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Saber ler um rótulo de uma embalagem ajuda a fazer escolhas mais saudáveis e… a emagrecer! Aprender a decifrar o que ingere não só a ajuda a ser mais saudável, como pode auxiliar na perda de peso.

Uma dieta não começa apenas no prato, mas logo no momento em que faz as compras – quando lê o rótulo! Segundo um estudo realizado por investigadores de várias universidades (dos EUA, de Espanha e da Noruega) e publicado no jornal Agricultural Economics, ler o rótulo dos produtos alimentares está diretamente ligado à prevenção da obesidade, especialmente em mulheres. E, de acordo a mesma pesquisa, as pessoas que costumam ler os rótulos são mais magras do que as que não se importam com as informações nutricionais do que vão comer.

Mais de 25 mil consumidores participaram neste levantamento, que relaciona a obesidade com a pouca leitura dos rótulos. Segundo os cálculos, quem presta maior atenção às informações nutricionais tem um IMC (Índice de Massa Corporal) 1,49 menor do que quem não se importa com o conteúdo nutricional dos alimentos. E, na prática, os interessados eram, em média, quatro quilos mais magros.

Sabia que…

As mulheres têm mais o hábito de ler os rótulos (74%), enquanto só 58% dos homens o faz. Saiba mais aqui sobre o qual a informação obrigatória que deve constar no rótulo.

As pessoas que costumam ler os rótulos são mais magras do que as que não se importam com as informações nutricionais do que vão comer.

 5 factos que deve ter em atenção ao ler o rótulo

  1. Opte por alimentos com a menor lista de ingredientes possível;
  2. Saiba que os ingredientes estão organizados no rótulo a partir dos que existem em maior quantidade, para o que estão presentes em menor quantidade no alimento. Evite os açúcares e as gorduras saturadas ou trans se constarem no início da lista;
  3. Quanto menos “E” na lista, melhor;
  4. Ao comparar alimentos, tenha em conta a informação nutricional por porção, em vez do valor por 100g, uma vez que o valor por porção é o que representa o que vai ingerir;
  5. Nos alimentos que possuem o “sistema semáforo”, que consiste na existência do rótulo na parte da frente da embalagem com cores que variam entre verde, amarelo e vermelho, opte pelos alimentos com o maior número de nutrientes de cor verde possível. O significado das cores no rótulo do “sistema semáforo” significam o seguinte: verde – baixo teor do nutriente em questão; amarelo – teor médio; vermelho – teor elevado.

Costuma ler os rótulos das embalagens?

 

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