By

As tendências de maquilhagem para este outono-inverno são o oposto da “makeup no makeup”. A pele está mais polida do que nunca, mas saltam à vista a sombra elétrica, os lábios ameixa e os pigmentos metálicos, que invadiram as passerelles internacionais. Nunca antes a maquilhagem foi tão criativa. 

Apesar dos senhores da metereologia continuarem a prever temperaturas quentes nos próximos dias, o outono já está mais do que instalado.

Na moda, as tendências apontam para um regresso à sofisticação, ao hiperfeminismo, aos tecidos futuristas, a alguma frivolidade e a outras ideias revolucionárias.

A beleza segue o mesmo caminho, com sugestões de tendências de maquilhagem para este outono-inverno arrojadas. Ainda assim, os clássicos mantêm-se, com o batom encarnado e o lápis preto a regressarem em força. Mas não se acomode. Nada parece o que é. Nem mesmo a maquilhagem “no makeup“.

Tendo isto em conta, pedimos a Macedonio Bezerra, international makeup artist da marca alemã de maquilhagem Artdecopara revelar as principais tendências de maquilhagem para este outono-inverno.

As tendências de maquilhagem para este outono-inverno

Pele polida, mais do que perfeita

Nas passerelles internacionais a pele mostrou-se luminosa e o contouring foi posto de lado. “Agora, o que queremos é o strobing, que dá o efeito de pele polida”, frisa Macedonio Bezerra.

tendências de maquilhagem para este outono-inverno

Para o maquilhador, o primeiro produto de maquilhagem a aplicar na pele é o primer: “Faz toda a diferença, especialmente para quem tem os poros dilatados. O primer prepara a pele para a base, alisando-a. Aplica-se em todo o rosto – o Skin Perfecting Make-up Base, de Artdeco, até se pode aplicar no contorno dos olhos para disfarçar as linhas. Depois, aplica-se a base e, só a seguir, o corretor.”

tendências de maquilhagem outono-inverno 2017

O ideal é aplicar a base com um pincel. “Pode aplicar o primer com os dedos, mas a base sempre com o pincel. Vai polir mais a pele, preenchendo-a. Os dedos aquecem a base e alteram a sua cor e textura. E nunca coloque muita base. Ao longo do dia esta vai pesar”, aconselha Macedonio Bezerra.

tendências de maquilhagem outono-inverno 2017

Esta estação, o blush é mais esfumado. “Começa a aplicar-se nas têmporas e segue para as maçãs do rosto. Muito anos 80. E blush em pó. O cremoso é indicado apenas para a pele seca”..

Olhar pop, metálico e gráfico

É nesta zona que a maquilhagem ganha a sua vertente mais criativa da estação. Os olhos transformam-se em “obras de arte”. Inspire-se em Andy Warhol para o mix-and-match de tons, e em Juan Mirò para os padrões e linhas. O melhor de tudo é que não há regras. Apenas temos de ser criativas!

tendências de maquilhagem outono-inverno 2017

Macedonio Bezerra já escolheu as suas tendências preferidas: “Existem diferentes tendências para os olhos. A color pop – usar a sombra colorida como se fosse um carimbo – é a mais marcante.

tendências de maquilhagem outono-inverno 2017

“A tendência heavy metal, com sombras metalizadas em tons encarniçados ou acobreados”, ideal para um look mais noturno.

tendências de maquilhagem outono-inverno 2017

Para o dia a dia, Macedonio Bezerra adora a tendência pretty in pink: “Rosa no olho, nas maçãs no rosto e nos lábios. Mas em diferentes tons – mais laranja, mais rosa, mais ameixa”.

tendências de maquilhagem outono-inverno 2017

As pestanas também não foram esquecidas. “A máscara de pestanas deve ser sempre aplicada. Mesmo se não usar mais nenhum produto. É que faz toda a diferença. Esta estação, o destaque está nas pestanas inferiores, separando-as com a máscara,  ao estilo de Twiggy, nos anos 60”.

tendências de maquilhagem outono-inverno 2017

Quando ao eyeliner, o maquilhador internacional de Artdeco, aconselha a optar pelo lápis e a esquecer o traço de junto às pestanas: está out!”. O que está in é afastar o traço das pestanas e criar uma moldura em baixo e em cima do olho.

Lábios corados e gulosos

“Rosa, ameixa, burgundy, super dark, berry”, diz Macedonio Bezerra. Por outras palavras, imagine que acabou de comer morangos, cerejas e ameixas e tingiu naturalmente os lábios. É esse o resultado. A intensidade das cores é que varia.

tendências de maquilhagem outono-inverno 2017

“Se o batom estiver muito intenso, aconselho a fazer uma pele linda, usar máscara de pestanas – não precisa de eyeliner – e aplicar um batom escuro, ameixa. Fica lindo”.

tendências de maquilhagem outono-inverno 2017

O maquilhador internacional da marca alemã Artdeco avisa: “Se usar um tom mais escuro aplique lápis de lábios na mesma cor do batom. Aplique, para além do contorno, preenchendo todo o lábio para fixar mais o batom e ter mais pigmento”.

tendências de maquilhagem outono-inverno 2017

“Se o batom for mais claro, não vale a pena usar lápis de lábios”, conclui Macedonio Bezerra.

O que achou das tendências de maquilhagem de outono-inverno 2017? Em qual delas é que vai mais apostar?

Fotos: IMAXTREE; M.A.C.

 

Leave a Reply