Macramé no Open Mag Porto: A técnica artística que está na moda

Este ano temos reservados para si, entre tantas outras experiências, dois workshops de macramé no Open Mag Porto.

Enquanto o melhor evento do ano não chega, fique a conhecer um pouco melhor o Barbudo Aborrecido, um rapaz que ganha superpoderes quando começa a fazer peças em macramé.

workshop macramé no open mag porto

O Macramé é uma técnica só para as avós ou está na moda?

O macramé é uma técnica que, de há 2/ 3 anos para cá, deixou de fazer somente parte do imaginário dos avós para estar presente no quotidiano dos netos, com cada vez mais pessoas de gerações diferentes a querer aprender, ou enquanto consumidores/ apreciadores de peças para decoração das suas casas.

O que podemos aprender neste workshop?

Neste workshop vamos poder aprender os princípios básicos a partir dos quais todas as peças em macramé são construídas, das mais simples às mais complexas.

Para além do vestuário e decoração, em que outras áreas podemos aplicar esta técnica?

O macramé sempre esteve muito ligado a aplicações ornamentais, quer na decoração, quer em aplicações em vestuário e acessórios de moda, como pulseiras, cintos ou colares. No entanto encontramos também esta técnica de tecelagem manual associada a objetos com uma função prática e utilitária, como peças de mobiliário.

Não nos podemos esquecer do macramé associado à náutica, como forma de adorno e/ou amarração de objectos, uma vez que foram os marinheiros que acabaram por difundir esta técnica pelos portos por onde foram passando, trocando ou vendendo as peças por eles criadas nos longos momentos de tédio em alto mar.


 

Conheça aqui cada um dos workshops que vamos ter no Open Mag, para saber onde tem que estar e a que horas: Iniciação ao macramé e Aprenda como fazer uma peça em macramé no Open Mag.