© Unsplash
Sabe qual é o seu tipo de cabelo? Siga estes passos e descubra

Sabe qual é o seu tipo de cabelo? Siga estes passos e descubra

Conhecer o nosso cabelo é essencial para conseguir responder às suas necessidades da melhor forma. Hugo Offerman, hairstylist, explica-nos como podemos identificar o nosso tipo de cabelo.

Por Jul. 8. 2021

O cabelo é um fator de grande peso na nossa imagem e tem o poder de elevar ou baixar a nossa autoestima, já que condiciona a forma como nos apresentamos no dia a dia. A cor, o estilo, o volume e a forma do cabelo são exemplos de fatores que nos podem tornar mais atraentes e confiantes.

Mas para ter um cabelo bonito e saudável é preciso conhecê-lo, de forma a responder às suas necessidades. Assim, falámos com Hugo Offerman, hairstylist e proprietário do salão Ferragial, que começa por nos dizer que “existem diferentes tipos de cabelo”, por isso, “saber identificar qual é o nosso, vai revolucionar a maneira como cuidamos dele”, podendo até evitar problemas como queda, seborreia, oleosidade, calvície e caspa.

“Quanto mais e melhor se conhece o nosso cabelo, melhor se percebe quais os produtos a usar, quais é que fazem a diferença e quais é que se devem evitar”, acrescenta o especialista.

Qual o meu tipo de cabelo?

O hairstylist enumera três tipos de cabelo distintos: oleoso; seco; normal.

Como reconhecer o cabelo oleoso

“Regra geral, quem tem pele oleosa também tem cabelo oleoso”, refere. Há alguns sinais a que deve estar atenta:

  • Quando é um cabelo sem vida e sem graça;
  • Independentemente da quantidade de vezes que se lave o cabelo, o cabelo vai ficar com aspeto oleoso no dia seguinte;
  • O excesso de secreção de sebo das glândulas sebáceas resulta na formação de caspa, o que leva à queda de cabelo.

Se tiver cabelo oleoso, opte por um champô detox e purificante para a utilização no dia a dia. Evite usar água muito quente, pois pode acentuar a produção da oleosidade. Produtos à base de extratos de frutas, hortelã, ginseng, canela, erva doce e menta são ideais para acalmar e cuidar este tipo de cabelo.

Como reconhecer o cabelo seco

“Também neste caso, regra geral, quem tem pele seca também tem cabelo seco. O cabelo seco resulta da produção insuficiente de sebo pelas glândulas sebáceas no couro cabeludo.” Neste caso, esteja atenta:

  • Cabelo frisado com aspeto seco. Isto deve-se muitas vezes à exposição excessiva ao sol, a champôs agressivos ou a tratamentos técnicos químicos;
  • Pontas espigadas;
  • Excesso de cabelo partido e queda de cabelo.

Se tiver cabelo seco, invista em bons produtos que o nutram. A lavagem deve ser feita sempre com champôs mais cremosos com ativos que reponham a hidratação e equilibrem a oleosidade.

Como reconhecer o cabelo normal

“É um cabelo com um PH perfeito, é brilhante, saudável e sem queda de cabelo.”

Sem necessidades especiais, o cabelo normal é o mais fácil de cuidar. É apenas necessário lavar três vezes por semana (o suficiente para mantê-lo sempre limpo e saudável), condicionador em todas as lavagens, cremes de tratamento hidratantes uma vez por semana e tratamentos mais profundos a cada 20 dias.

Teste simples para determinar o seu tipo de cabelo

Hugo Offerman sugere um teste simples para apurar que tipo de cabelo tem.

No segundo dia após a lavagem, passe um lenço de papel no couro cabeludo. Se no lenço aparecer uma mancha suave de óleo, significa que o seu cabelo é normal. Se, por outro lado, não surgir mancha nenhuma, significa que o seu cabelo é seco. Se os fios do cabelo estiverem colados, significa que tem cabelo oleoso.

Mais sobre cabelos , especialista