Viagens e lazer

Medo de andar de avião: aprenda a lidar com o pânico da turbulência

Basta um pequeno movimento do avião para entrar em pânico? Tem crises de ansiedade com a turbulência? Então este artigo é para si: temos o truque que vai mudar as suas viagens aéreas.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Medo de andar de avião: aprenda a lidar com o pânico da turbulência Medo de andar de avião: aprenda a lidar com o pânico da turbulência
Escrito por
Jul. 26, 2017

Apesar de ser um dos meios de transporte mais seguros, ao mínimo sinal de turbulência, o avião continua a ser aquele que mais receio gera. E é normal. Estar dentro de uma máquina voadora a milhas de distância da terra é assustador. É esta ideia, e um profundo sentimento de impotência, que assustam. Com a mínima turbulência, vêm os pensamentos maus.  De acordo com um relatório especial da NBC News, mais de 20 milhões de pessoas sofrem de aviofobia, um termo que designa o medo de voar.

Mas o que é a turbulência? É a movimentação do ar a grandes altitudes. Acontece sempre que há alterações na temperatura, na velocidade ou pressão do ar. Os pilotos conseguem muitas vezes prever este acontecimento. Excepto nas que acontecem em zonas de céu limpo.

O truque para lidar com a turbulência

Jeff Rossen e Jovanna Bilington, do Today Show, visitaram o Air Hollywood, uma estrutura que simula um aeroporto. Além de servir para a indústria do cinema, este espaço recria experiências de voo, para ajudar quem sofre de pânico de voar. Foi aqui que o jornalista e a produtora testaram um truque para acalmar quem não consegue lidar com a turbulência.

É muito simples. Se os seus níveis de ansiedade disparam quando a turbulência ocorre, experimente:

Agarre numa caneta e num papel e escreva o seu nome repetidamente e com a mão contrária àquela com que costuma escrever

Billington sofre deste problema. Esta técnica ajudou-a muito durante a simulação. Aquilo que acontece é que, ao escrever com a mão contrária, vai concentrar-se e abstrair-se daquilo que está a acontecer à sua volta. Vai estar focada em conseguir escrever de forma legível e não no medo da turbulência. De acordo com o mesmo relatório da NBC, citado pela Travel and Leisure, se continuar a ter problemas, deve respirar por uma palhinha de modo a não hiperventilar.

Se vai de férias com os miúdos, conheça o testemunho de várias bloggers para que a experiência seja mais fácil.


Costuma sentir-se ansiosa quando há turbulência? Vai experimentar esta técnica?

Últimos