10 dicas para arrumar (e limpar) a casa em 30 minutos (todos os dias!)

10 dicas para arrumar (e limpar) a casa em 30 minutos (todos os dias!)

Limpar a casa em 30 minutos parece-lhe pouco? Se o fizer todos os dias, são 3 horas e meia numa semana. Pelo menos, não vai gastar todo o domingo dedicada à casa… Aceita o desafio?

Por Jan. 16. 2018

Rachel Hoffman, autora de Unf*ck Your Habitat: You’re Better Than Your Mess (UfYH), é, depois de Marie Kondo, a nossa organizadora favorita. Mais ainda porque o seu sistema UfYH ajuda mesmo a tornar a limpeza da casa eficaz e simples. E, mais, adapta-se a qualquer estilo de vida. Originalmente, criou este guia para pessoas que, como ela, não tinham tempo ou pachorra para limpezas profundas.

A regra de Hoffman? 20/10: 20 minutos de trabalho seguidos de uma pausa de 10 minutos. Se necessário, pode aumentar para 45/15. “O sistema UfYH é baseado em 20/10, porque as quebras são importantes. A ideia é evitar maratonas”, aconselha Hoffman no seu site.


 

Artigo relacionado

Como tirar nódoas (e cheiros) difíceis da roupa só com o que tem em casa


E tudo começou por concluir que as nossas habituais maratonas de limpeza são prejudiciais. “Quando é tudo ou nada, ‘tudo’ é ótimo, mas a grande maioria do tempo é ‘nada'”, escreve. E continua: “Não é sustentável. O que é bom de limpar em pequenos períodos de tempo ​​é que podemos fazê-lo todos os dias, sem que atrapalhe a nossa vida. Isso não é possível com maratonas. Mais. As maratonas não constroem hábitos. Muito pelo contrário. Não pode estar à espera que a sujidade se acumule para limpar. Com o sistema UfYH fazer algo é melhor do que não fazer nada, e cada pouco que faz ajuda”.

10 dicas para limpar a casa em 30 minutos – todos os dias!

“Tenho uma lista de coisas que podemos transformar em hábitos que previnem 75% de acumulação. O bónus: a maioria demora um minuto ou menos e nenhum mais do que 5 minutos”, escreve Hoffman.

1. Guarde sempre os sapatos e as roupas ao final do dia. Pendure a roupa e arrume os sapatos na sapateira.

2. Louça. Não a deixe entupir o lava-louças. Lave-a mal termina a refeição. Não acumule.

3. Limpe as superfícies da casa de banho todas as manhãs antes de sair de casa. Quando regressar vai ficar feliz.

4. Guarde tudo. Pode parecer óbvio, mas quantas vezes deixamos a roupa acumular na cadeira do quarto ou os sofás desarrumados com as mantas espalhadas?

5. Quando chega a casa do supermercado, arrume logo as compras antes de fazer outra coisa qualquer.

6. Lave a roupa com intervalos regulares. Uma vez ou mais por semana. Depende da necessidade. O mais importante: não deixe nada por arrumar no cesto da roupa lavada. Só o que não teve tempo para passar. Tudo o resto é imediatamente arrumado.

 

7. Faça a sua cama Esta pequena tarefa vai definir o resto do seu dia.  Hoffman diz que “basta colocar bem as almofadas para dar outro aspeto à cama, dando ao quarto um ar mais limpo”.

8. Não espalhe as coisas – arrume-as no lugar! Basta só mais um minuto do seu tempo para guardar tudo no seu devido lugar. Se tiver sempre esta atitude, irá tornar-se automática sem ter de pensar.

9. Não deixe acumular roupa e louça suja A lavagem da roupa e da louça implica 3 passos: lavar, secar e arrumar. Se deixar tudo por arrumar e, pior, lavar, só acresce a carga de trabalhos pela frente.

10. Use o seu tempo de espera. Enquanto o café está a fazer, a massa coze ou o peixe assa, use este tempo para lavar a louça, passar a ferro, aspirar a casa ou… aplicar uma máscara de beleza. Adiantar tarefas faz a maior das diferenças!

O que achou destas dicas para limpar a casa em 30 minutos? Descubra mais alguns truques.

Mais sobre casa de banho , cozinha , dicas , sala