Horóscopo

O signo Capricórnio: aquele que deixa marcas por onde passa

Capricórnio é o signo solar dos nascidos aproximadamente entre 21 de Dezembro e 20 de Janeiro. Regido pelo planeta Saturno, tem como elemento a terra. Regido por Saturno, o planeta da responsabilidade, este é o signo por excelência da responsabilidade social.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
O signo Capricórnio: aquele que deixa marcas por onde passa
© Grafismos Carolina Carvalhal/Unsplash
Escrito por
Dez. 20, 2017

Juan Cirlot, especialista em simbologia, relembra-nos que a figura do Capricórnio contém uma duplicidade: corpo de cabra e cauda de peixe – a polaridade entre as alturas das serras e o abismo das águas. Um enorme radicalismo pode transparecer nas atitudes e nas palavras. Um pouco “bruto” ou “sério” no trato.

Regido por Saturno, o planeta da responsabilidade, Capricórnio deixa marcas por onde passa. E relembra os demais que a vida não é apenas festa e descanso. Há que definir objetivos, encarar a realidade e arregaçar as mangas.

O esforço é uma prática diária, a definição de um caminho concreto de realizações e cumprimento de metas. Capricórnio ensina-nos que os obstáculos são tão reais quanto as soluções. E que não há que ter receio de os enfrentar. O resultado pode mesmo ser grandioso.

A zona de conforto de Capricórnio é o pragmatismo. É aqui que se pode realizar mais, passando à ação. Ficar parado a lamentar-se é o tipo de comportamento que o Capricórnio não tolera e com o qual não consegue ser complacente.

Características do signo Capricórnio

Quando estamos a meio de um projeto que nos cansa ou desanima, Capricórnio vem dizer-nos que não podemos parar enquanto não dermos o máximo de nós. Principalmente enquanto não tivermos concluído aquilo a que nos propusemos.

Pode ser uma energia de teimosia e finca-pé, porque sente que depende disso para alcançar o sucesso no que é mais importante para si.

Raramente o Capricórnio se contenta com o que conquistou. A tendência é passar à realização seguinte sem sequer pensar muito no que ficou para trás.

Impaciente, não aceita que se riam dele. A sua vida pode ser uma constante prova de força e de ultrapassagem de dificuldades.

É o signo por excelência da responsabilidade social. Quando vivida de forma construtiva, a sua perseverança pode deixar marcas na sociedade e na área a que se dedica com uma entrega absoluta.

No amor, admira pessoas com qualidades terra-a-terra, práticas, que compreendam a sua necessidade de realização pessoal e que o respeitem acima de tudo.

Raramente o Capricórnio se contenta com o que conquistou. A tendência é passar à realização seguinte sem sequer pensar muito no que ficou para trás. A sistematização da ação é uma das qualidades deste signo.

Dicas para o signo Capricórnio

Saber admitir os seus fracassos e perceber que fazem parte da escalada;

Ser tolerante com o ritmo dos outros;
Saber distinguir onde termina a simples teimosia e começa a rigidez mental.

Joana Amoêdo Leite usa a Astrologia Psicológica e o seu método de Coaching M.A.R.TA.© para ajudar pessoas a recuperarem a fé em si mesmas, a encontrarem novos caminhos e soluções, e a revelarem o seu potencial. Marcação de consultas: joanaleiteastrologia@gmail.com.

Últimos