Moda

Sabia que estas marcas são portuguesas?

Adora os jeans da Salsa e perde-se com as carteiras da Parfois? As sapatilhas da Josefinas fazem parte da sua wishlist? Fique a saber que estas marcas são todas made in Portugal. Mas há mais.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Sabia que estas marcas são portuguesas?
© Alice & Co.
Escrito por
Saber Viver
Nov. 29, 2019

No caso da Josefinas, a história conta-se mais ou menos assim: Filipa Júlio tinha um sonho, a vontade e uma inspiração, a sua avó Josefina. Arregaçou as mangas, pegou nas agulhas e começou a fazer sapatos à mão.

Hoje, as Josefinas andam nos pés do mundo, e nos de Sara Sampaio, de Coco Rocha, Chiara Ferragni e Olivia Palermo, entre tantos outros. Mas esta não é a única marca portuguesa com projeção internacional, há muitas outras que se juntam à lista e levam o orgulho nacional além fronteiras.

Reunimos algumas das marcas com made in Portugal no sangue que vale mesmo a pena conhecer, apaixonar-se e usar.

Quantas destas marcas portuguesas conhece?

Salsa

marcas portuguesas salsa

© Instagram salsaofficial

Nasceu em 1994 e hoje já marca presença em 35 países. É essencialmente conhecida pelo denim (embora tenha outras peças) e tem apostado em modelos que criam curvas femininas (Push-Up, Push-In, Hope Maternity, Shape-Up, Mystery) e jeans adelgaçantes (Diva by Salsa). Para os homens, a Salsa tem também jeans ergonómicos.

Parfois

marcas portuguesas parfois

© Instagram parfois

A cada país que vai, a rainha Letizia faz questão de usar acessórios nacionais. Na sua vinda a Portugal, em dezembro de 2016, escolheu uns brincos e carteira da marca portuguesa. Atualmente presente em quase 70 países, a Parfois tem todo o tipo de acessórios, desde sapatos, carteiras, chapéus, relógios, pulseiras e anéis, entre outros.

Rust & May

marcas portuguesas rust and may

© Instagram rustandmay

Materiais naturais de excelência, atenção ao detalhe e peças criadas com consciência ambiental. A Rust & May aposta nos bordados em t-shirts e camisolas de linho e algodão, e permite ainda pedir um serviço personalizado.

Alice & Co.

marcas portuguesas alice co

© Instagram alicecostore

Uma marca sofisticada e elegante de joalharia para mulheres com atitude. A Alice & Co. tem como objetivo criar peças intemporais e femininas, que possam ser usadas por qualquer geração.

Zilian

marcas portuguesas zilian

© Instagram zilianchoose

A Zilian tem a missão de criar sapatos nos quais vale a pena apostar. Fundada em 2008 com o objetivo de responder às necessidades da mulher moderna, esta marca de calçado portuguesa apostou em designs irreverentes e originais,  sempre aliados ao conforto.

Lion of Porches

marcas portuguesas lion of porches

© Instagram lionofporchesofficial

A marca de inspiração britânica, existente desde 2012, tem um ADN 100% português. Nas suas coleções pode encontrar peças que unem o estilo clássico e tradicional da Lion of Porches ao design contemporâneo.

Eureka

marcas portuguesas eureka

© Instagram eurekashoes

Fundada em 2009, a Eureka é uma marca de calçado feminino e masculino que alia o estilo clássico às propostas mais modernas. Nos últimos anos, tem apostado em parcerias com vários designers portugueses, desde Luís Carvalho a Marques’Almeida, entre outros.

Manjerica

marcas portuguesas manjerica

© Instagram manjerica

A açoriana Teresa Bettencourt é a grande responsável pela marca, nascida em 2011, que faz carteiras através de técnicas artesanais, numa oficina tradicional portuguesa. Na loja online da Manjerica encontramos de tudo um pouco: desde os modelos mais clássicos aos mais irreverentes. Há mochilas, carteiras de mão, fanny packs, sacos e clutches.

Perks

marcas portuguesas perks

© Instagram perks.pt

Talvez este nome não lhe seja familiar, mas é uma marca portuguesa a manter debaixo de olho. Com 75 anos de existência, a Perks sofreu um rebrading e ganhou não só um novo nome como uma nova imagem. De modelos reinterpretados de vários anos à  linha mais casual e urbana, a marca destaca-se pelo design inovador e qualidade dos materiais.

Nuuk

marcas portuguesas nuuk

© Instagram nuukjewellery

Estávamos no final de 2014 quando mãe e filha decidiram iniciar um novo projeto de joalharia portuguesa no Porto. Surgiu assim a Nuuk, uma marca com pulseiras, anéis, brincos e colares com formas lineares e geométricas.

Lanidor

marcas portuguesas lanidor

© Instagram lanidor

Começou em 1966 e, neste momento, tem 139 lojas espalhadas por dez países. No início dedicava-se apenas ao pronto a vestir feminino, mas atualmente pode encontrar na Lanidor uma linha para crianças e bebés, de acessórios, eyewear, entre outras.

Eleuterio Jewels

marcas portuguesas eleuterio

© Instagram eleuteriojewels

Tudo começou em 1930, quando a marca se especializou na arte de filigrana. Em 1982, quando o Papa João Paulo II veio a Portugal, foi a Eleuterio que desenhou o coração de ouro que lhe fora oferecido. Em 2015, a marca comemorou 90 anos de existência, renovou a imagem e começou a apostar em mercados internacionais, sempre made in Portugal.

Carolina Curado

marcas portuguesas carolina curado

© Instagram carolinacurado

Licenciou-se em Biologia, mas foi a joalharia que apaixonou Carolina Curado. Desde 2012 que tem a sua própria marca homónima, onde vende peças orgânicas e coloridas, feitas com materiais como zircões, pérolas e pedras.

Lemon Jelly

marcas portuguesas lemon jelly

© Instagram lemonjellyshoes

Desde 1978 que a Procalçado faz solas de borracha para outras marcas. Contudo, foi em 2013 que decidiu criar a sua própria assinatura, a Lemon Jelly, uma marca jovem e dinâmica de botas e sandálias com aroma a… limão.

Josefinas

marcas portuguesas josefinas

© Instagram josefinasportugal

A Josefinas acredita que “tudo o que fazemos deve ter significado”. E a verdade é que a marca tornou-se um marco na história da expansão internacional do calçado português. Criada em 2013, as coleções incluem, para além das sabrinas, acessórios, ténis, carteiras, entre outros.

Quebramar

marcas portuguesas quebramar

© Instagram quebramar1989

Gonçalo Esteves era apaixonado por vela quando, em 1989, começou a desenhar e vender t-shirts em Cascais para poder ir de férias. O sucesso permitiu que a marca pudesse ser vendida por catálogo e, dez anos mais tarde, abriram as primeiras lojas. Hoje, a Quebramar posiciona-se como uma referência de moda do universo náutico.

Latitid

marcas portuguesas latitid

© Instagram latitid

Conhecida pelo seu swimwear original e de alta qualidade, o nome da marca Latitid, criada por Inês e Marta Fonseca e Fernanda Santos, em 2013, surge da junção das palavras latitude e atitude. Sob o mote de que cada coleção é uma viagem, a marca já passou pelo Porto, Barcelona, Londres, Istambul e Capri, entre outras. Acompanhe as próximas viagens.

Cantê

marcas portuguesas cante

© Instagram cantelisboa

Mariana Delgado e Rita Soares são apaixonadas pelo verão, sol e mar. Inspiradas por essa paixão, a dupla criou, em 2011, a Cantê, uma marca de biquínis, triquínis e fatos de banho exclusivos com texturas e padrões irreverentes.

Últimos