Barriga inchada: 5 razões para não conseguir apertar as calças

Quantas vezes já se sentiu desconfortável com a barriga inchada? As calças custam a apertar e, além de notar um volume estranho, ao tocar sente uma dureza fora do normal? As causas para estar assim são variadas e não, não têm necessariamente a ver com a menstruação.

Quem é que ainda não passou por esta situação desagradável: perguntam-lhe se está grávida, quando a única coisa que tem a responder é “não, tenho só a barriga inchada”?

O volume que se forma na nossa barriga é bastante constrangedor (além de muito desconfortável) em todas as alturas do ano, mas nesta, em que usamos roupas mais finas e vamos à praia, tem um impacto maior. As causas para uma barriga inchada são variadas e, ao contrário do que muitas mulheres possam pensar, não têm necessariamente a ver com a vinda da menstruação.

Segundo um estudo da National Center for Biotechnology Information (NCBI), 10% a 25% das pessoas têm regularmente a barrigada inchada, principalmente, por duas razões: ou sofrem do síndrome do cólon irritável ou de obstipação. Ainda assim, há mais motivos que podem causar este problema.

5 razões para ter a barriga inchada

1. Anda a cometer excessos

Este é um hábito difícil de contrariar, pois são inúmeras as razões que nos levam a comer mais do que aquilo que devíamos. Chegou a hora de controlar esta compulsão alimentar. Tem de reaprender a comer e passar a olhar para as refeições de forma mais consciente.

2. Está a comer rápido demais

E isso deve-se, muitas vezes, ao facto de passar muitas horas sem comer. Quando finalmente chega a hora, só pensa em devorar o prato. Ao fazê-lo engole bolhas de ar que causam inchaço na barriga. Por outro lado, se não mastigar bem os alimentos, não vai conseguir digeri-los corretamente, o que é meio caminho para a criação de gases nos intestinos.

3. Está a saltar refeições e come muitos fritos

Almoça, esquece-se do lanche e nem uma peça de fruta tem por perto. Saí do trabalho com muita fome e a primeira coisa que faz quando entra no café é comprar um pacote de batatas fritas. Totalmente errado. Os fritos demoram muito tempo a digerir e são ricos em sódio, um dos principais contribuintes para o inchaço.

4. Sofre de flatulência excessiva

Se tem muitas vezes diarreia e várias intolerâncias alimentares pode sofrer de flatulência excessiva, o que resulta também numa barriga inchada. Nestes casos deve evitar comer depressa, mascar pastilhas e conversar enquanto come.

5. Sofre de flutuações hormonais

Acontecem normalmente durante a gravidez. Nestes casos deve caminhar muito, beber muita água e comer muita fruta e vegetais. Vai evitar a prisão de ventre.

Costuma sentir a barriga inchada? O que faz? Veja ainda o que pode fazer para ter uma barriga fit.

Mais sobre mal-estar

Comentários

Barriga inchada: 5 razões para não conseguir apertar as calças

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.