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A vapor, na panela de pressão, em água ou no microondas, quantos minutos são necessários para os alimentos para ficarem al dente? Descubra o tempo de cozedura ideal para a batata, brócolos ou cenouras com a ajuda da nutricionista Helena Cid.

Cozer é a forma mais simples de confecionar alimentos. E se a massa se quer al dente, com os legumes também devia acontecer o mesmo. No entanto, segundo a nutricionista Helena Cid, autora do livro Todos para a Mesa, em Portugal não existe esse hábito: “Habitualmente, cozemos os vegetais até ficarem moles e não deixamos que fiquem al dente. Só isto leva a que existam perdas nutricionais nos alimentos”.

Qual é o tempo de cozedura ideal? Selecionámos 8 alimentos e, para cada um, indicamos os tempos de cozedura ideais em água, a vapor, na panela de pressão e no microondas, na temperatura mais indicada, que é em lume brando. Mas, antes, tome nota destas dicas práticas para uma cozedura perfeita.

Dicas para uma cozedura perfeita

1. Não descasque ou corte os legumes com antecedência. Oxidam mais rápido e perdem nutrientes.
2. Corte os legumes em pedaços grandes. Nos pedaços mais pequenos existe uma maior superfície em contacto com a água e há maior hipótese de perder nutrientes.
3. Ao cozinhar o alimento da forma tradicional, coloque água até ficarem completamente tapados.
4. Coloque os alimentos só quando a água estiver a ferver (tanto na cozedura tradicional, como ao vapor).
5. Coza os legumes tapados. A tampa ajuda a cozer mais rapidamente e minimiza a evaporação da água.
6. Coloque o sal só no fim. Este aumenta o ponto de ebulição da água e, por isso, esta necessita de ferver a uma temperatura mais alta. Temperaturas mais elevadas favorecem perdas superiores de vitaminas.
7. Guarde o caldo da cozedura para preparar uma sopa ou adicionar a outro prato.

Qual é o tempo de cozedura ideal?

1. Abóbora

Cozer: 5 a 8 minutos
Cozer a vapor: 8 a 10 minutos
Cozer na panela de pressão: 4 a 6 minutos
Cozer no microondas: 2 a 4 minutos

2. Batata

Cozer: 10 a 15 minutos
Cozer a vapor: 18 a 22 minutos
Cozer na panela de pressão: 8 a 10 minutos
Cozer no microondas: 6 a 8 minutos

3. Batata-Doce

Cozer: 15 a 20 minutos
Cozer a vapor: 20 a 25 minutos
Cozer na panela de pressão: 10 a 15 minutos
Cozer no microondas: 10 a 12 minutos

4. Brócolos

Cozer: 4 a 6 minutos;
Cozer a vapor: 8 a 10 minutos
Cozer na panela de pressão: 4 a 6 minutos
Cozer no microondas: 2 a 4 minutos

5. Beterraba

Cozer: 4 a 6 minutos
Cozer a vapor: 8 a 10 minutos
Cozer na panela de pressão: 4 a 6 minutos
Cozer no microondas: 2 a 4 minutos

6. Cenoura

Cozer: 7 a 10 minutos
Cozer a vapor: 8 a 12 minutos
Cozer na panela de pressão: 3 a 5 minutos
Cozer no microondas: 6 a 8 minutos

7. Couve-Flor

Cozer: 8 a 12 minutos
Cozer a vapor: 10 a 12 minutos
Cozer na panela de pressão: 4 a 10 minutos
Cozer no microondas: 6 a 8 minutos

8. Espargos

Cozer: 6 a 8 minutos
Cozer a vapor: 6 a 8 minutos
Cozer na panela de pressão: 2 a 3 minutos
Cozer no microondas: 2 a 3 minutos

Já conhecia os tempos de cozedura ideal para cada alimento? Mantenha as propriedades nutricionais dos alimentos e consuma tudo o que eles têm para lhe dar. E, lembre-se: prefira sempre cozer a vapor!

Foto de destaque: PR Shots/Wilko

 

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