Moda

Made in Portugal: Na 4 Leaf Clover a ourivesaria tradicional portuguesa ganha uma nova vida

A vontade insaciável de inovar e de criar experiências inesquecíveis levaram à criação da marca 4 Leaf Clover e do Atelier by Catarino, da Catarino Joias e Relógios. Conversámos com Maria João Catarino, sócia-gerente da marca, sobre os desafios de trabalhar numa empresa familiar, as dificuldades que a alta joalharia enfrenta e tudo o que podemos encontrar no atelier.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Made in Portugal: Na 4 Leaf Clover a ourivesaria tradicional portuguesa ganha uma nova vida Made in Portugal: Na 4 Leaf Clover a ourivesaria tradicional portuguesa ganha uma nova vida
© 4 Leaf Clover
Ana Filipa Damião
Escrito por
Ago. 07, 2024

O que têm um trevo de quatro folhas e o Palácio de Queluz a ver com a ourivesaria tradicional portuguesa? No caso da 4 Leaf Clover, da joalharia Catarino Joias e Relógios, a resposta é “tudo”. Uma parte não existe sem a outra, pois é precisamente o entrelaçar destes diferentes elementos que criam a história desta empresa familiar.

“A 4 Leaf Clover, a nossa marca de ouro, retira inspiração no Palácio de Queluz, porque toda a nossa história passa por Queluz”, conta à Saber Viver Maria João Catarino, sócia-gerente da Catarino Joias & Relógios. “Como é uma referência da nossa cidade e como é um palácio lindo, com a sua cor azul e toda a sua envolvência, deu sentido à frase Ouro sobre azul, que é o nosso slogan. Lançámos na sala dourada do Palácio a nossa marca e é também nas suas envolvências que criamos conteúdo das nossas peças”, explica, todas criadas com ouro de 19.2 quilates.

© 4 Leaf Clover

Foi também em Queluz que surgiu, há mais de cinquenta anos, a Catarino Joias e Relógios e onde encontramos o Atelier by Catarino, que oferece um mundo de experiências inesquecíveis. Num dos workshops, por exemplo, aprende a fazer brincos, mas também pode festejar lá a sua despedida de solteira.

Entrevista a Maria João Catarino, sócia-gerente da Catarino Joias & Relógios

A 4 Leaf Clover nasceu em 2021, mas a Catarino Joias e Relógios existe há mais de meio século. É difícil trabalhar em família?

Tal como em qualquer outra empresa existem desafios e obstáculos que surgem, mas como nunca trabalhámos de outra forma, estamos muito habituados a trabalhar juntos e a gerir bem a relação profissional e a familiar. Acreditamos que a relação familiar e o amor que nos une é uma mais-valia e transparece no nosso trabalho. Gostamos de criar relações de proximidade, cumplicidade e amizade com os nossos clientes e, pelo feedback que recebemos, estes são fatores determinantes para que voltem e confiem no nosso trabalho. Quando surgem os desafios, contamos sempre com o apoio uns dos outros e enfrentamo-los juntos, sempre.

O nome 4Leaf Clover, que remete para o trevo de quatro folhas, em português, representa as quatro linhas vitais da marca: amor, família, esperança e fé, que também dão nome às suas coleções.

Como é que se mantém a par das tendências?

Sou curiosa por natureza, por isso pesquiso muito, faço um trabalho de casa exaustivo. Ter filhas na casa dos 20, 30 anos também ajuda, assim como ter uma equipa jovem e dinâmica. Foi assim que ouvimos falar das pulseiras permanentes no Atelier by Catarino e que resolvemos oferecer esse serviço. E não há dúvidas, foi uma aposta certeira.

© Atelier by Catarino

Por outro lado, estamos no ramo da joalharia há algumas décadas e sabemos o que os clientes gostam, o que valorizam e o que procuram. Depois, é juntar o saber à vontade de inovar e não ter medo de arriscar. E desta vontade nasceu a 4 Leaf Clover, à venda em exclusivo nas nossas três lojas, que recupera o ouro português de 19,2 quilates mas com um traço mais moderno, mais simples, em linha com o que o cliente atual valoriza.

Quais são os maiores desafios que a ourivesaria tradicional portuguesa enfrenta atualmente? 

A ourivesaria tradicional portuguesa está normalmente associada a peças de grande dimensão, vistosas, pesadas, pouco práticas para o dia a dia. Mas, felizmente, nos últimos anos temos vindo a assistir ao aparecimento de novas linhas, mais contemporâneas, que têm conseguido reposicionar a joalharia portuguesa e conquistar novos clientes. É isso que também pretendemos com a nossa marca.

Sobre o Atelier by Catarino

Como surgiu a ideia de um atelier onde as pessoas pudessem criar as suas próprias peças?

A ideia começou a ser trabalhada durante a pandemia. Como as lojas estavam fechadas, tínhamos mais tempo para pensar e repensar o negócio. Foi nesta altura que surgiu a 4 Leaf Clover e com ela a necessidade de termos uma equipa de assistência técnica mais próxima, uma vez que até então os nossos parceiros estavam localizados no norte do país.

Uma ideia levou a outra e começámos a procurar um novo espaço que permitisse ter a vertente de loja e simultaneamente um zona com muita luz natural, onde pudéssemos ter uma equipa própria a trabalhar. Foi assim que surgiu a ideia do Atelier.

© Atelier by Catarino

Com a pandemia também percebemos que as pessoas começaram a valorizar mais o lado emocional das peças, a preferir a originalidade à massificação, e nós tínhamos o espaço ideal para receber os nossos clientes e proporcionar-lhes experiências únicas e muito pessoais, onde podiam criar as suas próprias peças.

Começámos por fazer algumas ações pontuais e a recetividade foi tão boa que neste momento já temos experiências temáticas sempre disponíveis, workshops, e estamos sempre abertos a novos desafios que nos sejam lançados. Estas experiências podem ser a criação de alianças de noivado, peças para amigas, para namorados, para os membros da família, etc. Já tivemos, inclusivamente, uma família que trouxe os membros mais velhos, que faziam setenta anos de casados, para criarem as alianças comemorativas dessa data.

© Atelier by Catarino

Quais são as experiências mais populares do Atelier by Catarino?

Os dias temáticos são muito fortes, por exemplo o Dia da Mãe, onde recebemos muitos filhos a quererem criar algo único e feito por si para oferecerem. Mas o casamento ainda continua a ser um dos acontecimentos mais importantes na vida das pessoas, e isso nota-se na procura cada vez maior pela experiência Felizes para Sempre, na qual os noivos vêm fazer as suas alianças. Apesar de termos algumas experiências predefinidas, qualquer pessoa pode falar connosco e apresentar a sua ideia, que nós vamos, certamente, tentar torná-la real.

 

As pulseiras feitas à medida são uma das experiências mais recentes. Como está a ser o feedback?

Para ser franca, está a ser uma loucura. Acreditávamos que a receptividade ia ser muito boa, mas está a superar todas as expectativas. Todos os dias fazemos pulseiras permanentes e todos os dias temos novos pedidos de marcação. Como o atelier funciona integrado na loja e temos outras atividades/experiências a decorrer, só fazemos as pulseiras mediante marcação, e já temos marcações até setembro.

© Atelier by Catarino

Que mensagem gostariam de passar a que passa pelo vosso atelier?

Queremos sobretudo que desfrutem e que aproveitem a experiência. Que passem bons momentos em família ou entre amigos a reforçar os laços que os unem e a criar memórias que vão durar para sempre. Recebemos e tratamos todos os nossos clientes, sempre, como se fossem família.

Últimos