Casa

Como destralhar a casa com sucesso em 8 passos

Muito se fala de tralha e de destralhar, mas está a par do que realmente implica? Cláudia Ganhão, produtora de conteúdos nas áreas do minimalismo e sustentabilidade, explica-nos tudo na primeira pessoa e deixa as dicas essenciais para um destralhe bem-sucedido.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
destralhar com sucesso em 8 passos
Cláudia Ganhão, cronista
Escrito por
Jun. 14, 2019

Sabe o que é tralha? O que implica destralhar? E acima de tudo, como não voltar a acumular tralha? Partilho aqui as melhores dicas e práticas do destralhe.

O que é a tralha?

Em primeiro lugar tralha não é sinónimo de lixoTralha é tudo aquilo que temos em casa (ou nas nossas vidas) que não utilizamos, não necessitamos, que não nos traz valor acrescentado ou que simplesmente já não gostamos.

Portanto se tem em sua casa muitos objetos que considera tralha, está na altura de se ver livre deles e destralhar. Saiba que há efeitos negativos do excesso de tralha nas nossas vidas.

O que é destralhar?

O conceito de destralhar é diferente de organizar e/ou arrumar. É nada mais nada menos do que livrar-se das tralhas, do que é inútil e sem valor, libertando o espaço do desnecessário.

Destralhar ajuda-nos a libertarmo-nos dos excessos, acaba com a desorganização, traz-nos uma sensação de leveza, desanuvia o nosso refúgio, a nossa zona de recolhimento. Casa arrumada é sinónimo de cabeça em ordem.

É uma tarefa que pode levar algum tempo, passámos anos e anos a acumular tralhas, sendo praticamente impossível destralhar uma casa em poucos dias.

Destralhar é mexer com energia estagnada, daí por vezes se assemelhar a um tsunami em nossas casas.

Eu aconselho a fazer uma maratona intensiva de destralhe, durante uma semana por exemplo

Como começar?

A primeira coisa é identificar as nossas tralhas, saber exatamente o que queremos manter nas nossas casas e nas nossas vidas. Tudo o resto deve sair e seguir o seu caminho.

Há quem prefira destralhar de uma rajada, há quem prefira ir fazendo lentamente. Mas não nos podemos esquecer que mudar hábitos de vida que se cultivaram ao longo de anos não é fácil, nem rápido. No entanto, é possível.

Eu aconselho a fazer uma maratona intensiva de destralhe, durante uma semana por exemplo, para que consigamos libertar-nos da maioria das tralhas que nos mantêm reféns e começarmos a sentir a liberdade de destralhar.

8 dicas para destralhar com sucesso

Começar é sempre o passo mais difícil. Foque-se nos itens que não têm qualquer utilidade, que nem se lembrava que existiam, que não são usados há mais de 12 meses, que não lhe trazem qualquer valor acrescentado, que não lhe fazem falta ou que tem em duplicado.

1. Querer mesmo destralhar

Não adianta querer destralhar a casa só porque anda toda a gente a falar de destralhe. Tem realmente de querer destralhar, de querer livrar-se das tralhas que literalmente só ocupam espaço.

Quer uma casa cheia de objetos que para além de ocuparem espaço ainda consomem imenso tempo a serem limpos e mantidos? Quer abrir uma gaveta ou um armário e não encontrar o que procura?

2. Saber que objetos quer manter

Aqui deve incluir somente os objetos que têm utilidade, que são usados com frequência, que estão bom estado. Os objetos que a fazem feliz.

Recorde também que as memórias estão em nós e não nos objetos.

3. Disponibilizar tempo

Destralhar exige tempo e foco. Não adianta começar hoje e não dar continuidade ao processo.

Disponibilizar tempo para a tarefa destralhar é fundamental.

4. Iniciar o destralhe

Começar por uma zona pequena focando a sua atenção nos objetos que quer manter. Essa zona pode ser uma gaveta, um armário, a despensa, etc.

Acredito que destralhar a casa e ver-se livre da tralha desnecessária é fundamental para uma vida mais simples, plena e livre.

5. Programar um temporizador para 10 minutos

Nem todas as pessoas gostam de arrumar, organizar e destralhar, por isso o melhor é começar com baby steps.

O conselho é programar 10 minutos para destralhar e colocar as mãos na massa. Quando o alarme soar, se estiver a gostar da tarefa, continue enquanto lhe apetecer!

6. Dividir os objetos destralhados em 3 tipos

Lixo, doar, guardar. Divida as tralhas que destralhou em três tipos e coloque-as em diferentes locais (sacos, caixotes, etc). Livre-se delas o mais rapidamente possível, colocando-as no lixo, doando ou vendendo.

Os objetos que identificou para guardar, mantenha-os durante um tempo, por exemplo, seis meses. Se não necessitar deles durante esse período é sinal de que não lhe fazem falta.

7. Não começar por itens sentimentais

E porquê? Porque são esses que são os mais difíceis. E aqui incluem-se fotografias, cartas antigas, coleções, etc.

Esses devem ser os últimos a destralhar. E, mais uma vez, saliento: as memórias estão em nós e não nos objetos.

8. Criar um lugar para tudo

Se cada coisa tiver o seu lugar, sabemos sempre onde a encontrar. E deixamos de perder tempo à procura dos itens perdidos pela casa. Para além disso, o que não tiver lugar em sua casa é porque não faz falta e não tem espaço na sua vida.

Como não voltar a acumular tralha?

Depois de destralhar a casa é fundamental não cairmos no erro de voltar a acumular. Aqui ficam algumas sugestões para não cair no mesmo erro:

Não comprar coisas das quais não precisa;

Pensar antes de comprar e não comprar por impulso;

Não levar para casa objetos que não necessita, que não lhe trazem alegria ou que não lhe pertencem;

• Regra do one in, one outsempre que entra qualquer coisa em casa, outra terá de sair;

• Destralhar com regularidade.

Acredito que destralhar a casa e ver-se livre da tralha desnecessária é fundamental para uma vida mais simples, plena e livre.

 

Cláudia Ganhão é autora e produtora de conteúdos nas áreas do minimalismo e sustentabilidade. Depois de quase 14 anos na Indústria Farmacêutica, encontra-se num período dedicado à família e ao seu desenvolvimento pessoal. Aos poucos mudou a sua forma de estar na vida, e adotou um estilo de vida minimalista, mais simples, consciente e sustentável. Pode segui-la no Instagram e Facebook


Agora que já compreendeu o conceito de destralhar, saiba também como organizar a casa em apenas 20 minutos.

Últimos