© Getty Images
10 alimentos que ajudam a bronzear a pele no verão

10 alimentos que ajudam a bronzear a pele no verão

Sabia que uma alimentação saudável pode ter muita influência na preparação da pele para a exposição ao sol? Todas gostamos de ter a pele bronzeada, com um tom dourado e uniforme. Descubra os alimentos que ajudam nesta tarefa.

Por Ago. 5. 2019

Os alimentos ricos em betacaroteno (pigmento carotenoide antioxidante) ajudam a prolongar e manter o bronzeado e previnem o envelhecimento precoce da pele.

Ao ingerirmos alimentos com betacaroteno, o nosso organismo transforma-o em vitamina A (ou retinol) que estimula a produção de melanina – o pigmento responsável pela cor da pele.

A melanina protege a pele dos raios ultravioletas e promove o bronzeado, para além de contribuir para um cabelo mais brilhante e ajudar a eliminar gorduras.

Para uma pele bronzeada e saudável, tente incluir estes ingredientes na sua alimentação, pelo menos uma semana antes da exposição solar. E não se esqueça de hidratar a derme ao longo do processo e beber muita água, para que mantenha os nutrientes ativos nas reações metabólicas.

10 alimentos que bronzeiam a pele

1. Abóbora

Na abóbora encontra as vitaminas A, C e E que combatem os radicais livres devido à sua ação antioxidante. Reduz ainda o risco de cancro, problemas cardíacos e derrames.

2. Agrião

O agrião possui um sabor ligeiramente picante. É um ingrediente expectorante e estimulante, e com alto teor de vitamina A. O agrião é também muito usado na medicina alternativa.

3. Batata doce

A batata doce é uma enorme fonte de vitamina A e de vitamina C. Também possui vitaminas do complexo B (principalmente, vitamina B1 e B2), fósforo e ferro. É ainda uma das principais fontes de hidratos de carbono, nutriente essencial para o fornecimento de energia.

4. Beterraba

A beterraba oferece muitas opções de consumo, seja em sumos, saladas ou sopas. É rica em açúcar, potássio, ferro, iodo, ácido fólico e vitamina A, B e C, sendo que esta última existe em abundância na beterraba que, quando consumida crua, acelera o metabolismo do organismo. A sua raíz é associada à redução da pressão arterial.

5. Brócolos

Os brócolos são um super alimento com baixas calorias e elevado valor nutricional, e onde podemos encontrar as vitaminas A, K, C, B1, B2 e B6, entre diversos minerais e fibras.

6. Cenoura

A cenoura é muito nutritiva e rica em vitamina A, vitaminas do complexo B e minerais, excelentes para a pele.

7. Couve

Tal como os brócolos, a couve e outros vegetais verdes escuros são fontes de clorofila, com uma elevada concentração de vitaminas do complexo B, vitaminas A, C, E, cálcio e magnésio. Estes também contribuem para a manutenção do bronzeado da pele.

8. Espinafres

Os espinafres possuem, para além de betacaroteno, fibras e clorofila. A clorofila é uma substância essencial para o processo de desintoxicação e limpeza do organismo.

9. Laranja

A laranja é uma fruta cítrica rica em vitamina C, pouco calórica e muito rica em betacaroteno.

10. Tomate

O tomate é rico em licopeno, pigmento encontrado em alimentos de cor vermelha. É também rico em fibra, fósforo, potássio e vitaminas C, E e provitamina A.

Fonte: O Grande Livro dos Legumes (Círculo de Leitores, 2012)
Mais sobre fruta e legumes , pele