Horóscopo

2018: 6 desafios a implementar na sua vida pessoal e profissional

Em 2018 há algumas aprendizagens a serem feitas. Joana Amoêdo Leite indica os 6 desafios a implementar em 2018, tanto na vida pessoal como profissional.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
6 desafios a implementar em 2018 na sua vida pessoal e profissional
Escrito por
Dez. 28, 2017

A partir de 20 de dezembro, Saturno caminhará durante alguns anos por um território que lhe é familiar e confortável. Primeiro pelo signo de Capricórnio e, a partir de 2020, por Aquário. Porque lhe é familiar? Porque Saturno é o Planeta que rege estes dois arquétipos zodiacais: Capricórnio e Aquário, embora se expresse de formas diferentes em cada um deles.

Costumo dizer nas consultas que o Saturno não é bom nem mau. O Saturno é o Planeta das consequências. Responde exactamente àquilo que lhe damos a cada momento e em cada escolha. Se desinvestimos nos nossos estudos, ficaremos desactualizados na nossa profissão. Quando o Saturno passar, por exemplo, na nossa Casa 9, seremos empurrados para uma vontade por vezes inexplicável de estudar ou de nos questionarmos sobre o que sabemos.

Saturno em 2018

Se nos focarmos mais no ano de 2018, que ocupa as nossas cabeças agora que mais um ano termina, há algumas aprendizagens a serem feitas. Há ainda formas de estarmos mais focadas na onda que aí vem. E, como todas as ondas, também esta passará deixando marcas importantes. O importante é permitirmos que os ciclos se completem. E, sobretudo, não fazermos da nossa vida uma luta de resistência contra mudanças necessárias e inevitáveis. Saturno vai passando pelos signos e permanecendo cerca de 2 anos e meio em cada um deles. E, em cada um deles, tem mensagens específicas para a sociedade e para cada um de nós.

Saturno é como um campo neutro com memória de longo prazo sobre tudo o que fizemos no passado e no qual nasce apenas o que se planta. Saturno não “inventa”, não “castiga” nem “viaja na maionese”.

Saturno coloca-nos em causa, dando resposta às nossas ações passadas, o que nem sempre é fácil de aceitar. Por isso, também é tão importante na análise cármica do nosso mapa astrológico – assunto que deixaremos para outro artigo.

Mensagens específicas para a sociedade

Encarar a Astrologia como uma disciplina que nos ajuda a alinhar com o Cosmos e a Natureza é uma das formas mais intensas de evolução pessoal. Não podemos teimar usar roupas de verão no inverno. Com os ciclos astrológicos aprendemos também que há fases para semear e outras para colher. Como se, para sermos nós mesmos, tivéssemos de ser rígidos nos comportamentos e atitudes.

Com os ciclos astrológicos aprendemos também que há fases para semear e outras para colher.

Para o mundo será um Ano em que empresas serão desafiadas na sua solidez. Têm de mostrar efectivamente e na prática se a sua estrutura é séria e forte.

Também nas instituições públicas, a gestão bem feita poderá ser recompensada. Os casos de má gestão não terão outro caminho senão a extinção.

Todos os planos de gestão serão postos à prova, como se o tempo da preparação e do estudo já tivesse passado.

Agora será a hora de quem detém o poder (poder aqui no sentido mais tradicional do termo) mostrar que está efetivamente à altura de dar respostas concretas e na hora em que são necessárias ao melhor funcionamento dos países.

Rejeitar esta aprendizagem poderá ter algumas consequências menos simpáticas para o poder político e empresarial. A primeira tendência pode ser de recusa e de uma certa tirania por parte desse poder. Mas, pouco e pouco, a própria sociedade irá estar menos e menos tolerante com essa tirania, exigindo respostas rápidas e eficientes.

6 desafios a implementar em 2018

Caranguejo (signo oposto a Capricórnio), Carneiro e Balança (as quadraturas com Capricórnio) são os signos que serão mais desafiados a ganhar estrutura. Aconselho especial atenção aos mesmos e adaptação às mudanças necessárias – sendo mais sólidos, enraizados, fortes e estruturados.

Para todos, estes são os 6 desafios a implementar em 2018.

1 – Pratique aquilo que aprendeu

Vimos de um ciclo de Saturno em Sagitário, durante o qual fomos confrontados com as nossas crenças, trabalhando aquilo em que acreditamos. Com Saturno, planeta pragmático do signo pragmático que é Capricórnio, o que nos é pedido é que coloquemos as nossas crenças em ação e que tenhamos uma atitude muito coerente perante tudo. Por exemplo, se fizemos um curso de culinária saudável, que sentido faz não cozinharmos em casa influenciados por aquilo que aprendemos?

2 – Pratique e aceite a entreajuda

Saturno é um planeta de enraizamento. O enraizamento capricorniano passa muito pelo trabalho e pelo reconhecimento. Mas se ficarmos escravos dessa necessidade de reconhecimento perdemos o norte e podemos isolar-nos em excesso. A dica que vos deixo é que pratiquem a entreajuda e mostrem a vossa força e capacidade de levar projectos avante. Sempre em colaboração com outros que possam acrescentar valor e complementar o vosso percurso. Torne-se alguém com quem qualquer um de nós desejaria trabalhar.

3 – Pratique a flexibilidade física

Já William Lilly, um brilhante astrólogo do século XVII, associava Capricórnio aos joelhos e Saturno aos problemas de ossos. Aqui refiro-me a praticar exercício físico que a torne mais flexível, na sua coluna, braços, pernas. E que respeite, acima de tudo, a sua estrutura óssea, tornando a sua postura mais correta e, consequentemente, impactando na sua qualidade de vida. Não queira esforçar-se para lá do razoável. Conheça o seu corpo e trate bem os seus ossos.

4 – Pratique a ambição ética

A ambição tem má fama e até Platão contribuiu para isso, porque considerava os homens ambiciosos pouco sábios. Mas não tem de ser assim. A ambição é uma característica humana que todos temos em maior ou menor grau. Abracemos pois a ambição pessoal com ética, respeitando os outros, o meio ambiente e a nós mesmos. Mas sem deixarmos de ter vontade de construir e alcançar.

5 – Pratique a responsabilidade emocional

No seu relacionamento ou na forma como lida com o amor e a vida emocional, é normal que se canse de carregar os fardos dos outros. Isso é positivo, porque esses fardos não são seus e o amor não é carregar fardos “a meias”. Procure, contudo, ter calma e, sim, largar responsabilidades em excesso que não são suas. Responsabilize os outros por aquilo que é deles, mas sem se desligar ou ganhar “cisma” a essas pessoas que podem ser na mesma parte integrante da sua vida. Assim que largarem essas dependências mútuas, a vossa relação será mais madura, mais consequente de parte a parte. Ser responsável nas relações é uma prova de amor.

6 – Pratique a gestão a longo prazo

Seja numa empresa ou na vida pessoal, será desafiada a ser mais sólida e a ver a vida como um edifício que precisa de cuidado e empenho na sua construção. Largar a tendência para a “gestão de improviso” . Ter um plano a longo prazo, com objetivos e ações concretas para os atingir é importante nesta fase. Não se trata de querer controlar ou tornar a vida previsível, até porque os imprevistos acontecem mesmo a quem programa. Trata-se de querer pegar nos remos do barco em vez de o deixar à deriva na água.

Se tratarmos Saturno como ele merece, pode tornar-se na nossa maior bênção, no nosso maior mestre nestes 6 desafios a implementar em 2018.

Texto: Joana Amoêdo Leite


Joana Amoêdo Leite

Life coaching, espiritualidade e astrologia 

Joana Amoêdo Leite usa a Astrologia Psicológica e o seu método de Coaching M.A.R.TA.© para ajudar pessoas a recuperarem a fé em si mesmas, a encontrarem novos caminhos e soluções, e a revelarem o seu potencial.

Marcação de consultasjoanaleiteastrologia@gmail.com

E-mail: joanaleiteastrologia@gmail.com

6 desafios a implementar em 2018 na sua vida pessoal e profissional


 

Gostou de saber quais os 6 desafios a implementar em 2018, tanto na vida pessoal como profissional? grandes tendências de alimentação para este ano.Veja ainda quais as

Últimos