
Dicas para recuperar dos excessos das festas, segundo uma nutricionista
Entre os doces e os salgados das festas, é normal ver o número da balança aumentar ligeiramente, mas isso não é motivo para preocupação. Conversámos com Ligia Moreira, nutricionista, que partilhou algumas dicas simples para recuperar o equilíbrio após as festas, sem culpas.
O Natal e a passagem de ano são sempre ocasiões de festejo e de mesa cheia. Ainda antes da refeição, os croquetes e os rissois já nos piscam o olho, e depois do prato principal ainda temos as tradicionais sobremesas natalícias que não conseguimos recusar. Noutras palavras, estes dias são de festa e alegria, mas também podem ser de excessos.
Porém, “é fundamental desmistificar a ideia de que uma refeição pontual é responsável pelo aumento de peso ou por impactos significativos na saúde”, explica Ligia Moreira, nutricionista, em entrevista à Saber Viver.
“O que realmente influencia o peso e o bem-estar é o padrão alimentar mantido de forma consistente ao longo do ano. Quando existem hábitos saudáveis consolidados, o organismo tem capacidade de se reajustar após excessos ocasionais, como acontece no Natal. A melhor abordagem passa por viver este período com equilíbrio, evitando restrições exageradas e sentimentos de culpa, que tendem a gerar ainda mais descontrolo alimentar. Importa também realçar que as celebrações vão muito além da comida, envolvendo convívio, partilha, memórias e afetos, que também fazem parte de um estilo de vida saudável”.
O que pode ajudar nestas ocasiões?
Ligia Moreira deixa alguma estratégias fáceis de colocar em prática nas festividades.
• Evitar o jejum prolongado para “compensar” as calorias do jantar;
• Comer ao longo do dia para não chegar ao evento com muita fome;
• Consumir vegetais e legumes por conterem fibras que ajudam na saciedade;
• Saber diferenciar o que é fome e o que é vontade de comer;
• Mastigar devagar, saboreando a comida e desfrutando do momento em família.
• Caso opte por consumir álcool, garanta uma boa hidratação, intercalando sempre as bebidas alcoólicas com água;
Efeito dos excessos alimentares no organismo
“O nosso metabolismo procura constantemente manter o equilíbrio necessário para o bom funcionamento do organismo. No entanto, após um consumo excessivo de alimentos, podem ocorrer, por exemplo, uma maior retenção de líquidos e uma digestão mais lenta”, afirma a nutricionista.
“Porém, quando os excessos são pontuais e inseridos num contexto de hábitos saudáveis, o corpo tende a reajustar-se naturalmente. O grande problema surge quando esses comportamentos se tornam frequentes e prolongados no tempo. Nesses casos, podem ocorrer alterações como aumento da massa gorda, elevação dos níveis de açúcar no sangue, ganho de peso e outros efeitos negativos para a saúde. Nestas situações, o organismo passa a reconhecer esse estado como a sua nova referência de equilíbrio, tornando mais difícil a perda de peso no futuro”.
“Relativamente ao álcool, contrariamente ao que era divulgado anteriormente, não existe uma dose segura para a saúde. Assim, a recomendação é evitá-lo.”
Estratégias para recuperar das festas
“O regresso a uma alimentação saudável pode ser, inicialmente, um desafio, mas com organização, planeamento e orientação de nutricionistas, torna-se um processo mais leve e eficaz, uma vez que estará adaptado às necessidades individuais de cada um”, assegura Ligia Moreira. Eis algumas dicas:
• Pratique exercício físico;
• Retome as refeições saudáveis baseadas em vegetais, legumes e frutas, cereais integrais, proteínas como frango, peixe, ovos e iogurtes, gorduras como do azeite e frutos secos;
• Hidrate-se adequadamente;
• Evite açúcares e gorduras em excesso, alimentos ultraprocessados e bebidas alcoólicas.
O que não fazer
“Um dos erros mais frequentes é recorrer a restrições excessivas ou a dietas detox como forma de compensar os excessos das festas. Esta dieta não é necessária, uma vez que o organismo possui mecanismos próprios de desintoxicação quando se pratica uma alimentação saudável e, a compensação na forma de restrição, pode ter efeito contrário, conforme citado anteriomente. O mais eficaz é retomar a rotina habitual, tanto alimentar como de atividade física, sem radicalismos, e dar especial atenção à hidratação, que é fundamental. Voltar gradualmente a refeições equilibradas e a horários regulares contribui para recuperar o bem-estar de forma mais sustentável”.