© Teatro Nacional S. João
Eventos a não perder em outubro

Eventos a não perder em outubro

De festivais a estreias de filmes, não perca pitada do que o mês tem para oferecer.

Por Out. 7. 2025

No mês que recebe o outono de braços abertos, e também o popular Dia das Bruxas, trazemos-lhe duas estreias de cinema, uma delas para toda a família; um festival de arte, um concerto e ainda uma peça de teatro sobre contos africanos.

Eventos a não perder em outubro

  • Filme "Tron: Ares"

    Filme "Tron: Ares"

    D.R

    Após o filme original de 1982 e a sequela Tron: Legacy, de 2010, a terceira película da saga conta a história de Ares, um programa altamente sofisticado de inteligência artifical que é enviado do mundo digital para o mundo real, marcando o primeiro encontro da Humanidade com seres de I.A.

     

    Onde: Salas de cinema de todo o País.
    Quando: 9 de outubro.

    1 / 5
  • Documentário "Paraíso"

    Documentário "Paraíso"

    D.R

    Depois da estreia na última edição do Festival IndieLisboa, Paraíso chega aos cinemas nacionais. O documentário realizado por Daniel Mota, resultado de dez anos de investigação, recolha de arquivos e 38 entrevistas, mergulha na história da música, dança e cultura rave em Portugal no início dos anos 90.

     

    Onde: Salas de cinema de todo o País.
    Quando: 9 de outubro

    2 / 5
  • Teatro para toda a família

    Teatro para toda a família

    D.R

    Bonecos leva-nos numa viagem através de contos tradicionais africanos, onde as histórias não conhecem fronteiras. Com texto de Jorge Louraço Figueira e encenação de Quico Cadaval, a nova criação da Red Cloud Teatro de Marionetas combina “novas” e “velhas” tecnologias, palavra e movimento, música e cinema em direto.

     

    Onde: 17 e 18 de outubro.
    Quando: Teatro Carlos Alberto, Porto.
    Preço: 12€.

    3 / 5
  • BoCA — Bienal de Artes Contemporâneas

    BoCA — Bienal de Artes Contemporâneas

    D.R

    O BoCA — Bienal de Artes Contemporâneas regressa com uma programação que decorre simultaneamente em Lisboa e Madrid, com o mote Camino Irreal. Com curadoria de John Romão, a quinta edição reúne projetos que cruzam a música, cinema, artes performativas e as artes visuais numa proposta que desafia os limites entre territórios geográficos, culturas, imaginários e práticas artísticas.

     

    Onde: Vários locais de Lisboa e Madrid.
    Quando: Até 26 de outubro.

    4 / 5
  • Concerto de Paulinho da Viola

    Concerto de Paulinho da Viola

    @marcosoliveirapht

    Paulinho da Viola, um dos artistas mais conhecidos do samba e da música popular brasileira, sobe aos palcos portugueses para apresentar o seu espetáculo Quando o samba chama, no qual revisita os temas mais emblemáticos da sua carreira, como Foi um rio que passou em minha vida, Argumento, Onde a dor não tem razão e Pecado Capital.

     

    Onde: Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e Casa da Música, no Porto. Quando: 29 de outubro e 1 de novembro, respetivamente.
    Preço: A partir de 40€.

    5 / 5
A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº304, outubro de 2025.