
ModaLisboa Base: tudo o que precisa de saber sobre a nova edição
De 1 a 5 de outubro, o certame volta a preencher o Pátio da Galé, entre outros pontos de Lisboa, com novas propostas de designers, workshops, talks e muito mais.
A ModaLisboa retorna a casa para mais uma edição, repleta de novas coleções, conferências, exposições, workshops e showcases há muito aguardados. Entre 1 e 5 de outubro, o Pátio da Galé, na capital, veste-se a rigor para os vários desfiles que ali vão acontecer, mas as atividades, algumas de entrada gratuita, não ficam por aqui, invadindo outros pontos da cidade, como o MUDE – Museu do Design, o Palacete Gomes Freire, o Moldo Studios, a Avenida da Liberdade e a Praça do Comércio.
O mote da 65ª edição
“O que acontece quando nos detemos naquilo que sustenta, em vez daquilo que se exibe? Que camadas simbólicas, materiais e económicas habitam as fundações de um sistema criativo? E que possibilidades se abrem quando deixamos de olhar a Moda apenas como forma e passamos a entendê-la como campo expandido de produção de conhecimento, de memória e de futuro?”.
É desta premissa que nasce ModaLisboa Base. Da urgência de “repensar a criação não como expressão isolada, mas como prática sustentada por infraestruturas humanas, tecnológicas, territoriais, emocionais”, lê-se em comunicado, e de reconhecer o poder da base, estrutura invisível mas crucial que sustenta o ecossistema da moda.
“BASE torna-se, assim, um exercício de construção crítica: sobre o que criamos, como criamos, com quem criamos, e a que custo”, avança a organização.
Calendário de desfiles
A ModaLisboa Base apresenta um calendário com 23 apresentações de moda e 53 designers e marcas nacionais e internacionais.
Os desfiles arrancam já a 30 de setembro, na Embaixada de Itália em Lisboa, com uma noite dedicada aos novos nomes da rede IED – Istituto Europeo di Design. ED:Repeat the Action reúne peças de Carlotta Gadda, Haiqi Zhou, Daniele Dargenio, Simone Smeriglio, entre outros designers, propondo uma reflexão sobre a repetição como ferramenta de transformação, aproximando educação e indústria.
Passamos para o dia 2 de outubro com a estreia da Fashion House, no Palacete Gomes Freire, com novos nomes da Semana de Moda, com happenings performáticos de Roselyn Silva, Ana Margarida Feijão, e Gandaia.
De 3 a 5 de outubro, regressamos ao Pátio da Galé com o concurso Sangue Novo supported by Seaside, Alves/Gonçalves, 2B, Luís Onofre, Gonçalo Peixoto, Kolovrat, Carlos Gil, DuarteHajime, Valentim Quaresma, Dino Alves e Luís Carvalho.
Como sempre, temos apresentações fora do núcleo. No MUDE – Museu do Design, há três apresentações exclusivas: BÉHEN e Olga Noronha, no sábado (a mostra de Olga Noronha será aberta ao público entre 3 e 5 de outubro), e Nuno Baltazar, no domingo. Também a apresentação do projeto editorial da APICCAPS, Portuguese Soul, será off location, no Moldo Studios, e Constança Entrudo preparou um lançamento especial no novo espaço Castle Hi Hi Hi.
Há ainda a estreia da Workstation Design supported by Jean Louis David, que vem consolidar o papel da plataforma de experimentação na afirmação de novas linguagens de Moda, com ARNDES, Bárbara Atanásio, Mestre Studio, Çal Pfungst, Francisca Nabinho e Gabriel Silva Barros.
Além dos desfiles
Fashion House
Palacete Gomes Freire
2 de outubro, das 12h às 17h
5 de outubro, das 12h às 20h
Mais uma estreia da ModaLisboa Base, concebida para ser um espaço de entrada livre (com alguns momentos reservados a convidados) dinâmico e relacional, onde diferentes públicos se cruzam e reconhecem a criação como território comum. Aqui poderá encontrar uma pop-up store, dedicada a designers e marcas nacionais, showcases de tecnologia e herança cultural, bem como um lounge & meeting point.
ModaLisboa na Avenida
Avenida da Liberdade
2 a 5 de outubro
Em parceria com a Associação da Avenida da Liberdade e com o apoio do programa Portugal Events, do Turismo de Portugal, a Semana de Moda de Lisboa expande-se para uma das avenidas mais populares do país com quatro dias de workshops, cocktails e diversas intervenções culturais em ateliers, lojas, restaurantes e hotéis, que aproximam públicos vários e propõem novas formas de encontro.
Fast Talks
MUDE – Museu do Design
1 de outubro, das 17h às 19h
Não existe ModaLisboa sem Fast Talks, é certo. Esta edição, as conversas de entrada livre (com registo obrigatório) acontecem no MUDE – Museu do Design, a 1 de outubro. Crafting the BASE: Reframing Heritage in Contemporary Design, com Guta Moura Guedes (Experimenta), Olga Noronha e Isabel Costa (Burel Factory), propõe um olhar sobre a herança e a materialidade, interrogando de que forma técnicas ancestrais, muitas vezes ligadas a práticas regionais e ritmos lentos, podem oferecer respostas aos desafios da sustentabilidade, da inovação e da permanência.
Já Branding the BASE: A New Strategy for Independent Businesses, com Federico Poletti (IED Milano), Carolina Santos (Alameda Turquesa) e Mariana Matos (Parlamento), centra-se na construção de estratégias para a autonomia de negócios independentes, num setor marcado pela velocidade e pela pressão do sucesso imediato, para pensar modelos de crescimento consistentes, conscientes e duradouros.