© SHUTTERSTOCK
Comer salmão ajuda a combater a aterosclerose, diz um novo estudo

Comer salmão ajuda a combater a aterosclerose, diz um novo estudo

Há novos avanços no mundo científico que provam que os ácidos gordos ómega-3 têm um forte impacto no combate à aterosclerose. Comer salmão pode ser mesmo imprescindível para quem sofre com esta doença.

Por Jan. 22. 2022

A aterosclerose é uma doença que afeta o sistema circulatório que resulta da acumulação de gordura nas artérias, sobretudo nos grandes vasos, sendo responsável por doenças arteriais como a hipertensão arterial ou a doença coronária.

Em Portugal, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte. Em 2016, ocorreram 15,123 óbitos por aterosclerose, o que corresponde a 14% dos óbitos totais nesse ano no País – e 12% total dos óbitos foram por morte prematura.

Já está mais do que provado que uma alimentação saudável é a base de tratamento de qualquer doença, ainda mais estando relacionada com o coração. E, agora, uma nova investigação vem reforçar a importância de comer um dos peixes com maior benefício para a saúde, o salmão.

Um estudo publicado na revista The Journal of Clinical Investigation mostrou que os ácidos gordos ómega-3 deste peixe desempenham um papel crucial no combate da aterosclerose, uma vez que ativam um recetor que interrompe o processo de inflamação e, assim, trava o desenvolvimento da doença.

As propriedades inflamatórias dos ácidos gordos ajudam a reduzir a dor nas articulações

“Descobrimos que este recetor é desregulado em quem tem aterosclerose, o que indica uma interrupção nos processos naturais de cura do corpo”, escreve a autora do estudo, Hildur Arnardottir. “Esta descoberta pode abrir caminho para estratégias completamente novas para tratar e prevenir a aterosclerose, interrompendo a inflamação nos vasos sanguíneos, ao mesmo tempo que ativa os processos de cura do corpo com a ajuda dos ácidos gordos ômega-3.”

Apesar de os investigadores garantirem que precisam de mais pesquisa antes de testar os avanços científicos em humanos, a verdade é que os benefícios de ingerir estes ácidos já estão provados: as suas propriedades inflamatórias ajudam a reduzir a dor nas articulações, protegem o sistema cardiovascular, contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso, entre outros.

“Os ácidos gordos ômega-3 podem potencialmente ajudar a proteger contra a aterosclerose de várias formas, em particular reduzindo a inflamação, um fator-chave que impulsiona a doença aterosclerótica”, afirma Hildur Arnardottir numa entrevista.

Investir numa alimentação mais variada é sempre a resposta certa para uma saúde mais forte. Comer salmão, ao que parece, pode mesmo ser fundamental.

Mais sobre doença