© Getty Images
Dicas para que lavar a roupa deixe de ser uma dor de cabeça

Dicas para que lavar a roupa deixe de ser uma dor de cabeça

É principiante no que toca a esta temida tarefa doméstica? Já tem alguma experiência, mas acredita que o saber não ocupa lugar? Fomos descobrir quais os melhores truques para lavar a roupa e partilhamos tudo consigo.

Por Fev. 17. 2020

De todas as tarefas domésticas, esta é, provavelmente, a que reúne menos fãs. Lavar a loiça, aspirar, limpar o pó e meal prep são tarefas que se fazem com uma perna às costas e música (ou um bom podcast) nos ouvidos.

Lavar a roupa é outra conversa. É um universo paralelo que não fazemos questão de visitar e evitamos até termos o cesto da roupa suja a transbordar, ou até darmos por nós a usar o mesmo outfit em dois dias seguidos, porque já não temos nada para vestir (é-lhe familiar?).

No entanto, garantimos que lavar a roupa não tem de ser um bicho de sete cabeças e, apesar de ter a fama de ser extremamente entediante, com alguns truques e muita prática, mais cedo ou mais tarde, a coisa vai lá.

Com a ajuda de Madalena Villalobos, autora dos livros Solucionário e Dicas da Madalena, recheados de dicas práticas de cozinha, bricolage, decoração e limpeza, tentámos simplificar o tão temido momento de tratar da roupa.

Desde como lavar a roupa consoante os materiais, a pequenos truques para evitar a deterioração, este é o guia definitivo para aprender a cuidar da sua roupa da melhor forma possível.

Como lavar a roupa consoante os materiais

Já lhe aconteceu comprar uma camisola linda de morrer, usá-la com vaidade e orgulho duas ou três vezes e, após a primeira lavagem, sentir que a peça perdeu a sua graça?

Se é verdade que há peças que pode atirar para dentro da máquina de lavar, sem grandes preocupações, também é um facto que alguns materiais são mais sensíveis e merecem uma atenção redobrada.

De acordo com Madalena, materiais como o algodão, o poliéster e a  podem ser lavados na máquina a uma temperatura que não exceda os 26ºC.

Alguns materiais, como o dos jeans ou as peças de sarja, pedem uma temperatura mais elevada, entre os 32ºC e os 36ºC. Existem exceções em que deve recorrer à temperatura máxima da máquina: se o seu filho apanhar piolhos, por exemplo, os lençóis devem ser bem lavados em água muito quente.

As peles são outro assunto. A limpeza da pele verdadeira deve ser feita em lavandaria, pois implica, na maioria das vezes, a utilização de químicos. Deve ainda evitar lavar as peles sintéticas em casa, para não correr o risco de que as peças percam a forma.

Em relação a outros materiais, como a caxemira, a seda ou o lurex, não se esqueça de ver SEMPRE as etiquetas e seguir as regras de lavagem, mas em caso de dúvida, opte por água fria ou morna, ou pela lavagem manual.

© Carolina Carvalhal

Dicas de lavagem

Evite misturar a sua roupa íntima ou delicada com os panos da cozinha ou de limpeza. Procure lavá-la separadamente e, de preferência, à mão;

Não se esqueça de separar a roupa escura da roupa clara, para evitar que os tecidos se tinjam (esta é básica, mas muito importante);

Não misture peças de roupa muito sujas com outras;

Utilize apenas a quantidade de detergente recomendada na embalagem. Detergente a mais não simplifica a tarefa, apenas a complica. Se for lavar uma peça à mão, junte ½ chávena de chá de detergente em pó a dois litros de água;

Verifique sempre as etiquetas com as instruções de lavagem no interior das peças de roupa (nunca é demais relembrar);

Recorra apenas a detergentes líquidos, já que estes se diluem na água e deixam menos vestígios na roupa, e procure detergentes indicados para a roupa escura, que ajudem a preservar a cor;

Tenha o hábito de testar o produto de limpeza que vai usar num tecido manchado, na peça de roupa, no sofá ou na carpete em questão, numa parte que não seja visível, para evitar surpresas desagradáveis.