, com workshops, passeios, concertos ao ar livre e, as nossas preferidas, exposições de moda!
Exposições de moda que não pode perder
-
Virgil Abloh: The codes
Virgil Abloh: The codes
© Bogdan "Chilldays" Plakov
Através de um arquivo de 20.000 itens, que vão de protótipos a esboços, imagens e objetos, a exposição explora cerca de duas décadas da visão de Virgil Abloh, considerado um dos nomes mais proeminentes da moda do século XXI. Do seu percurso profissional, contam-se diversas colaborações com artistas e atletas que estão também presentes. Para acompanhar a mostra, estão programados vários workshops, performances e conversas que oferecem uma visão mais profunda sobre o criador falecido em 2021.
Onde: Grand Palais, Paris, França.
Quando: De 30 de setembro a 10 de outubro de 2025.1 / 4 -
Vivienne Westwood: O salto da tigresa
Vivienne Westwood: O salto da tigresa
© Luisa Ferreira
A irreverência e carácter subversivo de Vivienne Westwood estão presentes no renovado MUDE, que celebrou um ano desde a sua reabertura em julho. Tendo como referência o conceito “Salto do Tigre”, do filósofo alemão Walter Benjamin, a mostra incide no historicismo da designer inglesa. Cerca de 50 peças — desde vestuário a acessórios e livros —, dão a conhecer a criadora que não teve medo de ir além, reinventando a alfaiataria tradicional e elementos emblemáticos da cultura britânica, sempre de mãos dadas com a política e sustentabilidade.
Onde: MUDE – Museu do Design, Lisboa, Portugal.
Quando: Até 12 outubro de 2025.2 / 4 -
Christian Dior: Jardins Rêvés
Christian Dior: Jardins Rêvés
© COLLIN DOUGLAS GRAY
A La Galerie Dior, em Paris, pode ser o local mais impressionante para conhecer melhor a história da maison, mas não é a única. A mais de 700 quilómetros de distância, mas sem sair de território francês, encontra, em Lacoste, o SCAD FASH Museum of Fashion + Film, onde poderá deslumbrar-se com peças de alta-costura, acessórios e esboços que viajam pela história da casa de luxo entre 1905 e 2025. A mostra inclui dezenas de itens imaginados pelo próprio fundador, Christian Dior, assim como por Yves Saint Laurent, Raf Simons e Maria Grazia Chiuri, mostrando a evolução da insígnia ao longo do tempo.
Onde: SCAD FASH Museum of Fashion + Film, Lacoste, França.
Quando: Até 28 de setembro de 2025.3 / 4 -
Salvatore Ferragamo 1898-1960
Salvatore Ferragamo 1898-1960
D.R
Em nove capítulos, a história de Salvatore Ferragamo é contada, celebrando “o espírito pioneiro, icónicas criações e conexões, além da sua extraordinária visão inventiva e inovadora”, pode ler-se no site do museu. A exposição em muito se assemelha à originalmente exibida em 1985, no Palazzo Strozzi, em Florença, Itália. Traz, porém, novidades, em particular no que diz respeito aos sapatos aqui apresentados. Contrariamente à passada, na qual faltavam referências aos contextos criativo e social, Salvatore Ferragamo 1898-1960 explora as capacidades do criador enquanto “empreendedor e visionário, a sua paixão pela cor e o conhecimento da anatomia do esqueleto humano”.
Onde: Museu Ferragamo, Florença, Itália.
Quando: Até 6 de abril de 2026.4 / 4