Grafismo: Inês Alves Pereira
Editorial de abril: A liberdade que nós, mulheres, decidimos!

Editorial de abril: A liberdade que nós, mulheres, decidimos!

As palavras da diretora da Saber Viver na edição de abril da revista.

Por Mar. 27. 2024

É sempre complicado falar de temas tão importantes, mas a verdade é que continua a ser necessário. Porque a liberdade é mesmo um direito fundamental, não uma concessão.

Numa sociedade cada vez mais competitiva, mais digital e onde todos os dias surgem novas trendsetters a dizer o que vestir, o que comer, onde ir… ou apps que nos dizem o que devemos fazer para sermos perfeitas, é inevitável não falar de liberdade. De liberdade e da mulher!

Sim, porque a questão dos direitos é transversal a todos, mas a mulher continua a ser quem mais sofre com estas pressões. Surge, então, esta Saber Viver de abril com o objetivo de nos fazer refletir sobre as nossas escolhas e na forma como vivemos a (ou em) liberdade.

Se nos sentimos livres para dizer tudo aquilo que pensamos, se decidimos de acordo com as nossas convicções, se percebemos o impacto que tem em nós o tempo que desperdiçamos nas redes sociais e o poder que estas têm na formação da nossa opinião e no consumo.

50 anos de 25 de abril. A liberdade. A mulher. Os seus direitos. O papel de uma revista feminina. E o meu agradecimento de coração.
Tânia Alexandre, diretora da Saber Viver

Sobre estes temas, convido-a a ler e a inspirar-se nas entrevistas que fi zemos a três jovens que representam uma nova geração que corre atrás dos seus sonhos e que não deixa que imposições sociais os limitem, em Liberdade para decidir (pág. 84) e também o tema Os pilares do bem-estar (pág. 78), sobre a importância de preservarmos a nossa saúde física e emocional nesta procura desenfreada da felicidade que tanto apregoam.

E, porque os ditames da moda e da beleza têm impacto na forma como nos vemos e são muitas vezes universos para a liberdade de expressão, mas também palco para a ditadura da imagem, limitando muitas vezes a possibilidade de sermos quem realmente somos, o editorial de moda desta edição assume-se como um manifesto à liberdade para vestirmos o que quisermos, onde o vermelho assume o protagonismo, ou não fosse esta a cor que, pela sua intensidade natural, atribuímos à paixão pela vida, à ousadia, às possibilidades infinitas e ao cravo da Liberdade (pág. 42).

O que pode encontrar nas páginas da Saber Viver de abril (nas bancas)

P.S.: Até onde nos limita a liberdade de Ser, Sentir, Pensar e Decidir? Respostas por dar e que são transversais a múltiplas áreas tão femininas. Nesta longa caminhada pela igualdade de oportunidades, nós, como revista feminina, não poderíamos deixar de ser uma voz de todas.

Ninguém duvida de que quanto menos meios de comunicação social existirem, menos espaço haverá para a democracia e representatividade. Por isso, a Saber Viver continuará o seu percurso junto das suas leitoras, trazendo-lhes todos os meses à reflexão temas significativos que contribuam para pôr fim a liberdades ainda não adquiridas!

Por fim, esta é uma edição muito especial e quero agradecer o carinho e o incentivo que recebi por parte de várias pessoas, marcas e agências. Obrigada a todos os que fi zeram questão de apoiar a minha decisão de dar continuidade à Saber Viver.

Um agradecimento em particular às mulheres que o fizeram. Vi e senti que quando as mulheres se juntam acontecem coisas maravilhosas. Somos, sem dúvida, mais fortes quando nos apoiamos. Obrigada!

A edição de abril da Saber Viver já está nas bancas, num local perto de si.