© unsplash
Crónica. Posturas invertidas no yoga (Viparita Sthiti)

Crónica. Posturas invertidas no yoga (Viparita Sthiti)

Os asanas são posturas que agem de forma profunda em todos os sistemas orgânicos, centros nervosos e glândulas do ser humano, garantindo, segundo os yogis, uma saúde perfeita.

De forma geral, podem distinguir-se dois tipos de asanas, existindo o primeiro grupo em função do segundo: os asanas que exercitam o corpo inteiro e, em particular, a coluna vertebral com flexões, extensões, rotações, flexões laterais, equilíbrios e inversões; e os asanas de meditação, que colocam o corpo de forma imóvel e estável para preparar a mente para a prática de meditação.

No Hatha Yoga as posturas invertidas são consideradas uma prática importante, pela sua presumível capacidade de desenvolver a “vitalidade suprema”.

É de salientar que as posturas invertidas são todas aquelas em que as ancas ficam acima do nível da cabeça e que desta forma podem proporcionar um intenso fluxo sanguíneo no cérebro.

Existem também as posturas consideradas de “meia-invertidas”, que podem proporcionar este intenso fluxo de sangue na cabeça, mas não com tanta intensidade, como por exemplo o adho-mukha-svanasana (postura de “cão que olha para baixo”).

A importância das posturas invertidas

Benefícios fisiológicos

Além dos seus benefícios musculares mais físicos, acredita-se que as inversões podem melhorar a função cerebral ao libertar neurotransmissores que equilibram as hormonas e libertam endorfinas.

As posturas invertidas praticadas no yoga interferem no fluxo sanguíneo (incluindo a drenagem linfática) e no fluxo do líquido cefalorraquidiano (LCR).

Se houver um aumento do fluxo sanguíneo nestas áreas, haverá aumento da biodisponibilidade de oxigênio e glicose – os dois substratos metabólicos mais importantes para o bom desempenho do nosso cérebro.

A prática de inversões é como um catalisador para o crescimento pessoal
Jean-Pierre de Oliveira

Benefícios emocionais e psicológicos

No entanto, é a jornada emocional e psicológica que torna a prática de inversões tão valiosa e enriquecedora. Na verdade, não é incomum sentir-se imediatamente animada após uma inversão. Este efeito positivo pode ser uma maneira alternativa de combater os desafios da saúde mental.

Psicologicamente, inversões e equilíbrios de braço podem ajudar a ultrapassar algumas barreiras pessoais. Quando se aborda este tipo de prática, percebemos que é a dedicação consciente consistente sem ambição e uma atitude aberta em relação ao professor e à assistência que é o segredo para uma pose de inversão bem-sucedida.

As praticantes ficam habitualmente surpresas com o quanto podem alcançar e descobrir sobre si mesmas durante o processo de aprendizagem das posturas. O impossível começa a parecer mais alcançável.

A sensação de realização que se segue pode desenvolver uma confiança renovada e motivação para o desafios da vida quotidiana. Mas se o resultado desejado não for alcançado, aprender a aceitar uma derrota também fortalece o amor-próprio. A prática de inversões é como um catalisador para o crescimento pessoal.

As inversões também podem ajudar a desenvolver paciência, foco e habilidades de escuta e permitem-nos ver o mundo de outro ângulo, sendo comum que as pessoas mais controladoras e mentalmente rígidas tenham medo de executá-las.

Algumas contraindicações

  • Lesões ou patologias nas costas;
  • Dores de cabeça/ enxaquecas;
  • Glaucoma, tensão ocular ou deslocamento da retina;
  • Problemas de ouvidos;
  • Doenças cardíacas;
  • Híper ou hipotensão;
  • Problemas ombros e/ou pulsos;
  • Menstruação – existem diferentes opiniões – bom senso, escutar e respeitar o corpo;
  • Gravidez – se existe o hábito da prática pode continuar, desde que não haja contraindicação médica e/ ou alguma complicação secundária e usando as devidas adaptações à medida que a gravidez avança.
As invertidas podem fazer-nos sentir frágeis e vulneráveis e não conseguir assentar as ideias quanto ao nosso estado emocional
Jean-Pierre de Oliveira

Advertências e recomendações

1. Espere sentir muitas emoções diferentes (e possivelmente intensas)

Embora as invertidas e os equilíbrios dos braços sejam posturas “energizantes”, muitas pessoas ficam surpreendidas com a variedade de emoções que experimentam ao praticar os asanas desta categoria. Podem ir desde o medo à ansiedade, do aborrecimento à frustração, da tristeza à raiva

Ao praticar invertidas, podemos sentir-nos particularmente frágeis e vulneráveis e não conseguir sequer assentar as ideias quanto ao nosso estado emocional.

Com o tempo poderemos ganhar alguma perspetiva sobre o porquê de nos sentirmos assim (frágeis e vulneráveis) e planear repetir a prática de invertidas, lembrando-nos desta vez que estamos a trabalhar mais do que só o corpo, mas também situações de ordem emocional que poderemos não relacionar diretamente com a prática.

2. Espere gastar uma quantidade significativa de tempo em aquecimento

O aquecimento é tão importante quanto aprender as subtilezas do pino. As posturas invertidas e os equilíbrios de braços, requerem uma flexibilidade significativa da zona da bacia, dos ombros e das costas e é importante passarmos os primeiros 40 minutos (no mínimo) da nossa prática com posturas de enraizamento e aquecimento.

Além de aquecer o corpo, as práticas de preparação, também ajudam a aliviar a ansiedade e o nervosismo que poderá estar relacionado com o sair da zona de conforto.

3. Aprenda a confiar nos outros

Muitas inversões e posturas de equilíbrio de braços são difíceis de abordar pela primeira vez. Enquanto uma parede pode ser um apoio útil, umas “mãos amigas” poderão ajudar a levantar a bacia e dar o equilíbrio necessário ao corpo para estabilizar uma postura.

Treinar com parceiros pode ser a parte mais stressante da prática por vários motivos:

  • Podemos pensar que o(s) nosso(s) parceiro(s) não têm as competências ou a força necessária para nos auxiliar corretamente e/ou de forma segura;
  • Temos medo de falhar em público e/ou de ser menos bons que os outros.

4. É normal ter os pulsos doridos

Mesmo que não passe toda a prática em apoios de mãos, os pulsos e antebraços serão postos à prova. As dores podem subsistir ou aparecer até quatro dias depois de uma prática intensiva.

Com o tempo e práticas regulares, os pulsos e antebraços irão fortalecer significativamente.

5. Cair faz parte

É provável que as primeiras tentativas de invertidas na cabeça não sejam assim tão bem sucedidas. Não hesite em preparar e antecipar as suas quedas com cobertores e almofadas a sua volta.

Não subestime o poder psicológico de ter algo “fofo” perto para amortecer as suas quedas. Ficará de certeza mais confiante na sua prática!

Jean-Pierre de Oliveira é professor de yoga, autor e um earth activist. A sua inspiradora abordagem ao yoga adapta esta sabedoria antiga à vida dos ioguis modernos como um estilo de vida além das aulas. É conhecido pelo seu estilo genuíno de ensino e instrução técnica profissional reconhecida que o tem levado a participar em diversos eventos.