
6 receitas perfeitas para fazer na air fryer
Não há nada como uma refeicão repleta de pratos rápidos e simples de fazer, principalmente para quem não adora cozinhar. Mostramos-lhe seis receitas que pode fazer na air fryer.
Celebre o verão e reúna as suas pessoas para um almoço ou jantar com petiscos inspirados na gastronomia de vários pontos do mundo. Para isso, conte com a ajuda de Jamie Oliver e do seu mais recente livro – Air Fryer Fácil (Arena) – e surpreenda os seus convidados sem ter de passar horas infinitas na cozinha.
Reúnimos algumas receitas, doces e salgadas, para quem não gosta de cozinhar ou procura algo rápido e fácil de confecionar. Ora veja.
6 receitas rápidas e simples para fazer na air fryer
Costeletas de porco com molho teriyaki (2 pessoas)
Ingredientes
- 40 g de açúcar em pó
- 40 ml de molho de soja com pouco sal
- 1 c. sopa de vinagre de vinho de arroz
- 1 pedaço de gengibre com 2 cm
- 1 dente de alho
- 1 c. sopa de amido de milho
- 1 peça de costeletinhas de porco (600 g)
- 2 cebolinhas
Modo de preparação
1. Retire a grelha da gaveta da air fryer e adicione o açúcar, o molho de soja e o vinagre, juntamente com 300 ml de água. Descasque e rale finamente o gengibre e o alho, junte o amido de milho e mexa bem. Volte então a colocar a grelha.
2. Esfregue a carne com um pouco de azeite e uma pitada de sal marinho e coloque-a sobre a grelha (cortada ao meio, se necessário, para caber). Cozinhe a 160 °C durante 50 minutos ou até a carne ficar tenra e começar a caramelizar.
3. Use uma pinça para retirar a grelha com cuidado, mergulhando as costeletinhas no molho. Vire-as para que fiquem bem cobertas. Cozinhe a 200 °C por mais cinco minutos ou até o molho solidificar e escurecer sobre a carne, engrossando também em volta.
4. Corte as costeletinhas para as separar. De seguida, lave as cebolinhas, corte-as finamente e espalhe-as sobre a carne. Sirva o molho restante numa tacinha, como dip.
Tortilhas de batata-doce e feijão-preto (2 pessoas)
Ingredientes
- 2 cebolinhas
- 400 g de feijão-preto, cozido
- 2 colheres de chá de tempero cajun
- 2 batatas-doces (cada uma com 250 g)
- 4 tortilhas de trigo
- 160 g de melancia
- 1⁄2 raminho de coentros (15 g)
- 1⁄2 malagueta vermelha fresca
- 1 lima
- 30 g de queijo feta
- 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
- 1 colher de sopa de azeite
Modo de preparação
1. Apare e corte finamente as cebolinhas. De seguida, retire a grelha da gaveta da air fryer e espalhe as cebolinhas pela base. Adicione o feijão, juntamente com metade do seu líquido, misture uma colher de chá de tempero cajun e volte a colocar a grelha.
2. Lave bem as batatas-doces, corte-as em pedaços de 3 cm e adicione à gaveta. Regue com o vinagre de vinho tinto e com o azeite, adicione uma colher de chá de tempero cajun e uma pitada de sal marinho e pimenta-preta, envolvendo bem. Cozinhe a 180 °C durante 30 minutos ou até as batatas estarem macias e douradas, agitando a meio do tempo de confeção e adicionando as tortilhas nos últimos dois minutos, para aquecerem.
3. Entretanto, descasque e corte a melancia em cubos pequenos, pique finamente os caules de coentros e reserve as folhas. Retire as grainhas da malagueta e pique-a finamente. De seguida, esprema o sumo de metade da lima, adicione meia colher de sopa de azeite virgem extra, envolva delicadamente e retifique os temperos a gosto.
4. Retire as tortilhas e os pedaços de batata-doce e remova cuidadosamente a grelha. Corte grosseiramente as folhas de coentros, reservando algumas para decorar, e adicione a maior parte ao feijão. Esmague ligeiramente o feijão de modo a obter uma consistência espessa de molho, retifique os temperos e sirva sobre as tortilhas.
5. Cubra com os pedaços de batata-doce e o molho de melancia, esfarele o queijo feta por cima e polvilhe com as folhas de coentros reservadas. Sirva com quartos de lima.
Pakoras de eglefim fumado (8 pessoas)
Ingredientes
- 345 g de batatinhas novas previamente cozidas, escorridas
- 3 c. chá de caril em pó
- 5 c. sopa de farinha de grão- de-bico
- 1 cebola-roxa, pequena
- 1 malagueta verde, fresca
- 1⁄2 raminho de coentros (15 g)
- 280 g de letes de eglefim fumado sem espinhas
- 1⁄2 raminho de hortelã (15 g)
- 100 g de iogurte natural
- 1 limão
Modo de preparação
1. Escorra as batatas, seque-as em papel de cozinha e esmague-as numa taça grande juntamente com o caril em pó e a farinha de grão-de-bico. À medida que mistura os ingredientes, adicione à taça a cebola descascada e finamente picada, a malagueta fatiada, a maioria dos coentros, finamente picados (incluindo os talos, reservando algumas folhas inteiras), e o eglefim, cortado finamente em cubos.
2. Tempere com sal marinho e pimenta-preta, envolva bem e, com as mãos limpas e húmidas, divida e molde a mistura em 16 bolas de tamanho uniforme. Distribua as pakoras de forma espaçada pela gaveta da air fryer, por lotes se necessário, regue com um pouco de azeite e cozinhe a 200 °C durante 15 minutos ou até estarem dou- radas e bem cozinhadas.
3. Entretanto, coloque a maior parte das folhas de hortelã num almofariz (reserve algumas mais pequenas) e esmague-as com uma pitada de sal até obter uma pasta. Misture o iogurte e um bom esguicho de sumo de limão, retificando os temperos. Transfira para uma tigela pequena para servir de dip.
4. Polvilhe as pakoras com as folhas de ervas reservadas e sirva com quartos de limão e o molho de iogurte e hortelã.
Tostas de camarão com sésamo (8 pessoas)
Ingredientes
- 2 fatias de pão branco
- 2 cebolinhas
- 1 pedaço de gengibre com 2 cm
- 165 g de camarão-tigre, descascado
- 1 c. sopa de molho de soja com pouco sal
- 1 ovo médio
- 2 c. sopa de sementes de sésamo tostadas
Modo de preparação
1. Coloque o pão na gaveta da air fryer e cozinhe a 200 °C durante três minutos ou até um dos lados ficar dourado. Pode ser necessário fazê-lo em várias etapas.
2. Corte e fatie finamente as cebolinhas, reservando as partes verdes para guarnição. Descasque e pique finamente o gengibre. Adicione os camarões à mistura, regue com molho de soja e triture tudo até ficar relativamente fino. Junte o ovo e misture bem (ou utilize um processador de alimentos, se preferir).
3. Espalhe a mistura de camarão sobre o lado não tostado do pão, cobrindo até às margens. Corte cada fatia em quatro triângulos e polvilhe com sementes de sésamo. Disponha os triângulos uniformemente na gaveta da air fryer, em lotes, se necessário. Regue com azeite e cozinhe a 180 °C durante 12 minutos ou até ficarem dourados e bem cozinhados.
4. Transfira para um prato de servir e polvilhe com as partes verdes das cebolinhas reservadas. Acompanhe com molho agridoce ou com o seu condimento favorito, como dip.
Noodles de beringela em molho agridoce picante (1 pessoa)
Ingredientes
- 1 beringela (250 g)
- 1 dente de alho
- 1 pak-choi
- 1 c. sopa de amendoins torrados, sem sal
- 1 c. sopa de molho agridoce picante
- 150 g de noodles de udon grossos, para wok
- 4 cebolinhas
- 1⁄2 malagueta vermelha fresca
- 1⁄2 alface-francesa pequena
- 2 raminhos de hortelã ou coentos
- 1 c. sopa de sopa de óleo de amendoim crocante com sésamo e malagueta
- 1 c. sopa de sopa de vinagre balsâmico
Modo de preparação
1. Corte a beringela no sentido do comprimento em fatias de 1 cm de espessura e, depois, em tiras de 1 cm de largura. Retire a grelha da gaveta da air fryer, distribua a beringela pela gaveta e cozinhe a 200 °C durante 15 minutos, agitando a meio do tempo de confeção.
2. Descasque o alho e corte-o em fatias finas. Corte a pak- choi em quartos, no sentido do comprimento. Quando o tempo terminar, retire a gaveta, adicione o alho e os amendoins, regue com o molho agridoce picante e agite para envolver. Coloque a pak-choi ao lado e cozinhe a 200 °C durante cinco minutos ou até a beringela estar tenra e caramelizada.
3. Numa taça, cubra os noodles com água a ferver para os amolecer e reserve. Apare as cebolinhas e corte-as finamente, bem como a malagueta. Separe as folhas da alface e escolha as folhas das ervas aromáticas.
4. Escorra os noodles e adicione- os à gaveta com a maior parte da malagueta e das cebolinhas, o óleo de amendoim e o vinagre balsâmico. Envolva tudo muito bem, tempere a gosto e transfira para uma taça de ir à mesa. Disponha as folhas de alface ao lado, espalhe por cima o que sobrou da malagueta e das cebolinhas, juntamente com as ervas, e sirva.
Whoopie pies de menta com chocolate (8 pessoas)
Ingredientes
- 1 tablete de chocolate de menta (145 g) ou outro equivalente
- 150 g de queijo-creme, gordo
- 85 g de manteiga sem sal
- 200 g de farinha sem fermento
- 100 g de açúcar branco refinado
- 3 c. sopa de cacau, em pó
- 1⁄2 c. chá de bicarbonato de sódio
- 100 g de pepitas de chocolate de leite ou preto
- 2 ovos médios
Modo de preparação
1. Para preparar o recheio, parta 120 g de chocolate em pedaços pequenos e coloque numa tigela resistente ao calor. Derreta na air fryer a 170 °C durante três minutos, mexa até ficar homogéneo e misture com o queijo-creme. Cubra e deixe no frigorífico durante, pelo menos, um hora para solidificar.
2. Derreta a manteiga numa taça resistente ao calor a170°C durante quatro minutos.Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o cacau e o bicarbonato de sódio, incorporando por fim as pepitas de chocolate. Junte a manteiga derretida e os ovos, misturando até obter uma massa homogénea. Com as mãos húmidas, molde 16 bolas e disponha num tabuleiro forrado com papel vegetal, achatando-as ligeiramente.
3. Forre a grelha da air fryer com papel vegetal. Coloque quatro a seis bolachas no tabuleiro, deixando um espaço de 1 cm entre elas. Cozinhe durante dez minutos a 170 °C (12 minutos, se refrigeradas, ou 15 minutos, se congeladas). Transfira as bolachas para uma rede própria para arrefecerem e repita com o resto da massa.
4. Quando as bolachas estiverem completamente frias, espalhe o recheio entre duas bolachas, esfarelando o chocolate restante sobre o recheio antes de fechar cada “sanduíche”.