© D.R.
Mente sã e corpo são: modalidades que exercitam a mente e o corpo

Mente sã e corpo são: modalidades que exercitam a mente e o corpo

O equilíbrio entre corpo e mente é algo cada vez mais procurado na realização de exercício físico. Desde do ioga Iyengar ao Gyrotonic, mostramos-lhe algumas modalidades perfeitas para tal.
Por Jul. 26. 2022

O exercício físico não faz apenas bem ao corpo, a mente também sai muito beneficiada, por isso, fomos à procura de modalidades que estão em voga e que cuidam de ambos.

O equilíbrio entre corpo e mente

Ioga Iyengar

Elsa Faria Santos achava que só iria praticar ioga muito mais tarde na sua vida, mas, aos 40 anos, uma lesão no ténis aproximou-a da modalidade e, mais tarde, a descoberta do ioga Iyengar, desconhecido em Portugal na altura, transformou totalmente a sua vida, fazendo com que abdicasse do seu emprego para se tornar professora da modalidade.

Isso foi há 16 anos e, no ano passado, depois de ter dado aulas em vários locais, decidiu abrir o seu próprio estúdio especializado neste tipo de ioga, o Estúdio Om Iyengar, em Lisboa. À pergunta “o que o distingue dos outros?”, Elsa Faria Santos responde: “primeiro, a rigorosa formação, que é igual em qualquer ponto do mundo e certificada por júris internacionais. Depois, usamos suportes, como cordas e cadeiras, para possibilitar a qualquer pessoa fazer os alinhamentos perfeitos”.

Isto faz com que todas as pessoas possam praticá-la, seja em que fase da vida for, havendo mesmo uma vertente terapêutica para grávidas e mulheres no pós-parto, pessoas com lesões e dores nas costas.

Mas as diferenças não se ficam por aqui, explica: “Em cada aula, trabalhamos áreas do corpo específicas através de sequências de posturas e, através da parte física, chegamos às partes mais subtis da nossa mente”. Os benefícios da prática incluem a melhoria da resistência, da força, da flexibilidade e calma.

O Gyrotonic trabalha a musculatura de dentro para fora e é quase uma meditação em movimento. É um sistema de movimentos circulares tridimensionais que incorpora os princípios básicos do ioga, tai chi e chi kung – Bernardo Gama, instrutor

Gyrotonic

Foi uma lesão que teve quando era bailarino no Ballet Gulbenkian que fez com que Bernardo Gama experimentasse o Gyrotonic, nos Estados Unidos da América. Os resultados da sua recuperação foram tais que conseguiu continuar a dançar muitos mais anos. Foi então que decidiu que, quando deixasse a dança, tornar-se-ia instrutor da modalidade.

Assim aconteceu e nas suas aulas tem desde adolescentes a idosos. “O meu aluno mais velho tem 84 anos”, diz-nos, explicando que o Gyrotonic é um método transversal a todas as idades, porque “é um sistema de movimento livre de impacto que se consegue adaptar a cada pessoa e não tem contraindicações”.

“O Gyrotonic trabalha a musculatura de dentro para fora e é quase uma meditação em movimento. É um sistema de movimentos circulares tridimensionais que incorpora os princípios básicos do ioga, tai chi e chi kung”, explica Bernardo Gama.

As máquinas onde é praticado têm a particularidade de usar roldanas, fazendo com que a resistência seja contínua durante todo o movimento. “É quase como se estivéssemos a trabalhar dentro de água e até tenho muitos alunos que me dizem que, quando terminam uma aula, se sentem como se tivessem estado a nadar”, refere.

Os benefícios desta prática são “um corpo com maior potencial motor, alinhamento postural e coordenação motora. Como o corpo se mexe em vários planos, interfere também na neuroplasticidade (na capacidade cerebral)”, explica.

Hidroterapia

Para quem gosta de exercício dentro de água, a sugestão é a hidroterapia. Esta aula, que inclui vários exercícios aquáticos, é dada por um fisioterapeuta que trabalha de forma personalizada com cada pessoa presente.

Os exercícios realizados dentro de água têm menos impacto sobre as articulações, e a flutuação causa “redução da sensibilidade à dor, diminuição da compressão nas articulações, maior liberdade de movimentos e diminuição do espasmo doloroso”, esclarece a equipa de fisioterapeutas do Holmes Place.

A hidroterapia tem inúmeros benefícios, entre eles, a recuperação de lesões e de estados pós-operatórios, aumento da circulação periférica, manutenção da amplitude de movimento das articulações, redução da tensão muscular e relaxamento. Sente-se ainda um trabalho de fortalecimento através do trabalho de resistência provocado pela água.

É importante percebermos que ao trabalharmos o nosso corpo também trabalhamos a mente e aqui juntamos às boas práticas do ballet – tonificação e postura – os benefícios do ioga, do foco e do equilíbrio da mente, através de um importante trabalho de respiração – Sofia Bichão, fundadora do estúdio B Body Barre

Ballet ioga

No estúdio de ballet fitness online B Body Barre, há uma nova modalidade, o ballet ioga, que nasce da junção das duas modalidades que lhe dão nome em prol de um trabalho que beneficia corpo e mente.

“É importante percebermos que ao trabalharmos o nosso corpo também trabalhamos a mente e aqui juntamos às boas práticas do ballet – tonificação e postura – os benefícios do ioga, do foco e do equilíbrio da mente, através de um importante trabalho de respiração”, explica Sofia Bichão, fundadora do estúdio, formada, primeiro, em dança clássica e, depois, em ioga.

Os exercícios feitos são pensados para tonificar o corpo, melhorar a postura e a flexibilidade, enquanto desenvolvem o foco. A boa notícia é que não precisa de ter conhecimentos prévios de ballet nem de ioga para praticar esta modalidade e qualquer pessoa que não tenha problemas de saúde maiores pode fazê-lo.

O estúdio virtual permite a escolha do nível de intensidade, a zona do corpo a trabalhar, a duração das aulas, entre outros filtros. Há aulas em direto e gravadas, e todas as semanas é enviado um programa de treino para seis dias e um plano de refeições.