By

Miranda Kalinowski é a responsável global pelo recrutamento de uma das empresas mais cobiçadas no mundo: o Facebook. Revelamos aqui quais são, para Miranda, as principais regras para causar boa impressão numa entrevista de trabalho. Boa sorte! 

A entrevista para um novo emprego é um processo que se repete vária vezes no decorrer da vida profissional. Pode acontecer quando ainda somos estudantes e precisamos de um trabalho de verão. Acontece quando nos formamos e começamos, oficialmente, a trabalhar. E, claro, repete-se já dentro do universo do trabalho, quando procuramos novos desafios, procuramos subir na carreira e atingir determinados objetivos.

Esta é uma verdade absoluta: a entrevista é a porta de entrada para qualquer empresa – seja esta mais descontraída ou formal. Se, por um lado, é a forma de o candidato conhecer melhor o local para onde se candidata, por outro, é a via pela qual a empresa o avalia e decide se quer que este faça parte da sua estrutura. Segunda verdade absoluta: quantas mais vezes passamos por esta experiência, mais aprendemos e mais ágeis, rápidos e bons nos tornamos a lidar com este tipo de pressão.

Miranda Kalinowski é a responsável global dos recursos humanos no Facebook. Ao Business Insider deixa seis regras essenciais para causar boa impressão numa entrevista de trabalho.

Como causar boa impressão numa entrevista de trabalho

1.Conhecer a filosofia da empresa

Antes de qualquer entrevista, é fundamental fazer o trabalho de casa. Ou seja, estudar a empresa e a sua filosofia, de forma a ir ao encontro daquilo que os recrutadores procuram. Como diz Miranda, é preciso haver uma “ligação” entre o entrevistado e a empresa que poderá vir a contratá-lo. No caso do Facebook, explica, procuram sempre “pessoas que olhem além do status quo“, que sejam “criativas e que estejam continuamente a melhorar a forma como trabalham e os produtos que desenvolvem”.

2. Não seja demasiado vago – vá ao detalhe

Ser vago não é bom e não funciona: “O entrevistador vai querer aprofundar os detalhes das situações e ouvir o que o candidato fez, disse e pensou em determinados momentos, de forma a conhecerem realmente a pessoa e saberem como é que lida na resolução de problemas”, explica Kalinowski. O Business Insider deixa uma dica para se preparar para a entrevista: escolha exemplos concretos da sua experiência e treine aquilo que quer dizer em contexto profissional, de forma a incluir aspetos que aumentem a credibilidade e que possam, de alguma forma, impressionar, positivamente, o entrevistador.

3. Mostre confiança

Excesso de confiança não é positivo, mas falta da mesma também não o é. Durante uma entrevista, não se mostre demasiado à vontade, mas revele segurança. E, no caso de dar uma resposta que considera fraca, pode até colocar-se a hipótese de pedir para reformulá-la. Foi o que aconteceu com Miranda na entrevista para entrar na empresa do Facebook: “O entrevistador não só me encorajou [a reformular a resposta], como acho que acabou por me dar mais pontos só por ter sido autêntica e ter tido confiança para fazer aquele pedido.”

4. Lembre-se: está a ter uma conversa

Para causar boa impressão numa entrevista de trabalho, lembre-se sempre disto: uma entrevista é uma conversa. Por isso, e apesar de ser necessária preparação, não vá com um discurso decorado e mecânico. Fale, oiça o entrevistador e responda às suas questões. Converse!

5. Revele entusiasmo

Todas as empresas querem contratar alguém que, além de ter conhecimentos técnicos, mostre vontade de se juntar à equipa e entusiasmo na possibilidade de vir a trabalhar naquela empresa. O entrevistador deve sentir isto. Por isso, não tenha vergonha e mostre o quanto quer trabalhar no sítio para onde se candidata.

6. Faça o trabalho de casa

Faça uma pesquisa grande. E nunca salte esta etapa. Além da filosofia da empresa (que abordámos no primeiro ponto deste artigo), investigue a forma como decorre o próprio processo de recrutamento da empresa. Vai estar mais preparado para aquilo que poderá enfrentar.

Saiba ainda que perguntas é que deverá fazer sempre que for a uma entrevista de emprego.

 

Leave a Reply