© Pexels
Editorial de agosto: Se a sua toalha de praia falasse...

Editorial de agosto: Se a sua toalha de praia falasse…

As palavras da diretora da Saber Viver na edição de agosto da revista.

Por Jul. 30. 2025

Fugir dos horários, do barulho, da necessidade de estar constantemente ‘a produzir’, da pressão velada do ‘algoritmo’ tornou-se um novo gesto de luxo. Depois de meses de compromisso com as suas funções e de gestão árdua do dia a dia pessoal e profissional, chega finalmente o momento de respirar fundo e de abrandar.

A regra deve mesmo passar por desligar, deixar o telemóvel de lado, bem como os e-mails e entregar-se aos prazeres destes dias: o cheiro a mar, os jantares demorados, os (re)encontros com quem lhe faz bem, os dias sem planos e as noites que terminam quando você quiser.

Não posso deixar de pôr este “sonho de férias” em perspetiva: quantas vezes diz que vai mesmo “desligar” e depois dá por si a ver os e-mails no telemóvel na toalha de praia? Ou a fazer scroll no Instagram? Cortar com esta vontade de estar permanentemente online é também hoje um ato de subversão. A verdade é que mesmo de férias, sentimos a necessidade de documentar o nosso descanso e mostrá-lo nas redes sociais. E isso, só por si, já é muito!

O que pode encontrar nas páginas da Saber Viver de agosto (nas bancas)

Desconectar tornou-se um desejo muito difícil de alcançar. E acredite que não está sozinha. Mas tem de resistir à tentação de “só responder a esta mensagem”, “vou só ver este reels” e reconhecer que o mundo continua a acontecer mesmo sem a sua supervisão ou like. Desligar é difícil. Estamos treinadas para estar sempre acessíveis, sempre úteis, sempre atentas. Mas é nesse silêncio, nesse corte deliberado com a rotina, que a criatividade renasce e depois se regressa com outra energia.

Saber desligar não acontece por acaso. É preciso prepará-lo com consciência, quase como se estivéssemos a partir para uma missão importante porque, na verdade, estamos! Organizar o trabalho antes de ir de férias é outro gesto de responsabilidade, mas também de liberdade.

Significa preparar o terreno para que os outros não dependam de si. Significa comunicar com clareza, partilhar tarefas, delegar, confiar. Fale com colegas, superiores, equipas. Alinhem uma estratégia para que todos possam ter as suas férias com qualidade e todos respeitem esse direito como uma reunião muito importante ou um deadline crítico.

Isso também é trabalho. É o trabalho invisível de nos mantermos inteiras e em equilíbrio! E viva primeiro as férias, proteja o seu momento e então, se ainda assim o entender, publique depois. Porque desligar não é fugir, é regressar ao que era.

Boas férias!

A edição de agosto da Saber Viver já está nas bancas, num local perto de si.