12 filmes que não pode perder no primeiro semestre de 2023

12 filmes que não pode perder no primeiro semestre de 2023

Até junho são vários os filmes a estrear nas salas de cinema que vai querer ver. Entre as estreias estão Os Espíritos de Inisherin e Tár, candidatos ao melhor filme nos Óscares.

Por Jan. 26. 2023

O primeiro semestre de 2023 traz consigo várias estreias cinematográficas que não vai querer perder, entre as quais estão Os Espirítos de Inisherin e Tár, ambos candidatos à estatueta dourada para melhor filme.

Na nossa lista estão ainda dois filmes portugueses: Amadeu, sobre o pintor Amadeo Sousa Cardozo, e Great Yamouth, sobre a emigração portuguesa no Reino Unido.

Este ano, há muito para ver. Veja, em baixo, o que não pode mesmo perder neste início de ano.

12 filmes a estrear no cinema nos próximos meses

  • Amadeo

    Amadeo

    O realizador Vincente Alves do Ó homanegeia o pintor Amadeo Sousa Cardozo num filme que demonstra como a sua vida foi intensa, girando em trono do amor e da dor. Enquanto, a Primeira Guerra e a Gripe Espanhola devastam a europa, o filme Amadeo retrata a grande história de amor  entre o pintor e Lucie, altura muito profícua para a sua pintura.

     

    Quando: 26 de janeiro.

    1 / 12
  • Um Casamento do Pior

    Um Casamento do Pior

    Michelle e Allen decidem apresentar os pais, mas ao chegarem ao jantar estes percebem que afinal já se conhecem e mantém casos extraconjugais entre eles. Uma noite no mínimo cheia de peripécias para manter tudo em segredo. Um Casamento do Pior conta com Diane Keaton, Richard Gere, Susan Sarandon, Emma Roberts, Luke Braccy e William H. Macy.

     

    Quando: 26 de janeiro.

    2 / 12
  • Os Espíritos de Inisherin

    Os Espíritos de Inisherin

    Pádraic (Colin Farrell) e Colm (Brendan Gleeson) são amigos de longa data, mas o segundo inesperadamente põe fim à amizade. Pádraic não se poupa a esforços para reatar a ligação, mas sem resultado e isso leva a eventos inesperados. Os Espíritos de Inisherin é um filme de Martin McDonagh e é um dos candidatos ao melhor filme nos Óscares.

     

    Quando: 2 de fevereiro.

    3 / 12
  • Ennio, o Maestro

    Ennio, o Maestro

    Giuseppe Tornatore faz um retrato profundo de um dos grandes compositores de bandas sonoras neste documentário intitulado Ennio, o Maestro. Tudo partiu de uma longa entrevista conduzida pelo realizador ao próprio Ennio Morricone, mas também conta com depoimentos de realizadores e músico e fragmentos da vida privada de Morricone, gravações dos espetáculos, excertos dos filmes e imagens inéditas dos arquivos pessoais.

    Quando: 2 de fevereiro.

    4 / 12
  • Tár

    Tár

    Lydia Tár (Cate Blanchett) é uma pioneira maestrina de uma ilustre orquestra alemã que está no auge da sua carreira, preparando-se para o lançamento de um livro e para uma performance ao vivo da Sinfonia nº5 de Mahler. Tár é uma verdadeira análise do poder e do seu impacto e durabilidade na sociedade contemporânea. É candidato à estatueta dourada de melhor filme.

     

    Quando: 9 de fevereiro

    5 / 12
  • Holy Spider

    Holy Spider

    A jornalista Rahimi viaja para Mashhad, uma cidade santa iraniana, com o intuito de descobrir quem é o serial killer que anda a matar prostitutas. À medida que se aproxima da verdade e da descoberta dos crimes, torna-se cada vez mais difícil obter justiça, uma vez que muitos consideram o assassino um herói. Holy Spider é baseado na história verídica de Saeed Hanaei, um pedreiro que se considerava empoderado por Deus ao matar 16 mulheres entre 2000 e 2001.

     

    Quando: 16 de fevereiro

    6 / 12
  • Justiça para Emmett Till

    Justiça para Emmett Till

    Aos 14 anos, Emmett Till foi brutalmente assassinado enquanto visitava os primos no Mississippi, após uma dona de uma loja ter alegado ter sido ofendida por ele. Este filme conta a história verídica da busca de uma mãe pela verdade. Um filme que nos leva até 1955 e fala de racismo.

     

    Quando: 16 de fevereiro

    7 / 12
  • Múmias

    Múmias

    No Egito, as ordens imperiais mandam que a Princesa Néfer case com Thut, mas nenhum dos dois o desejam. Este é o mote para o novo filme da Warner Bros, intitulado Múmias, que vai levar os protagonistas a Londres para recuperarem um anel roubado e conhecerem-se melhor.

     

    Quando: 23 de fevereiro.

    8 / 12
  • A Baleia

    A Baleia

    A Baleia conta-nos a história de um professor de inglês recluso (Brendan Fraser) que vive com grave obesidade e que tenta recuperar a relação com a sua filha adolescente (Sadie Sink), numa última oportunidade de redenção. O filme venceu três prémios no Festival de Veneza de 2022 e é baseado na peça de Samuel D. Hunter.

    Quando: 2 de março

    9 / 12
  • Great Yarmouth

    Great Yarmouth

    Tânia (Beatriz Batarda) e o marido inglês, Richard (Kris Hitchen) recrutam trabalhadores portugueses para trabalharem nas fábricas de transformação animal de Great Yarmouth. Mas o seu sonho é transformar os hotéis que o marido inglês herdou dos pais e transformá-lo numa residência para seniores. Great Yarmouth é realizado por Marco Martins e conta ainda com a participação dos atores Nuno Lopes, Rita Cabaço e Romeu Runa e muitos atores não profissionais (imigrantes portugueses e habitantes de Great Yarmouth).

     

    Quando: 16 de março.

    10 / 12
  • Gritos 6

    Gritos 6

    A saga Gritos continua e vai já no sexto filme. Os quatro sobreviventes e vítimas de Ghostface deixam Woodsboro para trás e começam uma nova vida. Melissa Barrera (Sam Carpenter), Jasmin Savoy Brown (Mindy Meeks-Martin), Mason Gooding (Chad Meeks-Martin), Jenna Ortega (Tara Carpenter), Hayden Panettiere (Kirby Reed) e Courteney Cox (Gale Weathers) regressam aos seus papéis de sempre.

    11 / 12
  • A Pequena Sereia

    A Pequena Sereia

    A Disney volta regressa ao clássico Pequena Sereia. Desta feita, a dar voz ao principal papel está Halle Bailey. A história é que já todos conhecemos, a da Ariel, uma bela e corajosa jovem sereia com sede de aventura, que quer descobrir mais sobre o mundo além-mar

     

    Quando: 25 de maio.

    12 / 12
Mais sobre cinema