Nutrição

Grão-de-bico: um alimento rico em nutrientes para incluir na sua dieta

Por vezes menosprezado e ignorado, o grão-de-bico é um alimento muito completo que deve incluir na sua dieta. Conheça os benefícios desta leguminosa.

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Grão-de-bico: um alimento rico em nutrientes para incluir na sua dieta
© Getty Images
Vera Santos
Escrito por
Jan. 06, 2020

É uma incrível fonte de vitaminas, fibra e minerais e pode ajudar a controlar o peso e a melhorar a digestão. Falamos do grão-de-bico, uma leguminosa cheia de coisas boas para começar a consumir já hoje.

Utilizado há milhares de anos, esteve, durante muito tempo, associado às classes mais baixas, que o consumiam como proteína em vez da carne e do peixe, opções mais caras.

Hoje em dia, é utilizado por todos e é um excelente substituto da proteína animal para quem pratica dietas veganas e vegetarianas, a par de outras leguminosas (como as lentilhas). É ainda perfeito para quem pretende reduzir o consumo de carne.

Falemos de nutrição

O grão-de-bico é uma fonte proteica com um índice calórico relativamente baixo e um elevado teor de fibra, folato, ferro, zinco e vitamina E. De acordo com o Healthline, a fibra e a proteína presentes nesta leguminosa ajudam a controlar o apetite.

Como? É muito saciante e desacelera a digestão, promovendo a sensação de estar satisfeito durante um maior período de tempo.

Benefícios do grão-de-bico

Consumir esta leguminosa de forma regular pode trazer consigo várias vantagens. Por ser uma ótima fonte de vitaminas e minerais, o grão-de-bico:

ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue;
melhora a digestão;
pode ajudar a proteger de doenças como a diabetes, o cancro ou doenças cardíacas;
melhora a pressão arterial;
contribui para a saúde dos ossos;
ajuda a reduzir o colesterol;
contribui para o controlo do peso;
pode ter uma influência positiva no sistema nervoso, ajudando na aprendizagem e na memória;
pode ajudar a combater a anemia.

Para além dos vários benefícios que tem para a saúde, o grão-de-bico é ainda muito barato e pode encontrar-se em qualquer supermercado.

A melhor forma de consumir

Em lata, em frasco ou cru, o grão-de-bico é extremamente versátil e pode ser utilizado numa grande variedade de pratos.

Alguns exemplos são húmus (um clássico), como complemento de saladas, na sopa (experimente esta receita de sopa de grão), assado no forno na forma de um petisco crocante ou até mesmo em sobremesas. As opções são infinitas.

Fontes: Healthline; Livestrong.com.

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