© unsplash
3 razões pelas quais o café pode estar a deixá-la cansada

3 razões pelas quais o café pode estar a deixá-la cansada

Sente que, ao contrário da maioria, o café não a ajuda a ter mais energia? Há três razões que podem ajudar a explicar este fenómeno. Conheça-as.

Por Nov. 20. 2021

Há quem que não aguente um dia inteiro sem beber uma chávena de café. Há ainda quem utilize esta bebida como um mecanismo para acordar quando a moleza se instala a meio do dia, mas, por outro lado, há quem não sinta os seus efeitos.

Acontece que a cafeína tem o poder de estimular o sistema nervoso central e, por isso, há quem sinta passado alguns minutos a sua ação imediata. No entanto, há quem se queixe de não sentir este resultado.

O site de bem-estar e saúde Well And Good dá três razões para isto acontecer – e há mesmo quem sinta sono e cansaço depois de beber café.

3 razões para não estar a sentir os efeitos do café

1. A sua tolerância à cafeína já é bastante elevada

Se sempre sentiu que o efeito do café era demorado, e agora, então, é praticamente nulo, pode ser porque o seu organismo desenvolveu uma tolerância já muito elevada à cafeína. Os consumidores diários de café desenvolvem-na quando o bebem demasiadas vezes ao dia e, por isso, a cafeína não produz o mesmo efeito.

Os especialistas alertam que, para quem ingere cafeína uma ou duas vezes por semana, a tolerância dificilmente irá aumentar, mas quem bebe café regularmente podem mesmo sentir efeitos de abstinência desta substância, como dores de cabeça, por exemplo.

Para quem já tem esta dependência, pode tentar substituir por outras bebidas, como chá verde, conhecido por ser energizante, ou descafeinado.

2. Está a consumir café para manter-se acordada

O café deve ser consumido para dar um boost de energia e não para substituir uma boa noite de descanso. Quando o café é consumido por alguém que já está muito cansado e que o usa para substituir o sono, em muitos casos isto acontece ou muito tarde ou muito cedo.

Quem já está a sofrer com privação de sono vê o café como um colete de salvação, mas, na verdade, uma sesta a meio do dia de 15 ou 20 minutos é muito mais eficaz do que uma chávena grande desta bebida.

3. Está a beber café muito tarde

Se sente que está a acordar muito cansada, a razão pode estar relacionada com o café que bebeu no dia anterior já muito tarde. Isto está relacionado com os diferentes metabolismos de cada um.

Se no seu caso o metabolismo for mais rápido, a cafeína não afetará o seu sono à noite e conseguirá ter uma noite tranquila. Se for ao contrário, então é normal que a hora de dormir seja afetada e o corpo ressinta-se no dia seguinte.

Em todo o caso, é sempre aconselhado consultar um médico que a ajude a perceber os efeitos da cafeína no organismo.

Mais sobre ciência