Cosméticos caseiros: os cuidados de beleza ideais para peles sensíveis

É possível fazer todos os cuidados de beleza só com ingredientes que já tem na despensa. Assim, além de poupar dinheiro, a sua pele agradece. Falámos com Cátia Curica, cofundadora da marca Organii, para lhe darmos a conhecer os cosméticos caseiros mais eficazes. Tome nota das receitas!

Os cosméticos caseiros têm duas grandes vantagens: são mais em conta do que os produtos de compra e permitem-nos saber exatamente que ingredientes estamos a aplicar. “Não posso esperar que um creme de compra, ou outro produto tópico, seja feito à minha medida. Ao passo que em casa, percebendo exatamente as necessidades da minha pele, consigo muito mais facilmente fazer um cosmético adaptado a mim”, explicou Cátia Curica, cofundadora da marca Organii, no evento Open Mag Saber Viver.

Como, perguntar-se-á a leitora? Abrindo a despensa e fazendo um inventário dos alimentos, plantas e especiarias que possui. Por regra, os ingredientes que são bons para o nosso organismo também fazem bem à pele. Neste sentido, as sensíveis são as que vão beneficiar mais desta solução, uma vez que têm uma baixa tolerância aos compostos químicos de muitos cosméticos de compra –leia mais sobre este assunto no artigo Por que é que os cosméticos para a pele não devem ter fragrância?. Além disso, mais facilmente interrompemos a sua utilização se os cosméticos caseiros não produzirem resultados visíveis. Os produtos de perfumaria e farmácia fazem-nos sentir na obrigação de usá-los até a embalagem ficar vazia, mesmo que não funcionem.

Claro que se sentir desconforto ou fizer uma reação, seja a um ingrediente natural, seja a um produto de compra, deve parar de aplicá-lo imediatamente! Descubra as receitas de cosméticos caseiros mais eficazes, segundo Cátia Curica.

Como fazer cosméticos caseiros

Máscara

Opte por fazê-las à noite, não só porque tem mais tempo, como também porque a pele está mais recetiva a este tipo de cuidados. No entanto, antes de aplicar qualquer máscara, Cátia Curica diz que devemos assegurar-nos que temos “o rosto bem limpo e humedecido”. Espalhe a mistura, evitando o contorno dos olhos e dos lábios. Deixe-a atuar cerca de 10 minutos e lave a pele com água morna. Repita duas vezes por semana.

Cosméticos caseiros: os cuidados de beleza ideais para peles sensíveis

Ingredientes

2 c. de sopa de mel
1 c. de sopa de azeite
1 c. de sopa de óleo de sésamo
2 c. de sopa de argila
4 gotas de óleo essencial
½ c. de sopa de cacau
½ c. de sopa de óleo de sésamo

Modo de preparação

Coloque duas colheres de sopa de mel numa taça.
Adicione o azeite e o óleo de sésamo.
Acrescente a argila e depois as gotas de óleo essencial.
Junte o cacau e a clorela em pó, misturando tudo muito bem.


Esfoliante 

“Consoante queira fazer uma esfoliação mais forte ou mais suave, escolha entre o sal ou o açúcar”, aconselha a cofundadora da Organii. Antes de aplicar o esfoliante, “humedeça o corpo e o rosto”. Depois inicie uma massajem suave, fazendo movimentos circulares de baixo para cima, em direção ao coração e, no caso do rosto, em direção à linha de cabelo. “Remova com água tépida”, sugere. Repita o processo, “no máximo, duas vezes por semana”.

Cosméticos caseiros: os cuidados de beleza ideais para peles sensíveis

Ingredientes

2 c. de sopa de sal ou açúcar
1 c. de sopa de azeite
1 c. de sopa de óleo de coco
4 gotas de óleo essencial
1 c. de sobremesa de matcha

Modo de preparação

Deite o sal ou o açúcar para uma taça. Adicione o azeite e o óleo de coco. Acrescente as gotas do óleo essencial da sua preferência e depois junte a matcha.


Tónico 

Este deve ser o primeiro cuidado a aplicar, após a limpeza de rosto e antes do óleo e do creme de rosto. Cátia Curica frisa que, para a sua confeção, devemos selecionar “a planta mais adequada à nossa pele ou problema específico que queremos tratar”. Uma vez feito, aplique-o “durante três a cinco dias”.

Cosméticos caseiros: os cuidados de beleza ideais para peles sensíveis

Ingredientes

1 L de água
2 c. de sopa de plantas secas à escolha

Modo de preparação

Numa chaleira em inox, junte um litro de água e duas colheres de sopa da planta seca que escolheu – sementes, frutos, caules ou raízes. Deixe ferver 10 minutos. Se acrescentar flores ou folhas, tape por mais 10 minutos. Coe e coloque num recipiente com vaporizador.


Lista de compras

Tome nota dos ingredientes que deve ter sempre na despensa, para poder fazer os seus cosméticos caseiros.

Óleo de coco, azeite, óleo de sementes de abóbora, óleo de argão;

Açúcar, sal e mel;

Clorela e spirulina (algas muito ricas em minerais), cacau, matcha e açaí;

Camomila (pele sensível e oleosa), alfazema (pele sensível e seca);

Óleos essenciais de rosa, gengibre e citrinos (“apenas no inverno e à noite, porque provocam fotossensibilidade”), de eucalipto e pinho (“ambos adstringentes”). Aconselhados apenas para “peles não sensibilizadas”.

Qual das receitas de cosméticos caseiros vai testar em casa? Depois diga-nos como correu!

Mais sobre cosmética

Comentários

Cosméticos caseiros: os cuidados de beleza ideais para peles sensíveis

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.