Nutrição

Conheça os benefícios da beringela, um fruto-legume com baixo valor calórico

A beringela, em latim denominada solanum melongena, é um dos ingredientes mais usados na cozinha vegetariana e na culinária grega. Saiba porque deve aumentar o consumo deste fruto-legume.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Conheça os benefícios da beringela, um fruto-legume com baixo valor calórico
© Shutterstock
Ana Carvas
Escrito por
Ana Carvas
Out. 30, 2019

Da família erva-moura, juntamente com as batatas, tomates e pimentos, a beringela mais comum é conhecida pela sua forma oval e cor roxa. Mas há outras variantes, quer na cor quer no formato, que pode ir desde a forma de um ovo até à de um balão, e do tom roxo ao cor-de-rosa e verde.

Para além das muitas variedades deste fruto-legume, “a beringela tem sido usada para reduzir hemorróidas, tratar feridas e aliviar o mal-estar das constipações”, lê-se no livro 101 Alimentos Que Podem Salvar A Sua Vida (Academia do Livro), da autoria do nutricionista David Grotto.

Embora o seu sabor ligeiramente amargo não agrade a todos, a sua consistência esponjosa e compacta, com inúmeras sementes brancas comestíveis, absorve facilmente os sabores de outros ingredientes.

Cozida, grelhada, assada ou frita, a beringela é muito interessante do ponto de vista gastronómico e fica bem quando combinada com uma vasta gama de outros alimentos. Mais: por possuir um baixo valor calórico, este fruto-legue tornou-se um dos preferidos de quem faz uma dieta regrada.

5 benefícios associados à beringela

Rica em potássio, cobre, folato, magnésio e fibra;

 Contém flavonóides e fenóis, que atuam no combate ao cancro e bactérias nocivas, e protegem as células de eventuais danos;

• Tem um efeito desintoxicante;

• Melhora a saúde cardíaca;

 Previne o cancro do fígado.

Dicas de conservação

Segundo David Grotto, “mantém-se na gaveta de legumes do frigorífico até uma semana”. Contudo, a beringela deve ser enrolada em papel e mantida longe de outros frutos, de forma a evitar que seja afetada pelo gás etileno que estes libertam.

A congelação não é recomendada em nenhum dos estados, nem crua nem cozinhada.

Últimos