Saúde

Como desinfetar frutas e legumes

Usa vinagre para lavar as hortaliças, frutas e legumes? Está na hora de parar. Conheça o método de desinfeção de hortofrutícolas mais correto e comece já hoje a mudar os seus hábitos.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Frutas e legumes: como desinfetar melhor os hortofrutícolas?
Filipa Basílio da Silva
Escrito por
Out. 05, 2016

Afinal por que é que as hortaliças, frutas e legumes têm de ser desinfetados? Sim, leu bem, desinfetados. É que, de acordo com a engenheira biológica Marisa Leal, esta é a única forma de “eliminar os microrganismos e parasitas, quando estes alimentos não vão passar por nenhum processo térmico”, ou seja, não vão ser cozinhados. O consumo de hortofrutícolas cruas exige cuidados redobrados, pelo que, acima de tudo, devemos fazer uma lavagem cuidada das frutas, legumes e hortaliças para evitar a ingestão indesejada de bactérias patogénicas. “Como a E. coli, causadora de infeções alimentares”, ilustra a engenheira biológica.

Passar só uma vez por água os hortofrutícolas, não vai eliminar os resquícios de pesticidas, microrganismos e parasitas. Mas lavar com vinagre também não é a solução mais indicada, pois, segundo Marisa Leal, “apenas facilita a eliminação de pequenos lagartos e mosquitos”. E é importante frisar que apenas beneficiamos do valor nutricional destes alimentos se estes estiverem corretamente lavados.

Como desinfetar frutas e legumes 

Desinfeta os hortofrutícolas com hipoclorito de sódio? 

Retire as partes deterioradas, com pragas ou sujidades;
Lave folha a folha, legume por legume, cacho por cacho em água corrente potável;
Meça dois litros de água e coloque-os num recipiente limpo;
Adicione duas colheres de sopa de hipoclorito de sódio, com concentração entre 2,0 e 2,5 por cento;
Submerja as folhas, os legumes e as frutas na solução e deixe-os mergulhados por 15 minutos;
Enxague bem, com água potável, todas as folhas, legumes e frutas;
Retire o excesso de água, usando um escorredor de salada.

As mulheres grávidas devem consumir mais fruta, legumes e hortaliças, uma vez que são alimentos ricos em nutrientes que contribuem ativamente para o desenvolvimento saudável do feto. Mas, também, devem ter mais atenção na forma como desinfetam os hortofrutícolas. Esta é a forma de evitar o contágio da toxoplasmose – infeção causada por um parasita, que pode provocar anomalias no bebé.

Para prevenir, Marisa Leal aconselha a “utilizar Amukina ou hipoclorito de sódio”. Enquanto o primeiro é um desinfetante próprio para lavar hortofrutícolas, o segundo requer algumas precauções.

Últimos