By

Hoje, às 22h00, estreia no canal TV Séries, a nova, e muito aguardada, temporada de Twin Peaks, 25 anos depois do início da série de culto dos anos 90.

Hoje estreia a nova, e muito aguardada, temporada de Twin Peaks, 25 anos depois do início da série, no TV Séries, às 22h00. A série estreou domingo passado nos EUA e o jornal The New York Times escreveu: “Depois de quase três décadas, a imaginação visual de (David) Lynch (realizador) continua inimitável”.

A nova série, agora na versão mini, chega à televisão num ambiente televisivo bastante diferente. Goste-se ou não, o certo é que Twin Peaks foi das séries responsáveis pela transformação da oferta televisiva tal como a conhecemos hoje. E é bem possível que o público que mais consome séries nunca tenha visto Twin Peaks quando passou em Portugal no início dos anos 90.

Criada por David Lynch e Mark Frost, a história que gira em torno do assassinato da jovem Laura Palmer, mudou a forma de se fazer televisão. Veja aqui o trailer da nova série.

“Quem matou Laura Palmer?”

Cada episódio durava uma hora e no dia a seguir à sua exibição não havia quem não comentasse a história, o mistério da trama. E num contexto em que a Internet estava a dar os primeiros passos, o passa palavra era fortíssimo, sendo motivo de conversa pela noite fora.

“Vejo-o daqui a 25 anos”, diz a personagem Laura Palmer (Sheryl Lee) ao agente especial do FBI, Dale Cooper (Kyle MacLachlan) no episódio final da segunda temporada. E foi quase isso que aconteceu – a série está quase a fazer 26 anos.

Hoje à noite, lá estaremos, fixadas no pequeno écrã com uma tarte de cereja e um café (quem não percebeu o porquê da tarte e do café que reveja antes a série Twin Peaks dos anos 90. Veja todos os episódios aqui).

 

 

 

A História Secreta de Twin Peaks

A História Secreta de Twin Peaks, de Mark Frost (Suma de Letras), 20,50€

Esse é o tempo que passou desde a última vez que visitámos uma estranha, pequena e encantadora cidade no Noroeste do Pacífico que cativou fãs em todo o mundo. E uma coisa peculiar aconteceu nesse tempo. O livro contém excertos de diários, blogues, e-mails, correio de voz, texto, Instagram, Facebook e Twitter, assim como os documentos oficiais que esclarecem eventos privados para o registro público; relatórios policiais, relatos de jornais, recibos, prescrições, atas de reuniões, registros hospitalares. O que tudo isto acabará por revelar é que o mistério central de Twin Peaks só foi abordado sucintamente pela série original, e este livro será um companheiro essencial para qualquer pessoa interessada em experimentar toda a viagem, antes ou depois da estreia da nova temporada de Twin Peaks.

Sobre o autor
Mark Frost, autor de sucesso e vencedor do Prémio Guild Award, foi também nomeado para os Emmy pela série de televisão A Balada de Hill Street. Foi co-criador (junto com David Lynch) e produtor executivo da série de culto Twin Peaks.  Mark vive em Los Angeles e Nova Iorque com sua esposa e filho.

 

Hoje às 22h30 não pode perder a série Twin Peaks!

 

Leave a Reply