© Unsplash
São estes os pratos que deve provar nas várias regiões portuguesas

São estes os pratos que deve provar nas várias regiões portuguesas

No dia de Portugal, sugerimos-lhe uma volta gastronómica a Portugal, ou seja, mostramos-lhes os pratos mais típicos das várias regiões do nosso País.

Por Jun. 10. 2021

Somos um país pequeno de tamanho, mas com uma gastronomia diversificada e, apesar de haver pratos que se podem encontrar em todas as regiões, outros são típicos de uma zona especifica.

Mal ouvimos falar deles somos transportados para as suas paisagens, até porque à mesa também se viaja. Venha daí connosco para um passeio repleto de sabores.

Prove estes prato típicos por todo o País

  • Minho e Douro Litoral

    Minho e Douro Litoral

    © Associação de Turismo do Porto e Norte

    A cozinha destas duas regiões caracteriza-se pela presença de peixe e por uma grande diversidade de carnes. No Minho, destacam-se, entre outros, o bacalhau à minhota, os rojões, as papas de sarrabulho, o arroz de lampreia.

    Já no Douro Litoral, deve-se provar, por exemplo, a pescada à poveira, as caldeiradas, as sardinhas. No Porto, as atenções voltam-se para o bacalhau à Gomes de Sá e à Zé do Pipo, as tripas à moda do Porto, o cozido à portuguesa, os rojões e, claro, à francesinha.

    1 / 9
  • Trás-os-Montes e Alto Douro

    Trás-os-Montes e Alto Douro

    © Associação de Turismo do Porto e Norte

    Nas duas regiões do norte interior, há uma gastronomia intensa, que começa logo nos enchidos fumados, desde a alheira ao paio do lombo, sem esquecer o casulo. Nos pratos principais, temos a feijoada à transmontana, o rancho, o bacalhau e cabrito assados, a posta mirandesa e a costela maronesa. Nas sopas, destaca-se a de castanha.

    2 / 9
  • Beira Litoral e Interior

    Beira Litoral e Interior

    © Turismo do Centro de Portugal

    Os assados e estufados de cabrito e de borrego, a cabidela com massa meada, a carne de capoeira, o peixe do rio e o rancho são alguns dos pratos que caracterizam a Beira Interior, bem como o queijo beirão. Na Beira Litoral, o robalo ao sal e as caldeiradas são dois bons exemplos do uso do bom peixe da sua costa. O leitão da Bairrada, as enguias fritas, a lampreia do Mondego e a chanfana completam a oferta beirã.

    3 / 9
  • Ribatejo

    Ribatejo

    © Turismo do Centro de Portugal

    A sopa da Pedra de Almeirim, a cachola, o ensopado de enguias, a açorda de sável, as migas de pão de milho, o magusto com bacalhau assado, o cabrito frito são algumas das iguarias ribatejanas que deve provar.

    4 / 9
  • Estremadura

    Estremadura

    Os trunfos gastronómicos de Lisboa são a sardinha assada, os caracóis, a caldeirada à fragateira, o peixe frito e os escabeches, bem como as iscas e o Bacalhau à Brás e as ameijoas à Bulhão Pato.

    5 / 9
  • Alentejo

    Alentejo

    A gastronomia alentejana é conhecida por fazer muito com poucos ingredientes, entre os quais se destaca a presença do pão. A açorda alentejana, a sopa de cação, o gaspacho, os pezinhos de coentrada, o ensopado de borrego, o cozido de grão, as várias migas são alguns dos pratos que fazem do Alentejo um destino gastronómico. A esses juntam-se os enchidos e os queijos. No litoral, o peixe e as caldeiradas também têm fama.

    6 / 9
  • Algarve

    Algarve

    Na região mais a Sul de Portugal continental, destacam-se os peixes grelhados no carvão e o marisco, onde se sobressaem as ostras, as amêijoas, as conquilhas, os lagostins e os camarões. Um dos pratos mais conhecido do

    Algarve é a cataplana à algarvia, de peixe ou de crustáceos. Mas há mais, caso dos carapaus alimados, as sardinhas “assadas” servidas em cima de uma fatia de pão e salada, a muxama ou a estupeta de atum, assim como o polvo de Santa Luzia. O cozido de feijão com carne de porco, linguiça e repolho é típico do interior algarvio, assim como as açordas e migas arjamolho.

    7 / 9
  • Açores

    Açores

    © VisitAzores/Publiçor

    O arquipélago açoriano é conhecido pelo peixe e pela carne de excelência. As lapas, cracas ou amêijoas de São Jorge, o bife de atum, a sopa de peixe, a caldeirada de congro, o polvo à regional, os chicharros fritos, o cozido das Furnas, a sopa do Espírito de Santo e a alcatra são alguns dos pratos famosos dos Açores.

    8 / 9
  • Madeira

    Madeira

    © Visit Madeira/André Carvalho

    A ilha da Madeira é conhecida gastronomicamente pela sua espetada em folhas de louro, filetes de peixe-espada com banana e molho de maracujá, bife de atum com milho cozido ou frito, chicharros fritos, lapas e a carne de vinha d’alhos.

    9 / 9
Mais sobre guia