© Getty Images
19 locais da casa que pode (simplesmente) esquecer-se de limpar

19 locais da casa que pode (simplesmente) esquecer-se de limpar

Fomos descobrir os lugares comuns e menos óbvios que lhe podem escapar na tarefa inglória que é deixar uma casa num brinco. Já tinha pensado nisto antes?

Por Mai. 5. 2020

No que toca a limpezas em casa, e nem sequer estamos a falar das grandes organizações durante a mudança de estação, não existe um meio-termo. Se, para uns, são uma fonte de controlo e bem-estar, para outros pode mesmo ser o momento ódio-de-estimação da semana.

A verdade é que, quer seja um génio das limpezas ou nem por isso – sem julgamentos – há, naturalmente, locais recônditos que nunca pensou estarem a precisar da sua atenção.

Muito provavelmente porque, durante esta tarefa, está em modo piloto automático, e recorre aos materiais de sempre, para limpar os locais do costume.

De facto, estas superfícies podem ser terreno fértil para bactérias e germes, que quer, por tudo, afastar da sua vida. E saúde, já agora.

Percorra a lista que preparámos para si, de certeza que pelo menos uma ou duas destas coisas já lhe escaparam.

Lugares e objetos que se esquece de limpar em casa

Interior do sofá

Para além de migalhas, lixo e pelos de animais, é muito provável que encontre no seu sofá objetos há muito perdidos em combate, das crianças e não só. Surpreenda-se e dê uma oportunidade ao aspirador.

Caixote do lixo

É verdade que muda com frequência o saco do lixo, mas lembra-se de lavar o próprio caixote? Podem acumular odores e bactérias em tudo desagradáveis. Desinfete com água quente ou lixívia.

Suporte para as escovas de dentes

Muitas vezes trata-se de um pequeno copo, mas se se atrever a espreitar lá para dentro, ficará desagradada com a sujidade acumulada. Esfregue tudo, se puder leve à máquina de lavar loiça.

Maçanetas e interruptores de luz

A verdade é que são tocados por todas as pessoas de sua casa, todos os dias. Já imaginou? Limpe-os pelo menos uma vez por semana para afastar bactérias, principalmente na cozinha e casa de banho.

Gadgets

Já ouviu a premissa que diz que um telemóvel pode ter mais bactérias do que uma sola de sapato? Se é verdade não sabemos, mas só de imaginar causa arrepios. Não se esqueça também dos comandos da TV, fones, tablets e até computador e teclado.

Cortinados

Quem diz cortinados ou cortinas, diz também persianas e estores. Estes itens quase impercetíveis, de tão habituada que está a vê-los, também colecionam mofo e poeira. Quanto aos primeiros, dependendo do material, lave na máquina de lavar roupa ou a seco. Os restantes, basta um pano húmido.

Vassouras e esfregões

Certificar-se de que os próprios materiais de limpeza, estes e outros, se encontram aptos ao serviço é uma tarefa que lhe pode passar ao lado. Lave-os bem, com recurso a água e sabão, e verifique que estão secos antes de os guardar.

Cortina do banho

Outro item que passa quase invisível aos nossos olhos, embora se cruze connosco todos os dias. Livre-se de manchas de bolor lavando-a na máquina de lavar roupa ou mesmo na banheira com lixívia.

Torradeira

Comprou este objeto novo em folha lá para casa e, entretanto, anos passados, nunca mais se lembrou de o limpar, certo? Sim, porque sacudir as migalhas não conta. Um truque de limpeza: para além de um pano com água morna e sabão, use também uma escova de dentes antiga (com a ficha desligada, claro).

Plantas de casa

Não sabemos se a sua app para cuidar de plantas lhe disse isto, mas estes seres maravilhosos, muitas vezes purificadores do ar, também acumulam pó e sujidade. Para além disso, influenciam o nosso mood e bem-estar. Seja gentil e use um pano húmido para o efeito.

Colchão

Manchas, pele morta, ácaros. Precisa de mais razões? A verdade é que de nada lhe serve uma cama feita de lavado – haverá melhor sensação? – se o seu substrato está imundo. Pelo menos duas vezes por ano, esteja atenta. O aspirador pode ser uma solução, mas verifique consoante o tipo de material.

Frigorífico

Por dentro, por fora, em cima e em baixo. É assim que costuma fazer? Claro que isto não é uma tarefa para todas as semanas, mas, de vez em quando, convém. No fundo, é só o local onde guarda a comida pronta a ser ingerida. A noção de higiene e saúde estão de mãos dadas.

Almofadas

Não estamos a falar dos travesseiros onde dorme, esses temos a certeza, que tal como a roupa de cama, são lavados regularmente. Falamos antes das almofadas decorativas que tem na sala, por exemplo, onde tantas vezes encosta a cabeça, mas que podem acumular pele morta e outras sujidades indesejáveis. Veja na etiqueta como higienizá-las.

Radiador

É certo que só se usam, geralmente, em parte do ano, mas ainda assim merecem a sua atenção. Pode não ser muito intuitivo mantê-lo cuidado e impecável, reconhecemos isso. Comece com um espanador.

Micro-ondas

Tal como o frigorífico, este deverá ser outro imperativo na sua rotina de limpeza. É daquelas pessoas cujo micro-ondas está sempre salpicado de molho e com resquícios de esparguete? Ou parece vindo diretamente da loja? Usar uma tampa, ajuda sempre.

Rodapés

Mas quem é que no seu perfeito juízo se vai lembrar dos rodapés? Pode até nem ser uma tarefa doméstica para todas as semanas, nós compreendemos, mas não deixam de acumular pó e cotão, nocivos à sua saúde. Passe um espanador e depois o aspirador.

Exaustor

Atreve-se a passar a mão no seu exaustor? Pois é, esta parte integrante da sua cozinha, que tanta falta lhe faz, também pede por uma atenção especial. Experimente passar um pano com água e sabão. Esteja também atenta à necessidade de mudança de filtro.

Máquina de café

A sua melhor amiga de todas as manhãs… tardes e diretas deve ser cuidada com igual estimação. Se conseguir, desmonte-a e certifique-se de que todas as peças ficam como novas, ou tente, pelo menos. Até o café vai saber melhor.

Carteira

Para finalizar, não se esqueça deste acessório que vai consigo para todo o lado e que guarda cartões de crédito e o dinheiro, que passou pelas mãos de vá, meio mundo? Já agora, desinfete também as chaves de casa.

Mais sobre dicas