Os melhores cães para ter num apartamento (e os cuidados a ter)

Ter um cão implica uma grande dose de responsabilidade e compromisso. Morar num apartamento pode complicar a tarefa, mas não é impossível. Saiba como.

Por Fev. 11. 2023

Gostava de ter um cão, mas não convence os seus pais ou companheiro(a) porque vivem num espaço pequeno? Reunimos um conjunto de dicas com os cuidados especiais a ter se deseja ter um animal e listamos quais os cães ideais para apartamento.

Antes de decidir trazer um cão para o seu apartamento, não se esqueça que a escolha de um amigo de quatro patas deve ser feita de forma consciente e responsável.

Ter um cão num apartamento pode ser um desafio acrescido, mas não é uma missão impossível.

Melhores cães para ter no apartamento

Muitas são as raças de tamanho pequeno que se adaptam sem dificuldade a viver num apartamento, especialmente as conhecidas como os cães de companhia, tais como o Bichon Maltês, o Caniche, o Chihuahua ou o Epagneul Pequinês.

Mas também existem raças de tamanho maior que podem viver felizes em apartamento, como o Golden Retriever.

O tamanho do cão não diz nada sobre a sua energia. Um cão mais pequeno pode ser muito mais irrequieto quando comparado com outro de porte maior – Dr. Bigodes

Cães sociáveis podem ser a sua melhor companhia

É importante que perceba que tendo um cão num apartamento, o mais certo é que acabe por ter de partilhar zonas comuns com vizinhos, incluindo crianças e possivelmente outros cães.

Estes encontros podem acontecer numa simples viagem de elevador, na ida à garagem ou ao jardim, mas também poderá cruzar-se com com pessoas, que não tendo nada contra animais, enfrentem fobia a cães. Por isso, um dos aspetos a ter em consideração é a sociabilidade.

O seu cão deve ser naturalmente sociável – como os Cavalier King Charles Spaniel ou os Boston Terrier – excluindo as raças mais territoriais ou competitivas e que sejam menos tolerantes em relações a outros patudos.

Ainda que seja mais simples adotar um cão ainda bebé – facilmente se adapta à rotina da vida num apartamento – não coloque de parte a adoção de um cão adulto!

Os canis municipais estão repletos de cães, muitos deles adultos, à procura de um lar, com a promessa de muitos momentos felizes.

Cães pequenos para apartamentos

Antes de tudo, deve saber que o tamanho do cão não diz nada sobre a sua energia. Um cão mais pequeno pode ser muito mais irrequieto quando comparado com outro de porte maior.

Para viver num apartamento, o ideal é que o seu cão seja pequeno, como as raças Yorkshire Terrier ou Shih-tzu.

Enquanto há cães que são mais calmos e basta-lhes os passeios diários para libertar a adrenalina, há cães com um elevado nível de energia e que, com pouco espaço, acabam por ficar mais stressados e com vontade de destruir e roer objetos.

Cão que ladra (muito), dificilmente vive num apartamento

Quem vive em apartamentos sabe que um dos principais problemas que surgem com vizinhos tem um nome: o barulho.

Na hora de trazer um cão para morar consigo, tenha este pormenor em consideração. Um cão mais mimado, por exemplo, poderá chorar sempre que ficar sozinho. Por isso, um companheiro de quatro patas mais silencioso, que ladre apenas quando há um estímulo que o justifique, será a melhor escolha.

O Buldogue Inglês ou o Pug poderão ser uma boa opção.

A vida de um dono de um cão de apartamento pode ser mais simples se o cão for considerado amigável pela sociedade – Dr. Bigodes

Cães de raças potencialmente perigosas: cuidados a ter

Por último, não deve esquecer  a preocupação extra que deverá ter com determinadas raças caninas, potencialmente perigosas.

Se, por exemplo, pretende ser dona de um Pit Bull, há cuidados especiais ao levá-lo para o seu apartamento. Listamos alguns:

  • Castração obrigatória aos seis meses de idade;
  • Obrigatoriedade de seguro de responsabilidade civil a partir dos três meses de idade;
  • Uso de açaime na rua.

Apesar de não dever condicionar a sua escolha por este motivo, deve estar alerta de que a vida de um dono de um cão de apartamento pode ser mais simples se o cão for considerado amigável pela sociedade.

Viver com um cão no apartamento não implica apenas preocupar-se com o espaço que tem para cuidar dele. Conheça mais dicas para uma boa adaptação à vida em espaços mais pequenos.

É fundamental definir um espaço para as brincadeiras do seu animal de estimação. Desta forma, além de manter o espaço arrumado, ensina ao mesmo tempo ao seu patudo que aquela é a zona de brincadeiras.

Uma vez que os cães são preguiçosos, habitue-o a realizar exercício físico, mesmo que indiretamente. Pode fazê-lo através de momentos e objetos que permitam a interação com outros humanos, cães e objetos.

 

Organizar este espaço não dispensa os passeios ao ar livre, em parques ou zonas com jardim, para que o cão possa brincar. Ninguém gosta da sensação de ficar trancado o dia todo e, além do mais, pode desencadear comportamentos indesejados como latidos ou atitudes destrutivas.

Durante estes momentos, aproveite para alimentar a sociabilidade do seu cão. Cães que ladram muito, que são agressivos quando alguém se aproxima ou que recusam a vir quando chamados, estão possivelmente pouco habituados a conviver com outras pessoas e animais.

Treinar o seu cão para que responda facilmente a ordens como “senta”, “anda” ou “aqui” é bastante importante, não só para garantir a sua segurança em momentos que possa correr perigo, mas para que igualmente seja um bom vizinho.

Ninguém gosta de viver num ambiente que não seja cuidado e limpo. Da mesma maneira que tomamos banho todos os dias, também o animal precisará de banhos, mesmo que não precisem de tomar tantas vezes quanto nós.

É ainda imprescindível que mantenha a casa limpa e que, no caso de não ter uma varanda ou terraço, reserve um espaço onde cão possa fazer as necessidades.

A não esquecer…

  • Decidir ter um cão terá mudanças na sua rotina. Certifique-se, em primeiro lugar, que está ciente do compromisso.
  • Morar num apartamento não deve ser um entrave para não adotar um cão. Tem apenas de aprender mecanismos que facilitem a vida em espaços mais pequenos.
  • O tamanho, a sociabilidade e o barulho/ladrar são quatro aspetos importantes que o vão ajudar a decidir qual a melhor raça canina para viver consigo no apartamento.
  • Garanta um espaço de brincadeira e higiene para o seu cão. Passeios diários ao ar livre, treinar o seu cão e manter o apartamento limpo são fundamentais para o bem-estar de todos.

Dr.Bigodes nasceu para facilitar a vida aos donos dos animais de estimação. Se vai de férias e não sabe onde deixar o seu melhor amigo de quatro patas ou uma simples ida ao veterinário é um stresse, então este projeto diferenciador foi criado a pensar em si. Conheça todos os serviços e acompanhe tudo através do Instagram e Facebook.

Mais sobre animais , especialista