© Shutterstock
4 princípios conscientes para aplicar no momento de uma nova compra

4 princípios conscientes para aplicar no momento de uma nova compra

Estamos atualmente numa época de grande consumo: entre a Black Friday, o Natal e os saldos e promoções, não faltam oportunidades para fazer compras. Mas estando nós também num momento crucial para o combate à crise ambiental, é importante fazê-lo de forma consciente.

Por Nov. 21. 2022

Apesar de as compras serem muitas vezes algo necessário, não há como escapar à realidade: o planeta não tem recursos para continuarmos a consumir ao ritmo atual e o nosso consumo tem sempre um impacto social e ambiental. Por isto, é imperativo reduzir as compras por impulso, e fazer aquisições de forma consciente.

Se tudo isto soa assustador e preocupante, não se preocupe, abaixo partilho consigo uma lista simples de estratégias para fazer compras mais conscientes.

4 estratégias a adotar para compras mais conscientes

1. Precisamos mesmo disto?

Embora não seja aquilo que mais apetece fazer quando descobrimos algo interessante para comprar, é importante começar por ponderar se realmente precisamos do objeto em questão.

Para algumas pessoas, isto traduz-se numa separação temporal entre o momento em que descobrem o produto e aquele em que o compram efetivamente.

Ao esperar alguns dias antes de fazer a compra, há tempo para ponderar e perceber se esta seria resultado de um impulso, ou se é mesmo uma necessidade ou vontade real.

Para outras pessoas, este processo faz-se com a ajuda de uma lista: se o objeto em questão não está numa lista de compras feita anteriormente, então é porque não é realmente necessário.

2. Podemos substituir por algo que já temos?

Caso seja algo de que realmente precisamos (ou que realmente queremos), faz sentido ponderar se, mesmo assim, pode ser substituído por outro objeto que já tenhamos.

Várias vezes, já temos em casa um outro item que pode fazer a função daquilo que estamos a ponderar comprar.

Imagine que descobriu um vestido incrível para levar aos casamentos do próximo ano: será que já tem em casa outros vestidos que pode utilizar? Será que pode fazer algumas mudanças a esses vestidos, para que fiquem com um ar renovado, e mantê-los a uso durante mais tempo, em vez de comprar um novo?

Comprar de forma alinhada com o planeta tem muito a ver com uma redução substancial do consumo desnecessário
Rita Tapadinhas

3. É algo que podemos pedir emprestado?

Se o objeto for algo de que vamos precisar uma só vez, avaliar se o podemos pedir emprestado.

No caso de estarmos a ponderar comprar algo para usar uma só vez, em várias ocasiões existirá alguém na família ou amigos que nos poderá emprestar esse tal objeto, fazendo com que não tenhamos de investir dinheiro (e recursos do planeta) em algo novo, que só terá uma utilização única.

Aqui o exemplo do vestido para ir a um casamento também se aplica: que tal ver se alguém próximo tem um vestido diferente que nos possa emprestar? E que tal emprestarmos os que temos, para ajudar as pessoas próximas a evitar compras desnecessárias?

4. A marca é de confiança?

No momento de comprar, investigar a marca e o produto para perceber se têm boas práticas associadas.

Fazer compras conscientes também tem muito a ver com a escolha dos próprios produtos e marcas que estamos a apoiar.

Perceber as práticas sociais e ambientais das marcas é muito importante, assim como procurar saber que tipo de princípios sustentáveis foram (ou não) aplicados na produção dos produtos.

Neste vídeo, partilhei os critérios que utilizo para avaliar se uma marca de moda é realmente mais sustentável – critérios esses que podem ser aplicados a outras indústrias também.

Para além de comprar produtos novos produzidos de forma consciente, optar pela segunda mão também é uma forma de reduzir muito a extração de recursos e o impacto dos processos produtivos, uma vez que estamos a adquirir algo que já foi produzido anteriormente (e que, se não continuar a ser utilizado, poderá tornar-se em lixo).

Para quem ainda não está convencido com a segunda mão, neste vídeo partilhei sete razões pelas quais esta pode ser uma boa opção.

Com este artigo espero tê-la ajudado no caminho para fazer compras mais conscientes, ao fazer uma boa triagem antes de comprar, e optar por marcas e produtos mais sustentáveis ou por objetos em segunda mão.

Comprar de forma alinhada com o planeta tem muito a ver com uma redução substancial do consumo desnecessário e uma melhor escolha dos objetos a adquirir.

Rita Tapadinhas formou-se em Gestão, e foi quando começou a trabalhar que se tornou cada vez mais alerta para os problemas ambientais. Em 2019 criou o Plant a Choice, um projeto que pretende alertar para os problemas ambientais e mostrar, de forma prática, como podemos tornar os nossos hábitos diários mais ecológicos e sustentáveis. Atualmente, @plant.a.choice (no Instagram) conta também com um podcast e dois e-books.

Mais sobre dicas , especialista