Já estamos oficialmente no outono, os mais novos regressaram às aulas, o trabalho segue a todo o vapor e não podemos fugir à rotina, por isso, há que encontrar formas de simplificar o dia a dia, principalmente na hora das refeições.
Querem-se pratos simples, reconfortantes e completos, e que acima de tudo, sejam rápidos e não sujem muita loiça. O risonne é uma ótima opção, deliciosa, completa e que se faz num único recipiente, e que nesta versão pode servir como prato principal ou acompanhamento. Uma receita à prova de tudo, incluindo dos dias mais complicados.
Risonne para dias de pressa
Ingredientes
350g massa pevide
4 c. sopa puré de tomate (bisnaga)
300g alho francês, fatiado finamente
400g ervilhas
20ml azeite
q.b. ricotta
q.b. sal
q.b. pimenta preta
q.b. água quente
Modo de preparação
1. Numa frigideira larga e quente, refogue o alho francês em azeite até que amoleça e fique dourado;
2. Junte a massa de pevide e misture bem, deixando fritar ligeiramente;
3. Junte água aos poucos e mexa sempre – vamos cozer a massa assim, acrescentando água aos poucos e mexendo sempre, para que o sabor fique mais apurado e resulte uma massa bem cremosa;
4. Tempere com sal e, quando a massa estiver quase al dente, junte as ervilhas, um pouco de água se necessário, misture e desligue o lume;
5. Termine com pimenta preta e umas colheradas de ricotta.
Teresa Cameira criou o blogue A Cozinha da Ovelha Negra e, desde então, a sua vida passou a ter tudo a ver com o mundo da culinária. Não se prende a rótulos e gosta de simplificar – receitas fáceis, deliciosas e com um toque de originalidade, seja pelas técnicas, seja pelos ingredientes usados em combinações inusitadas. Acompanhe-a através do Instagram.