© twenty20
Saiba como desintoxicar o corpo com a medicina tradicional chinesa

Saiba como desintoxicar o corpo com a medicina tradicional chinesa

Siga alguns conselhos que, segundo a medicina chinesa, ajudam o seu corpo a fazer frente aos excessos. Há três bens alimentares essenciais que são um bom ponto de partida. Conheça-os.

Por Jul. 23. 2019

Se a medicina ocidental se concentra no sintoma, a medicina tradicional chinesa vai mais longe e privilegia a atuação nos órgãos responsáveis.

A acupunctura surge como método de eleição, uma vez que ajuda no reequilíbrio do organismo de forma saudável e sem recurso a químicos, mas é acompanhada pela fitoterapia – terapêutica que recorre ao uso de ingredientes de origem vegetal, mineral ou animal para o tratamento de patologias ou desequilíbrios.

“A medicina tradicional chinesa valoriza um reequilíbrio do organismo de forma gradual”, explica Hélder Flor, terapeuta e especialista em Medicina Tradicional Chinesa.

Para garantir o sucesso, é preciso evitar os extremos, apostando na moderação e sem esquecer que o exercício físico e a alimentação são trunfos fundamentais para auxiliar na autorregulação do corpo. A ideia é que a comida seja vista como algo medicinal.

3 bens essenciais para desintoxicar o corpo

Água

Surge como denominador comum, uma vez que, segundo o médico, não existe melhor forma de depurar todos os órgãos do sistema digestivo.

Beber mais água do que o normal e comer algumas amêndoas (com pele) quando a fome apertar são outras duas sugestões para ajudar a saciar durante o dia.

Fruta

Opte pela fruta rica em água, com especial ênfase para as frutas tropicais. O abacaxi e a papaia são diuréticas e digestivas devido às suas enzimas, enquanto a melancia, para além de ser também diurética, facilitada a digestão, o que a torna um poderoso e importante aliado.

Hélder Flor recomenda que se adicione um pedaço de gengibre (um poderoso desintoxicante que ativa e acelera o metabolismo) ao sumo de melancia.

Legumes

Os legumes devem ser consumidos à vontade, crus ou cozinhados, de todas formas e feitios.

O especialista em Medicina Tradicional Chinesa destaca ainda as vantagens dos cereais integrais – sobretudo o arroz, da couve portuguesa e da maior parte dos vegetais de folha verde escura, por serem ricos em ferro e fibras, e terem uma ação antioxidante.

Fonte: Clinicashelderflor.pt.

Qual o conselho ou dica que vai começar a aplicar no seu dia a dia? Descubra também o que é, o que faz e que benefícios traz o Reiki.

Mais sobre especialista