Receitas

3 receitas deliciosas para fazer com uma lata de atum

Está cansada de fazer sempre os mesmos pratos quando abre uma lata de atum? Vai conhecer os benefícios do atum enlatado e outras formas de usá-lo na culinária.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
São várias as receitas que pode fazer apenas com uma lata de atum. Fuja das tradicionais e veja as nossas (deliciosas) sugestões.
Filipa Basílio da Silva
Escrito por
Ago. 11, 2016

Somos uns apreciadores confessos de enlatados, sobretudo de atum em conserva. O estudo Consumo de Conservas de Peixe em Portugal, realizado pelas professoras Elisabete Pinto e Manuela Pintado, da Universidade Católica do Porto, revelou que 87 por cento das portugueses preferem o atum aos restantes peixes enlatados.

Aparentemente, os nossos hábitos de consumo estão em linha com o resto do mundo, já que o atum em conserva também é apreciado além-fronteiras. De acordo com Castro e Melo, secretário-geral da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP), “é a conserva que mais se consome no mercado interno e no mundo”. Por isso mesmo fomos procurar deliciosas receitas feitas com uma lata de atum.

Propriedades que encontra numa lata de atum

Além de ser um alimento económico e prático de utilizar em culinária, o atum em conserva é muito nutritivo. Segundo o livro Comer para Emagrecer, de Gill Paul (Arte Plural Edições), contém selénio, tirosina, ómega-3 e vitaminas do complexo B.

Estas propriedades traduzem-se numa longa lista de benefícios. Por um lado, ajudam a retardar o envelhecimento e a reduzir o risco de aparecimento de doenças neurodegenerativas. Por outro, escreve o autor, promovem a saúde cardíaca, melhoram o humor, favorecem a função da tiróide, reduzem a pressão arterial, combatem a fadiga, diminuem o impacto do stresse e ainda equilibram os níveis de glicemia. Por isso, deve ser um alimento obrigatório na sua despensa. Agora veja algumas receitas deliciosas e rápidas de fazer. Experimente e diga-nos se sabem tão bem quanto parecem!

1. Ceviche de atum em conserva

Skinnytaste

Para 2 pessoas | 30 minutos

Numa taça média, misture duas colheres de cebola vermelha picada, uma pitada de sal, sumo de um limão e azeite. Junte duas colheres de coentros picados, um jalapeño picado, uma lata de atum e um tomate cortado e sem sementes. Deixe marinar no frigorífico durante 20 minutos e depois sirva com fatias de abacate.


2. Pataniscas de feijão e atum

Nourishrds

8 unidades | 30 minutos

Pré-aqueça o forno a 190 graus e unte um tabuleiro. Numa taça média, esmague 500 g de feijão preto com um garfo. Use um processador de alimentos para picar um pimento amarelo cortado em pedaços pequenos, meia cebola cortada às fatias e três dentes de alho descascados.

Junte ao puré de feijão. Numa tigela pequena, misture um ovo, uma colher de sopa de cominhos e uma colher de chá de molho picante (opcional). Adicione ao preparado de feijão, acrescentando de seguida meia chávena de aveia e duas latas de atum ao natural. Desfaça o atum com um garfo e misture tudo até ficar uma pasta. Divida o preparado em oito pataniscas. Leve ao forno cerca de 20 minutos (dez de cada lado). Sirva quentes e acompanhe com um paté de vegetais.


3. Tarte de atum

Chew Town

Para 2 pessoas | 45 minutos

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Numa panela média, faça um refogado com uma colher de sopa de azeite, uma cebola cortada aos cubos e dois dentes de alho esmagados. Adicione uma chávena de arroz basmati e deixe refogar por dois minutos. Junte uma chávena e meia de caldo de frango, misture bem e deixe ferver até o caldo ser absorvido e o arroz ficar cozido (oito minutos, aproximadamente).

Retire do lume. Numa tigela grande, misture o arroz, retire 425 gramas de uma lata de atum em azeite, meia chávena de tomates semi-secos, 200 g de queijo mozarela bocconcini, 50 g de queijo parmesão ralado, 150 g de couve picada, três ovos e sal e pimenta (a gosto). Deite o preparado para uma forma de 20 centímetros de diâmetro, forrada com papel vegetal. Cubra com 50 g de queijo mozarela bocconcini e leve ao forno por 25 minutos. Retire e deixe arrefecer 10 minutos. Sirva com uma salada.


Mais receitas (e não só com uma lata de atum)

Veja ainda mais ideias para as suas refeições semanais.

Canned Food UK

Canned Food Alliance

Cans Get You Cooking

10 Quick and Creative Recipes Using Canned Food, por Toby Amidor

Our 10 favourite canned foods… and how to use them, por Natalie Hardwick

7 Recipes to make with canned foods in 30 minutes or less!, por Jane Maynard

11 Quick and Easy Recipes for Pantry Staples, por Alena Hall

O que achou destas receitas? Pronta para experimentá-las?

Fotos: Skinnytaste facebookChew Town facebook, Nourishrds facebook

 

Últimos