Saúde

Como resolver problemas de sono e conseguir dormir melhor

Sofre de insónias ou da síndrome das pernas inquietas? Todas as manhãs quando se levanta parece que não descansou o suficiente? Saiba como resolver estes problemas e parar de dizer ‘não consigo dormir’!

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Escrito por
Dez. 09, 2016

Faça do seu sono uma coisa boa na sua vida. Não o maltrate! Dormir bem é uma bênção.” Esta é uma das frases de Bom Sono, Boa Vida, de Teresa Paiva, a especialista nacional em Medicina do Sono.

Segundo a autora, 85% a 90% dos adultos saudáveis dormem entre sete a oito horas por noite, 5% precisam de dormir menos de seis e outros 5% precisam de dormir entre nove e dez horas. Acontece que muitas noites não correm como esperamos. Basta estarmos mais cansadas ou enervadas para termos insónias. Assim, reunimos algumas dicas para que tenha sempre a melhor noite da sua vida.

Nunca mais vai dizer: ‘não consigo dormir!’

Deita-se e não consegue adormecer

Tire o som e a vibração do telemóvel – o ideal até é desligá-lo mesmo e a televisão também. Se costuma relaxar a ouvir música opte pela clássica ou jazz, que transmitam paz. Aposte num temporizador para que desligue passado um tempo. Feche as pressianas e evite grandes focos de luz.

Tem a síndrome das pernas inquietas

Segundo Teresa Paiva, “esta síndrome é muito frequente. Tem uma prevalência elevada, cerca de 5% a 10%, e aparece na idade média da vida, pelos 40-50 anos. Os doentes com síndrome das pernas inquietas têm uma inquietação nas pernas que surge no adormecimento ou para o fim do dia. Têm sensação de dor, queimadura, ou então apenas uma sensação inexplicável que os leva a mexer as pernas.” Nestes casos deve evitar o álcool, o tabaco e o café, fazer exercício físico regular e fazer tratamento farmacológico. Consumir alimentos ricos em ferro também fazem com que os sintomas da síndrome reduzam.

Sofre de insónias

Acorda de repente durante a noite, vê as horas passarem e não consegue dormir? Bem-vinda ao mundo desencantado das insónias. Como acabar com elas? Segundo a National Sleep Foundation (NSF), deve praticar exercício físico até três a quatro horas antes de se deitar e não só – é muito importante que exercite no dia a seguir a ter dormido mal. Além disso, deve tomar um banho relaxante à noite e até fazer alguns exercícios de ioga.

O que costuma fazer quando não consegue dormir? Já ouviu falar do sono clean?

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