5 alimentos que ajudam a dormir melhor

Se faz parte dos 40% da população mundial que, segundo a Organização Mundial de Saúde, não consegue ter noites tranquilas, tem de começar a apostar nestes alimentos para dormir bem.

A alimentação influencia diretamente a qualidade do nosso sono. Por exemplo, quando, ao jantar, apostamos em refeições mais pesadas, temos sempre tendência a sentir-nos indispostas e com dificuldade em adormecer.

Há quem não acredite que precisemos de dormir 8 horas. Ainda assim, há truques que nos ajudam a dormir melhor: fazer um intervalo de uma hora e meia entre a última refeição e ir para a cama, evitar alimentos estimulantes como o gengibre e a pimenta, e apostar noutros que melhoram a qualidade do sono.

Aposte nestes 5 alimentos para dormir bem

1. Banana

Este fruto é rico em vitamina B6, que tem um papel fundamental na prevenção de insónias. Além disso, produz serotonina, uma hormona que nos relaxa.


2. Mel

Cinco alimentos que ajudam (e muito) a dormir melhor

Um fio de mel é o suficiente para a ajudar a dormir melhor. É que o nível de açúcar presente diminui os níveis de alerta durante a noite, deixando-a mais relaxada.


3. Amêndoas

Cinco alimentos que ajudam (e muito) a dormir melhor

São ricas em melatonina, a hormona produzida pela glândula pineal do cérebro que ajuda a relaxar e regular os ciclos de sono. Além das amêndoas, também as nozes devem ser consumidas antes de dormir. Mas tenha atenção aos exageros!


4. Leite

Cinco alimentos que ajudam (e muito) a dormir melhor

Um copo de leite antes de se deitar ajuda-a a dormir melhor graças ao triptofano, um antidepressivo natural que aumenta os níveis de melatonina (explicada em cima).


5. Cerejas

Cinco alimentos que ajudam (e muito) a dormir melhor

Infelizmente não existem todo o ano. Na sua época, é um fruto bom indutor do sono, já que também contém a hormona melatonina.


Já costuma consumir estes alimentos para dormir bem? Sugere-nos mais algum que a acalme e ajude a relaxar?

Este artigo foi atualizado e originalmente publicado a 28 de março de 2017.

Comentários

5 alimentos que ajudam a dormir melhor

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.